quarta-feira, outubro 08, 2008

Nossos comerciais, por favor - Parte 2


No capítulo anterior, falei das propagandas que vi em bondes e trens, na minha infância. Prometi falar dos comerciais que assisti na TV, no tempo das antigas ternuras.
E melhor do que falar sobre eles, eu resolvi mostrar alguns. Curiosamente, a gente não dava bola para comerciais na TV. Quando entravam as “mensagens do patrocinador, era o momento para a gente beber água, tirar uma água do joelho, pegar alguma coisa para comer na geladeira... Aliás, como ainda fazemos hoje em dia, não é mesmo? A gente só dá valor a este tipo de coisa quando vira passado, quando vira antiga ternura...
*
(vídeo com 65 segundos)

Mas vamos ao primeiro deles. Esse dos fósforos Fiat Lux.
Feito numa época em que não existia computador, ele é impressionante! Lembro que quando o assisti, fiquei cheio de idéias para brincar com caixas de fósforo. Saí catando todas que pude encontrar para com elas construir brinquedos. No colégio, na aula de trabalhos manuais, aprendi a fazer um monte de coisas com as caixinhas...
*
(vídeo com 50 segundos)

Quem lembra desse, do Extrato de Tomate Elefante, com a Mônica ainda em desenho jurássico?
A musiquinha ficou no ouvido da gente por séculos. E lembro também que fizeram um desenho em que a Mônica puxava o elefante não necessariamente pela tromba... Isso nos tempos pré-internet!! O desenho correu chão...
*
(vídeo com 15 segundos)

E desse, quem lembra? Eu gosto tanto deste jingle que vou incluí-lo no roteiro de meu espetáculo sobre a história do Rádio. Ele passava na TV, mas a gente também podia ouvi-lo pelo Rádio. Acho que nem existe mais este produto. Hoje em dia só vejo Kleenex e outros produtos correlatos. Mas na época, só falava no Yes.
*
(vídeo com 32 segundos)

Ao longo de minha existência como telespectador, já vi muitos comerciais da Coca-Cola. Mas deste eu me lembro bem, porque vivia catando chapinhas para ver as piadas e tomava refrigerante em doses industriais para levantar a cortiça (sim, naquela época por dentro das chapinhas havia cortiça e não plástico!) e ver se eu tinha ganho algum prêmio. Não ganhei e nem conheci ninguém que tivesse ganho. Alguém aí já ganhou?
*
(vídeo com 37 segundos)

E para fechar, lembram deste comercial dos picolés Kibon? E lembram dos aqualoucos? Nossa, teve época que estes palhaços faziam um baita sucesso.
*
Sei que muita gente vai lembrar dos comerciais do cobertor Parahyba, das Casas Pernambucanas, dos jeans US Top, da Pepsi e aquele jingle fantástico... Quem me lê há mais tempo já me viu falar deles por aqui. São momentos que a gente lembra com saudades.
E aí? Qual o seu comercial de TV favorito? Mas tem que ser um do tempo do Onça!
M.S.
***********************************************
Na TV Antigas Ternuras, você vê alguns comerciais do tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça. E o cachorro não fugia!

22 comentários:

Lulu on the sky disse...

Senti falta da propaganda do Café Seleto.
Big Beijos

Moacy Cirne disse...

Um verdadeiro Museu de Preciosidades... Parabéns pelas escolhas. Em tempo: Tenho visto uma média de um filme por dia no Festival. No próximo sábado farei o balanço do que vi. Um abraço.

Anônimo disse...

Marco. Eu adorava o comercial dos cobertores Parayba, que vc mencionou...Ah! Acho que era essa a musiquinha: "já é hora de dormir/não espere mamãe mandar/um bom sono prá você/e um alegre despertar. Uma delícia esse! E um comercial de Natal, em que um menininho vem correndo de bicicleta para cantar num coral, porque ele está atrasado. Acho que é de algum Banco! Eu gosto de comerciais com canção gostosa, que fica ressoando no ouvido...rs
Há uma porção de propagandas antigas, na TV, que eu amava! Mas, esqueci!E não sei pesquisar, como você...rs
Gostei das suas!
Beijão!
Dora

Anônimo disse...

Grande MARCO e suas/nossas saudosas lembranças.
Mas confesso que ,destes ai,eu só me lembro da Monica com o elefante. Famosa a propaganda.
Abração!

Anônimo disse...

Amigopratodavida,
olha que gracinha:
http://www.youtube.com/watch?v=XlBI1gyClxo

Eu queria lembrar daquele que a mulher [seria Dª Gumercinda?] corria para uma liquidação, mas só suas perninhas mexiam, eu adorava ver...mas não me lembro:(

Eu também tirava a cortiça procurando prêmios que nunca vi, rss

lindo dia querido
beijos

Anônimo disse...

