terça-feira, setembro 19, 2006

Não seria legal?


Nos anos 60 do Século passado, quando os Beatles lançaram o LP “Rubber Soul”, fizeram uma bagunça na cabeça de Brian Wilson, líder dos Beach Boys – banda californiana especializada em surf music até então. Ele chegou a dizer que “o álbum tinha roubado sua alma” (trocadilho com o título do disco, “Alma de Borracha”, em português.
*

Daí, o cara resolveu que daria uma resposta aos Beatles. Fato inusitado, já que praticamente todo o mundo musical da época esperava os quatro de Liverpool fazerem algo para copiarem em seguida.
Brian se trancou numa casa e compôs feito um alucinado. Usou arranjos jamais utilizados por bandas de pop rock, chamou grandes músicos de orquestra para tocarem com ele e fez um álbum primoroso: “Pet Sounds”. Era sua resposta aos Beatles. Só que Paul McCartney e os demais rapazes da banda também ouviram este disco e resolveram fazer algo também marcante. Saiu o “Sargeant Pepper’s Lonely Heart Club Band”. Nem preciso falar mais nada, não é?...
*
O Brian Wilson pirou de vez. Depois do “Sgt. Pepper” ele viu que não dava para competir com os Beatles, por mais talentoso que fosse. E era. E é. Até hoje Paul McCartney anda querendo compor com ele e já disse que “Brian é o cara!”.
*
Veja na TV Antigas Ternuras, um clipe com os Beach Boys cantando "Wouldn't it be nice".

*
O disco “Pet Sounds”, que eu particularmente adoro, é uma de minhas caras ternuras. Ele tem a cara dos anos 60, década em que o mundo mudou, tudo aconteceu com reflexos até nos dias atuais. Eu não vou fazer uma resenha do disco. Nessa seara, O Bruno, da Padoca do Mutante (link aí ao lado), é muito melhor que eu. Mas, hoje, um dia depois de eu inaugurar idade nova, uma das músicas do célebre disco dos Beach Boys não me sai da cabeça: “Wouldn’t it be Nice”. Exatamente como esta frase em inglês, que significa “Não seria legal?”, tem um monte de coisas que eu gostaria que acontecessem. O que vocês acham?

Não seria legal...
...Se a gente pudesse sentar com amigos numa pracinha, à noite, só pra papear, jogar conversa fora, sem medo de ser assaltado?

...Se as pessoas pudessem voltar a colocar cadeiras na calçada para ver as crianças brincado na rua e poderem conversar em paz, sem serem ameaçadas pela atual violência?
...Se tivéssemos políticos interessantes, decentes e competentes para votar para os principais cargos eletivos e ficássemos até em dúvida sobre qual seria o melhor entre tão bons?
...Se todas as crianças tivessem acesso à educação, e ficassem na escola por oito horas por dia, aprendendo, brincando, tendo noções de cidadania, enquanto seus pais e mães (todos os pais e mães) estivessem em um trabalho digno?
...Se montar uma peça de teatro voltasse a ser algo relativamente fácil e barato como o era até os anos 70, e não tivéssemos que precisar de patrocínio, de estar nas mãos de diretores de marketing de empresas, que decidem o que deve e o que não deve ser montado segundo seus critérios?
...Se todos pudessem ter acesso às peças de Teatro, e não só uma minoria que tem dinheiro pra pagar os altos preços dos ingressos?

...Se a gente pudesse ficar juntinho pra sempre com o amor de nossa vida?
...Se os idosos fossem sempre respeitados pelos mais novos?
...Se as crianças fossem melhor assistidas pelos mais velhos?
...Se as pessoas de talento tivessem chances reais de desenvolverem suas aptidões?
...Se todos resolvessem cuidar com carinho do meio ambiente, com a certeza de ser o melhor investimento que poderíamos fazer para o mundo?
...Se todos fizessem a sua parte para que todas estas coisas efetivamente acontecessem?
Não seria legal?
E não seria legal se eu pudesse fazer uma festa de meu aniversário com todos os meus amigos blogueiros?
**************************************************
Se quiserem conhecer o site dos Beach Boys, é só clicar aqui . Essa música que falei está tocando direto lá.
**************************************************
Muito obrigado pelas felicitações dos amigos: Claudinha, Helena, Nina, Samara Angel, Lili, Fugu F., Giulia, Ronie e Paulo. Obrigado, gente! Meu aniversário foi mais feliz ainda por contar com a amizade, o carinho e a lembrança de vocês.

15 comentários:

Roby disse...

