segunda-feira, fevereiro 21, 2011

O tempo passa, o tempo voa...


Bem, amigos do Antigas Ternuras. Admito que estava decidido a fechar esta quitanda, já tinha até escrito o post derradeiro. Ia cerrar as portas por estar envolvido em muitos projetos, e já não tinha prazer e disposição para dizer nada por aqui. Queria outros desafios, outras motivações.
Mas o tempo passou, refleti com mais vagar e decidi não fechar de vez. Entretanto, só virei aqui escrever algo quando me der na telha, estiver com tempo disponível, e tiver algo minimamente interessante para dizer. Daqui por diante, não haverá periodicidade.
*

Isto posto, vamos ao que interessa. Ao novo post.
Eu troquei de celular noutro dia e fiquei admirado com as coisas que ele pode fazer. Tem TV, rádio, cinema, internet, toca música... E até serve para ser usado como telefone, vejam vocês! Não me canso de me espantar com a modernidade.
*

Para quem tem 11, 12 anos, não acha nada de mais nestes tempos. Acontece que vivi a maior parte de minha vida no século passado. Não tinha telefone em casa e, como já contei aqui, em caso de precisão, se quisesse falar com alguém, tinha que pegar ônibus para ir na Telefônica (Companhia Telefônica Brasileira, os mais veteranos devem estar lembrados...) ou ir na farmácia do Seu Henrique, que era bem mais perto. Na CTB, íamos até um balcão, dávamos o número desejado e esperávamos aquela vozinha fanhosa dizer: “Marco... Cabine 3...”. Depois de falar – sempre brevemente – passávamos no caixa para pagar pelos minutos usados.
*

Era o tempo do telefone preto, da televisão com seletor de canais e bombril na antena, do rádio de válvulas, da máquina de escrever, da vitrola, do disco de vinil, do gravador cassete, da câmera fotográfica com filme...
*
Fiquei me perguntando o que uma criança de hoje em dia diria se visse um daqueles aparelhos do meu tempo. Como que para responder à minha dúvida, recebi de uma amiga um vídeo exatamente sobre isso.
Dê só uma olhadinha:

*

Estamos cercados de tecnologia jamais pensada por nosotros, com mais de...arram... trinta anos... Reveja um seriado ou filme de ficção-científica dos anos 50, 60 e perceba se não estou certo. Dentro de nossa tão curta existência, a humanidade avançou, em termos tecnológicos, muitíssimo mais que em centenas de anos no passado distante.
*

Vamos fazer o contrário do filmete do you tube. Imagina alguém que entrou em coma em 1990 e só voltou a si agora, 20 anos depois. Já pensou no choque que ele iria levar? E se eu mostrasse a essa hipotética pessoa o celular que acabei de comprar? Primeiramente, eu teria que explicar para esse alguém o que é aquela engenhoca, visto que a telefonia móvel celular só apareceu por aqui exatamente no ano em que ele apagou. Depois, mostrar para ele computador portátil, internet, TV LCD, iPod, iPhone, iPad... Já pensou como seria difícil para qualquer pessoa explicar para o cara o que é um pen drive? E mais: dizer que dentro daquele brinquedinho cabem milhares de músicas, vários filmes, livros inteiros...
*

Nesse capítulo, armazenagem de informação, os tempos atuais são de tirar o fôlego mesmo! Dois pesquisadores da Universidade da Califórnia (Hilbert e López), estimaram o volume de informação em todo o mundo em 295 trilhões de megabytes, algo assim como uma pilha de CD-ROM daqui até a Lua: 404 bilhões de disquinhos. É mole ou quer mais?
*

No Século XV, Johannes Gutemberg criou os tipos móveis, acabando com a vida dura dos monges que se divertiam passando a limpo, à mão, pergaminhos e documentos com todas as informações da época. Com os livros impressos, pelos séculos seguintes, era possível acondicionar o conhecimento numa enorme biblioteca, por exemplo. E hoje já tem gente piscando os olhinhos brilhantes para tablets, que daqui a pouco, vão caber toda aquela biblioteca da frase anterior. Tudo isso nas nossas mãos.
*
Pois é, queridos leitores... O tempo passa, o tempo voa, como dizia naquele antigo comercial da caderneta Bamerindus... Quando jovenzinho, eu fazia um jornal datilografado, que meus amigos da sala de aula do ginásio liam. Hoje, escrevo numa ferramenta chamada blog e sou lido por gente de vários lugares do Brasil e até nos países representados pelas bandeirinhas aí ao lado, no Live Traffic Feed...
Você já pensou nisso? Na minha cabeça jurássica isso é uma piração...
M.S.
***********************************************
Na TV Antigas Ternuras, você vê o vídeo “Il était une fois... les technologies du passe” (Era uma vez... as tecnologias do passado).

