terça-feira, agosto 04, 2009

Poucas e boas


Como ando um tanto enrolado com meus afazeres (para variar...), a postagem da semana vai ser na base de um bom picadinho. Está servido?
*
Fantasias
Você tem alguma fantasia secreta?

Não falo de fantasias sexuais banais como transar descendo num elevador, vestido de Bob Esponja, de cabeça para baixo numa cadeira de balanço, rodeado por quatro anões albinos nus besuntados de iogurte de ameixa, usando como instrumentos eróticos uma batedeira de bolo, uma lata de banha e três porquinhos da Índia, tudo ao som de “Ilarilariê”, cantado pela Xuxa.

Não, eu falo de coisas muito difíceis de acontecerem, como ser convidado pelo sheik dono deste barquinho da foto para dar uma voltinha, ou se hospedar no Palácio de Buckingham, ou convencer o Sarney a distribuir sua fortuna entre os pobres do Maranhão, ou ainda ver o Botafogo campeão mundial de futebol. Enfim, qual seria a sua fantasia pra valer, mesmo?
A minha, revelo agora: Receber um convite para excursionar com alguma peça que eu esteja encenando e em plena viagem ser sorteado para receber um passe perpétuo de uma companhia de aviação para viajar para onde quiser e quando quiser.
Por que eu estou falando nisso? É porque ando com uma vontade enorme de botar o pé no jato e cair no mundo... Preciso mesmo de umas férias.
*
Presente de amigo
A Graça Lacerda, do Os Botões de Madrepérola, e seu esposo são assíduos leitores desta antiga cristaleira de velhas emoções, como costumo apelidar meu modesto blog. E para expressar essa preferência, a Graça me mimoseou com este acróstico muito carinhoso. Vai para a minha galeria de prêmios, amiga! Muito agradeço por sua atenção e generosidade. Em algum lugar no futuro vou relembrar estes caros presentes como minhas eternas ternuras.

*
Atchim!
Tirando as bandalheiras do Senado, só se fala nesta tal Influenza A, também chamada de H1N1, ou no popular “gripe suína”. Será que ela vai recrudescer? Será que vai se extinguir no fim do verão? É uma pandemia apocalíptica? É só uma doença sazonal que mata menos do que a gripe comum? É a nova Gripe Espanhola? Quanto às outras perguntas, não sei, mas com certeza, não é uma nova espanhola. No meu livro “Popularíssimo – O ator Brandão e seu tempo" (esse que aparece ao lado) escrevi sobre a maledetta que baixou no Brasil em setembro de 1918. Vejam um trecho:

“A cidade ficou vazia. Várias residências mantinham cadáveres em casa, aguardando viaturas da Saúde Pública passarem para removê-los. Caminhões e carroças trafegavam abarrotados de corpos. O Rio tinha virado cenário para o Inferno de Dante. No Cemitério de São Francisco, no bairro do Caju, o panorama macabro era ainda pior. Centenas e centenas de cadáveres aguardando sepulturas, muitos seriam enterrados em covas rasas por poucos voluntários e por detentos da penitenciária que eram obrigados a fazer aquele serviço tétrico. Só em uma tarde, mais de 300 corpos chegaram ao Cemitério do Caju. O calor abafado só piorava a situação. (...)
Só em novembro a gripe começou a dar sinais de estar arrefecendo. Em pouco mais de 40 dias, quase 13 mil pessoas tinham deixado de existir somente na capital do País. Desses, segundo dados divulgados no Boletim Mensal de Estatística Demografo-Sanitária da Cidade do Rio de Janeiro, cerca de 9 mil faleceram de gripe apenas no mês de outubro.(...)
De 20 a 25 de outubro foram os dias mais críticos. Pessoas morriam como moscas, até mesmo andando pela rua. De 19 a 21, mais de 1500 pessoas morreram vitimadas pela gripe. Só no dia 22 houve cerca de 1000 mortos em razão da doença.”
Vocês acreditam que isso vai acontecer por aqui?
*
Do Antigas Ternuras para o mundo!

A minha querida amiga Isabela Saes, que por sinal é madrinha deste blog, me convidou para participar de uma antologia de textos de humor com algum de meus trabalhos. Enviei um de meus posts que agradou bastante por aqui, o “Escutando cabelo crescer”. Pois não é que o dito cujo foi selecionado e participará do livro “Humor Vermelho”, ao lado de textos de grandes feras do humor, como Antonio Tabet (do Kibe Loco), Leo Jaime, Fernando Caruso, a própria Isabela e outros? O lançamento do livro será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no dia 1 de setembro, a partir das 19h. É claro que os meus amigos blogueiros que estiverem no Rio estão mais que convidados.
*
Chuááá!
Num país tão carente de heróis como o nosso, surge o “Aquaman brasileiro”: Parabéns ao campeão César Cielo! E para celebrar o grande feito do Cesão, exibo o filme de um outro campeão das piscinas, no caso uma fera do salto ornamental.