É triste admitir mas não conheço nem um! looooooool
*.*

Carlos Henrique disse...

Roda, roda,
roda baleiro, atenção!
Quando o baleiro parar ponha a mão.
Pegue a bala mais gostosa do planeta... e por ai vai.

Comercial das balas Kids.

Um Abraço a Todos!

David da Silva disse...

Comerciais com jingles imbatíveis para mim foram: Varig (Urashima Taro), DD-Drin, e o já citado "Depois de um sono bom / A gente levanta, toma aquele banho, escova o dentiiiiinho..." (Café Seleto).

-=|Åñä £ú¢¡ä|=- disse...

Nostalgia é a palavra para todas essas lembranças!
Parabéns pelo blog!

Bjs

Marcos Pontes disse...

Isso, Marcão, faz a gente se sentir velho, faz... Mas que é bom rever essas coisas, lá isso é.

Francisco Sobreira disse...

Marco,
Vendo na primeira foto o Gabby Hayes (não sei se a grafia está correta), me lembrei dos faroestes a que assistia no Cine Canindé, em que ele trabalhava como o "doidinho" do Roy Rogers (acho que era do Roy Rogers). Abraço.

benechaves disse...

Oi, Marco: bom lembrar de todas essas 'antigas ternuras' e que ficaram saudosamente no passado. Eram comerciais inteligentes e que fazem falta hoje em dia e que sobram e assopram apenas as sombras de boas recordações.

Um abraço...

Anônimo disse...

oi querido Marco,saudades de tudo aqui,vim te ver te ler e deixar um carinho e um lindo fim de semana,bjs

Janaina disse...

Desses que você citou, eu só me lembro do Extrato Elefante.
Meu preferido era um do Guaraná Taí, Gostoso como um Beijo. Lembra?
Beijos com gosto de Taí!!

ninguém disse...

Marcodedeus: e o phimatosan, quaando você tossir, phimatosan se a tosse resistir, melhora seu apetite, afastando a bronquite, phimatosan, melhor não tem, é o alívio que lhe convém
phi
ma
to
san

Anônimo disse...

Gostei de rever o comercial dos fosforos Fiat Lux, pois estou trabalhando em uma grande distribuidora em Manaus, somos representante dos fosforos na região. Achei muito legal! E lembrei de um comercial muito legal do chocolate BATOM, que dizia: Compre batom, compre batom, seu filho merece batom... agora a sra vai acordar, mas vai continuar escutando a minha voz... compre batom, compre batom... rsrsrsr Sempre que ele passava na tv eu saia correndo para assistir...

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e sinceramente achei um barato e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: TEMPOS POLÍTICO-MODERNOS.
Sua participação será um grande prazer para nós
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Anônimo disse...

Eu tenho saudades da propaganda da Varig com o Urashima Tarô, de Cremogema e da DDDrin, mas essa última voltou a passar aqui em Sampa.

isabella saes disse...

Nossos comerciais, por favor... Quem falava isso não era o Flávio Cavalcante??? Nossa, quanta nostalgia num post só! Beijos, querido!!

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco!
Puxa quantoa nostalgia! Ah, o Jotalhão, sempre gostei dele, do Horácio e do Penadinho, mas nos comerciais, ele era o "Elefante", era o máximo! Eu ainda peguei a época das tampinhas com cortiça e achei legal lembrar disto, pois eu nem me lmebrava mais. Valeu por nos fazer voltar a ser criança e lembrar daqueles dias em que nossas vidas eram multicoloridas!
Beijo!

Anônimo disse...

Oi Marco,
Estou encantada com seu blog. Descobri essa pérola procurando no Google comerciais do Luíz XV. Tem um que eu amava e não achei ainda em lugar algum. Era o do trem. O cara pegava o trem e a moça ficava na estação. Aí ela saía correndo e ele puxava ela pra dentro do trem.(ou era o contrário? Sei lá)A música era LOVE STORY. Você lembra?
Vi que você em julho de 2006 comentou sobre o comercial da Us TOP e disse que não achou o jigle. Aí vai:
"CBN - Jigles inesquessíveis.
Sexta-feira, 28 de julho de 2006
US Top: liberdade é uma calça velha, azul e desbotada"
Um grande abraço e continue nos alimentando de antigas ternuras.
Deise.

Anônimo disse...

puts!só coercial fera mais tem alguns q são do fundo do bau. quem c lem daquele do chokito, leite condensado caramelizado com flocos crocantes e purai vai....
e aquele da bombril lembra q sempre tinha um artista com a aquele moço careca!!