17 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Caro Marco,
Primeiro, sobre o seu comentário de hoje no finado Luzes da Cidade. Como já disse à Jacinta, do Florescer, a cada vez que alguém vai ao meu blogue lamentar que o tenha extinguido, sinto uma pontinha de arrependimento, mas que passa logo. Na verdade, amigo, a minha decisão foi amadurecendo ao longo de meses, até chegar a ocasião propícia de tomá-la. E que bom "ouvir" de pessoas, como você, esses lamentos. Você não sabe como me sinto feliz em saber que o meu blogue era deveras apreciado por tanta gente de talento e sensibilidade. Que bom. Segundo, bom você ter reconsiderado a decisão de encerrar o Antigas Ternuras. E acho que agiu bem em atualizá-lo só quando estiver a fim de fazê-lo. Por último, pois é a tecnologia. Nem imagino como estará a vida daqui a 20 anos. Pena que, com todo esse progresso tecnológico, ainda existam milhões de pessoas vivendo em condições miseráveis, passando até fome. É isso. Um grande abraço.

J.F. disse...

Marcão, meu amigo!
Que bom vê-lo por aqui, novamente. Que é isso de fechar a quitanda? Não pode! Seu blogue é referência! Fique, então, desse jeito: escrever quando der na telha.
Marco, eu guardei meu primeiro celular. É do tamanho de um tijolo e não tinha muita frescura, não. Só servia para duas coisas: ligação telefônica e agredir inimigos. Depois desse tive vários. O último não é cheio de nove horas mas tem uma porção de coisas que até hoje não aprendi a manipular. Por exemplo: não sei tirar fotos, não sei acessar a caixa de mensagens faladas... Bom, na verdade, eu não sei nem marcar a hora de despertar num desses despertadores atuais. Eu tive, certa vez, um rádio relógio que eu nunca soube como funcionava. Mas, tinha uma empregada, em casa, evangélica, que quando ia arrumar o quarto ficava ouvindo as programações da religião dela e desregulava todo o aparelho. Rapaz! Você não imagina como era agradável acordar de madrugada com aquele berro pelo meio do ouvido: "IRMÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOSSSS!!!".
Minha filha colocou um LP para minha neta ouvir. O comentário: "Que bárbaro! Esse CD toca dos dois lados!"
Marcão, esse negócio de já ter passado dos trinta é um tanto quanto nostálgico, né não?
Abração e obrigado pela visita.

Paulo Rideaki disse...

Marcão muito provavelmente você não faz nem idéia que eu te sigo já faz um bom tempinho!
Mas se você fechar, este manancial da cultura humana, sairei nas ruas e farei uma grande passeata, uma grande movimentação popular !
E julgaremos você por nos privar da tua imensa sabedoria, e forma maravilhosa de expressão!
Você não tem este direito, por favor alimente nos para que um dia possamos radiar a luz da sabedoria, como tens feito há um bom tempo!
Te admiro!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dona Sra. Urtigão disse...

Que bom que vc não desistiu de todo. Este canto aqui é especial.
( eu tenho pràticamente duasvezestrinta)

Claudinha ੴ disse...

Não resisto: O tempo passa, o tempo voa... E a poupança Bamerindos continua numa boa... tã tã tã tãããã
Poupança Bamerindus!

Ah Marco! Nem me fale em parar! Senti tanta falta daqui! E estou apoiando a ideia do seu leitor Paulo, vou junto na passeata!
Bem, os avanços tecnológicos nos assombram. Meus filhos ficaram boquiabertos com o fantástico papel carbono e minha caçula descobriu meus discos de vinil e os coloca para tocar em meu aparelho antigo. São meus discos de rock dos anos 70/80 e ela acha totalmente cult ouvir LPs. Sabe, eu tenho a história do vídeogame aqui em casa. Desde o telejogo, Odyssey, Atari, nintendo etc até os do pc que só meu filho joga, ´pilota aviões e luta em guerras sangrentas. Todos funcionando! E no entando nem se espantam com mega ultra super celulares ou recursos do pc!
Eu mesma tenho minha máquina de escrever que era moderna e comprei uma ultra moderna máquina elétrica. Está novinha , guardada no armário... Se tenho pc e impressora, pra que ela serviria???
Ah, este progresso que nos assusta!
Um beijo grande e estou feliz com sua volta!

MARCOS DHOTTA disse...

Caríssimo Marco... Mesmo que periodicamente atualizado - o Antigas Ternuras - se revigorará sempre em nossos corações. Basta apenas, que de vez em quando, você dê o ar de sua graça (assim como fizestes hoje)e nos sentiremos contemplados. Um abraço amigo.

Dilberto L. Rosa disse...

Salve, primão! Feliz em saber que consideraste um "retorno" às telas virtuais (mas uma pena saber que não haverá periodicidade... Faz como eu: tira férias prolongadas e volta cheio de gás, quando houver mais tempo!)!

Ótima postagem de retorno! Realmente, as crianças de hoje são tais quais a peça-canção do Vinícius, "Pobre menina rica"... Comentava com minha esposa noutro dia sobre isso, tal qual na idéia do vídeo que mostraste: eles não têm noção, seria preciso que os pais mantivessem algumas coisas em casa (eu mantenho tudo; só não tenho mais uma máquina de escrever...) ou que se criassem, urgentemente, museus da "história tecnológica recente"...