M.S.

20 comentários:

DO disse...

Creio que sonhar,todos nós sonhamos,Marco. Ultimamente eu ando sonhando demais em ganhar uma bolada na megasena e realizar o sonho de trabalhar com futebol,revelando jovens jogadores e,com a grana,poder melhorar a vida de muita gente que precisa.

Abração e ,de antemão,agradeço a colaboração do amigo no post do dia 10.

Dora disse...

Marco! Eu tenho vários sonhos, mas nenhum em especial... A vida do dia-a-dia bem intensamente vivida é meu sonho maior!
Li sobre a gripe espanhola e me lembrei que o Presidante Rodrigues Alves, nascido em Guaratinguetá, minha cidade...morreu de gripe espanhola, antes de assumir o segundo mandato, em 1918. Você deve saber disso, não?
Mas, gostei mesmo foi do salto ornamental, aí no vídeo! rs
Parabéns pelo texto escolhido.
Você merece! Merece muito mais!
Abraço apertado!
Dora

dade amorim disse...

Marco, ouvi meu avô falar da gripe espanhola, uma epidemia exterminadora que dizimou milhões de pessoas pelo mundo. Quando ouvi falar da suína, lembrei das histórias que ele contava e tive medo. Mas parece que, felizmente, até aqui essa nova gripe não tem se mostrado tão terrível.

Adorei a "homenagem" ao nosso Cielo.

Beijo pra você, menino.

MARCOS DHOTTA disse...

...Bacana os picadinhos da semana. Principalmente os da FANTASIA. Era tudo que eu precisava para manter um pouco, só um pouquinho mesmo, a realidade bem distante de mim.Estava com saudades de passear por aqui...Porque foi aqui que me espelhei para construir meu espaço blogueiro e que agora estão querendo tirar de mim. Um grande abraço meu caro MARCO.

Theo G. Alves disse...

marco,
parabéns pela publicação do Humor Vermelho.

e vou confessar: fiquei com medo dos anões albinos besuntados...

abraço!!

guiga disse...

Eu tenho muitas fantasias, mas confesso que raramente penso nelas. Sonho, é verdade, mas prefiro continuar com os pés bem assentes na terra. Para me desiludir menos... Acho eu!

Quanto à Gripe... Pois, aqui esperamos para ver a sua repercussão durante o inverno. A partir de Setembro as coisas devem mudar, começa o inverno, as gripes comuns também surgem...
Rezo para que não seja nada de muito grave pois caso em Outubro...loool Ai meu Deus, tinha de ser este ano?!??! Poupa-nos, por favor!

Parabéns pela escolha do texto para o livro "Humor Vermelho". Tu não páras de somar! :D

*.*

Dilberto L. Rosa disse...

Sensacional o vídeo, meu caro primo: a propósito, tem vídeo excelente também nos Morcegos, não perca!

Sonhos sonhos são, já diria o poeta dos olhos de ardósia! Sonho tanta coisa: voar, talvez... Mas a fantasia erótica é mesmo imbatível! Abração!

Francisco Sobreira disse...

É, Marco, a mídia quando pega um determinado assunto, pra largá-lo, o sujeito precisa ter a paciência de não sei quantos Jós. A gripe suína e a questão de Sarney estão competindo em encher o nosso saco. A gripe suína tinha dado uma parada, com a morte de Michael Jackson, que ocupou o noticiário por uns 10 dias, mas voltou com força total. Além de nos torrar a paciência, tem o efeito de causar o pânico em muitas pessoas. Mas mudando: é bom isso de tratar de vários assuntos numa postagem, vez por outra eu tenho feito isso. Por fim , parabéns pela escolha do seu conto. Um abraço e uma boa noite.

Graça Lacerda disse...

Marco,
"Como diria o Esquartejador de Boston", vamos por partes:
1.está delicioso esse seu picadinho!... hummm...(realmente, foram poucas e... ótimas!)
2.sim, todo mundo tem sua fantasia mais que secreta; às vezes não pode,não pretende ou simplesmente não ousa revelar...
3.a propósito, vc está pensando em nos deixar? não faça isso, olha quantos amigos em volta de vc, esperando ansiosamente para te ler...para devorar esses seus picadinhos ou aqueles tenros "filés mignon" que só vc pode nos oferecer!
4.vou torcer para vc receber esse convite,amigo, muito merecido por sinal; afinal de contas a gente enjoa de Sarneys e companhias e se apavora só de pensar na gripe, ao ler sobre o terrível cenário do Rio em 1918 (a situação não é das melhores, realmente!)
5.'Tô encantada de ver o acróstico,não era preciso vê-lo publicado, gentileza extrema da sua parte, que, coincidência ou não, foi meu melhor presente de aniversário.
6. O filme do salto é uma graça!!! maravilhas da arte...
7. Que venha o 1 de setembro, meu amigo, e que venha muito logo! Meus parabéns, vc é realmente uma FERA também, não se esqueça disso! Ria e faça muitos darem muitas risadas, essa é sua missão neste mundo.
Abraços abençoados.

Francisco Sobreira disse...

Marco,
Como já lhe falei uma vez, sou um analfa em computador. Nâo sei o que é Windows Media. O que posso lhe dizer é que vejo e ouço músicas e imagens que você, como outros amigos e amigas, colocam nos seu blogues. Aliás, estou com um novo computador, o qu e tinha já estava dando muito problema, o coitado já estava chegando aos 7 anos. Espero ter "matado" a sua curiosidade. Um abraço e uma boa noite.

guiga disse...

Caro Marco,

Procurei esclarecer a tua dúvida lá no comentário ao meu post.
Espero ter conseguido! lol
Beijos *.*

p.s.- bom fim-de-semana!

Graça Lacerda disse...

Como professora de português que sou, quero muito agradecer a vc, Marco, e à Guiga, por ter me ajudado a incorporar mais uma nova palavra ao meu dicionário:utente.
Gracias...

Edimar Suely disse...

Olá,

Passando para conhecer seu interessante espaço e desejar um lindo final de semana e muita paz em sua vida.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco!

Você me amedrontou com esta descrição de fantasia, anões, Ilariê! Meu Deus, eu tenho pena de quem foi sua professora (hahahaha, você deve ter sido um capeta!). Eu tenho fantasias secretas sim, isso, no plural mesmo.Mas elas são mesmo secretas!Espero que consiga tirar férias logo e concretizar a sua.
Parabéns pelo acróstico, você merece!
Penso que a gripe espanhola teve impacto maior na matança do povo e acho que logo teremos defesas contra este novo vírus, mas ainda é bom tomar todos os cuidados!
Parabéns também pela participação no livro, ao lado de pessoas tão importantes como você.
E sobre o Cielo, que gracinha de menino. Mas eu gostei muito mais do mocinho de espuma desastrado e seus saltos desornamentais.
Um beijo, muitos parabéns!

Moacy Cirne disse...

Boas e poucas,
boas e muitas,
o que vale, aqui,
é o seu texto.
E parabéns pelo
'Humor Vermelho'.

Um abraço.

nina rizzi disse...

é historiador? sendo ou não, sabe bem contar os causos.

inté.

[Manú] disse...

Passando para desejar um bom fim de semana.Adorei o post e parabens pela publicação!:*

Anônimo disse...

Marco,
picadinho é bão...
meu sonho (um deles...): viajar muito, e de avião, que eu prefiro!
Parabéns pelo acróstico, muito show!
Gripe suína: já postei sobre isso, tô bancando um ar blasé, mas eu tô com meeeda!
Adorei o video, simples e expressivo.
E sabe do que mais?
Você tá muito do metido mesmo (no melhor sentido)!!! A partir de 01/set você será uma pessoa plenamente antológica, uau!
Parabéns, eu tô sissi! Si sintindo o máximo de ver meu amigo participando do "Humor Vermelho", chique núrtimo!
bjão!

Luma Rosa disse...

hahahaha isto não são fantasias, são pesadelos!! Marco, não sei se é sintomático, mas a única coisa que quero é manter a minha paz. Se for em uma ilha paradisíaca do pacífico, melhor ainda, mas sem elevadores ou anõezinhos dando boas vindas!
Parabéns pelo acróstico e pela participação no livro! Que seja mais um sucesso!
Que cute esse video, muito doce! Sobre a gripe, veremos no próximo inverno a verdade sobre ela!! Bom fim de semana! Beijus

Julio Cesar Corrêa disse...

Vamos por partes: acho que o que vc tem é um sonho. E sonho são para serem realizados. Com o seu talento, não acho que seja nada impossível.
O meu sonho é escrever uma série policial para a tv, aos moldes de Lei & Ordem. Nada simplezinho.
Parabéns pelo livro e estarei lá para pegar o meu autógrafo.
Ótima semana pra ti
abração