Sobre teu comentário nos Morcegos: um absurdo! Nem falo de o Ronaldo considerar-se "Ou o segundo ou o terceiro melhor atacante" (e Zico? E Romário? E...), mas das tais bolinhas: essa CBF é um assombro (diz e desdiz com mais facilidade que o Sarney!)!

Abração cruzmaltino pra ti (vamos sair dessa fase, você vai ver... A gente ainda se cruza...)!

Chellot disse...

Confesso que seu post tirou-me um sorriso nostálgico do rosto. Mas de toda essa modernidade ainda não inventaram o mais útil: teletransporte.

Interessante o que suas postagens são capazes de fazer:leitores que se expressam com a alma. É só ler alguns dos comentários acima.

Também não tenho tido tempo de atualizar o blog como antes, mas sempre que posso venho ler-te. Sempre tem alguma coisa interessante que nos faz refletir.

Beijos doces.

DO disse...

É uma santa piração,Marco,rsss. Felizmente vc voltou atra´s e não terminou com o blog. Este seu espaço é imperdível e seria uma grande perda,se vc o encerrasse.
Já faz algum tempo eu entrei em stand bye no meu blog,mas foi a forma que encontrei ao invés de deletá-lo.Não sei se é o correto,mas é meio angustiante ,de repente,a gente se desfazer de anos de posts,rss
abração!

Julio Cesar Corrêa disse...

Não sou Martin Luther King, mas EU TIVE UM SONHO. Na minha ingenuidade, eu sonhei que a evolução tecnológica fosse fazer as pessoas melhores. Eu esperava, que com mais tempo livre, a vida mais facilitada, o ser humano ficaria mais...humano. Mas isso não está acontecendo.
Fazer o quê?
abração

Luma Rosa disse...

Pois é, já estão considerando o "PC" quinquilharia!! Interessante ver essas crianças manuseando coisas antigas e procurando correlação com o que existe atualmente. #euri com o menino colocando o disquete a frente do olho como se fosse uma camera e a menina fazendo o disco rodar como uma roda. No final, chegamos ao princípio de tudo! A sociedade já apresenta saturação de valores em consequência do consumismo exacerbado.
Bom que tenha reconsiderado a sua decisão! Não pode sair assim da blogosfera - se fosse um blogue qualquer, vá lá - mas tem sustância e nós gostamos de você, de te ler, de conviver!! Foge não!!
Beijus,

Lena Gomes disse...

Olá, Doce Marco, saudações... Olha, não sabia q vc tinha pensado em fechar a quitanda. Mas estou aqui pra me juntar ao pessoal da passeata, se vc fizer isso. Não sou assídua, mas sempre venho dar uma olhada, embora às vezes não dê tempo de comentar. Portanto, faça o q escreveu, mesmo, venha quando puder, quando quiser, sem obrigações. É o q eu faço. Adorei o post, falando da evolução da tecnologia... às vezes penso sobre tudo isso, tb. Ainda tenho um monte de fitas K-7, e fitas de vídeo, q estou tentando passar pra DVD. O chato é q a qualidade está caindo muito, mas pelo menos estou resgatando algumas coisas.
Um beijo grande e obrigada pela visita. Comentei seus comentários, lá no Penedo, ok? Até depois de domingo... e q vença o meu time! rsrsrsrs...

Márcia(clarinha) disse...

amigopratodavida, ailoviu!! saudade desse tamanho... onde andam nossos celulares que não nos ligam?? :(
beijos carinhosos

Giovanna Batini disse...

Querido, vou te contar uma coisa em segredo, só pra não me denunciar, quando fui trabalhar no extinto Banco Nacional, havia uma coisa lá chamada CENA, Correio eletronico Nacional, quando o vi e me mostraram o que ele fazia, foi assim: - Olha, vc coloca o nome dos diretores aqui, tá vendo? Ele completa com o endereço do correio, ( eu disse, ah vá!?)depois vc põe o assunto aqui... tá vendo? Aí vc põe a mensagem aqui neste campo, ok?... então , daí você clica aqui em enviar ( detalhe, não era Windows, era outro sistema, acho que ms dos),Então eu perguntei: - Aí a gente imprime e manda pelo malote? - A pessoa me disse, não eles já receberam por lá!- Minha reação: - Ah vá!??? Você tá brincando comigo, não tá ???...rssrsrss

Sueli disse...

Olá, Marco
Vc não vai se lembrar, mas eu nunca esqueci a primeira vez em que acessei este blog. Enviei-lhe uma mensagem dizendo que havia, sim, "vida inteligente na net".
Disse-lhe também não ser mais nenhuma jovenzinha (ai,ai...) mas que adoro um bom papo com gente que possa ensinar algo. Vc está entre essas pessoas. Como, "fechar a quitanda"? Nem pensar, tá?¨Tudo bem... escreva quando quiser, quando puder, mas ESCREVA.
Tô sempre passando por aqui. Por favor, não bata a porta na minha cara que eu choro.
Beijo e sucesso em tudo que fizer.
Luise

Lista Telefonica disse...

www.sualista.com.br

Anônimo disse...

Você e um chato quem te conhece que te compre. Escreve coisas tão belas e fofas mas não eh nem de longe uma pessoa assim. A internet engana o poder de usar máscaras virtuais.