Beach Boys!!
Obaaaaaa...temos Cds deles, e agora chamei a Peter se ele sabia me dizer que midi era essa..
E ele começou a cantar feliz da vida... pela casa dizendo: Mas claaaaaaro que conheçooooo!!!
Ora essa, são os Beach Boys!!

*
Markito meu amigo, eu não sabia de seu aniversário, desculpe-me esta falha ok?
FELICIDADES MUITAS A TI!
Desejo-lhe tudo de bom. Que você possa ser feliz sempre e faça os outros felizes tb, pois
não há dádiva maior que a
vida e o amor.
*
Seria tãoooo bom se todos amigos blogueiros estivessem reunidos no dia do seu aniversário!

Abraço carinhoso meu amiguinho!

Jéssica disse...

Adoro aniversariar, o meu é só em dezembro. Parabéns e me desculpa, eu não sabia senão tinha ido e levado os brigadeiros. Ótima tarde pra vc... Beijos*.*

Claudinha ੴ disse...

Marco, ontem passei horas a procurar no youtube sobre os Beach Boys, acabei encontrando muito mais. Aprendi a gostar deles com o meu pai, e me encantei com a história de Brian e toda a violência que sofreu nas mãos do pai. Que bom que ele canalizou isto para a música, mas é verdade que os Beatles deram um banho de água fria no sucesso deles. Barbara Ann marcou minha infância
O Pet Sounds é demais, justamente pelo trato que ele deu às músicas! Eles têm que se encontrar (ele e Paul) antes que a depressão o leve de vez e que a vida os leve para outras estâncias... Quanto aos seus E SE... as, marco, o SE é uma grande incógnita... Mas seria sempre tão bom se pudéssemos fazer retrocedor o gravador da vida e começar sempre de maneira melhor... O que mudaríamos?

Beijos!

Anônimo disse...

Ah, se sesse!, como diz o poeta Zé da Luz... Beijos, querido!

Fernanda disse...

Eu gostaria de ter vivido nos anos 60!!!

Ana Carla disse...

Virginiano querido, fez aniversário e não me contou? Seria MUITO legal uma festona juntando todo mundo!!! E essas ternuras estão ficando muito moderninhas, com TV e tudo, rsrsrs... Vem pra cá, também!!!

Anônimo disse...

Marco,

em primeiro lugar, meus parabéns pelo seu aniversário. Que tuas ternuras se eternizem e que se acumulem ao longo de tua vida. E que os Beach Boys, tão bem lembrados por você (eu já não lembrava deles), continuem inspirando corações como o teu, para que produzam pequenas jóias como essa.
Não seria legal se tudo o que sonhamos se tornasse realidade? Se ainda pudéssemos ter talentos como Brian Wilson em sua competição com os Beatles?
Enfim, você aniversariou e a festa foi esse texto-presente que nós, seus admiradores acabamos ganhando.

Grande abraço.

Anônimo disse...

E coincidentemente ou não , hoje de manhã eu fui ouvindo esta canção no caminho pra escola. Nada como os grandes arranjos vocais do Brian Wilson para dissipar toda a preguiça por uma terça feira.

E não seria legal de minha parte ser homenageado no post e nem ao menos dizer um parabéns a este grande nostálgico , que , como eu ,adora umas musiquetas de bailinho de garagem. A parte boa é que você viveu isso , e eu fico só no sonho. Parabéns Marco!

Abração!

PS:Já que você vive vindo pro ABC , vamos achar um show no SESC e marcar de ir juntos... :D

Anônimo disse...

Não seria só legal não,MARCO.Seria PERFEITO!!
Heheheh,opa,quer dizer que tem aniversario à vista,é??
Vai ter festa??
Engraçado é que,dia destes,eu tbem andei cogitando a idéia de chamar os amigos blogueiros para o meu aniversario...
Abração e otimo dia!!

Lara disse...

Meu querido amigo, não sabia que era seu aniversário!!! Nos conhecemos por acaso nesse "mundão blogueiro de meu Deus" e me apaixonei de cara pela sua escrita e pela sua visão terna das coisas passadas.
Queria lhe desejar, mesmo que de forma tardia, toda a felicidade desse mundo. Que esse novo ano de vida que está aí na sua frente possa logo se tornar mais uma de suas antigas ternuras, bem doces!

Um beijão

Anônimo disse...

Claro que seria legal, Marco!
Já sonhei e imaginei, 'como seria legal' um mundo sem competições mesquinhas e fúteis voltado ao amor sincero e verdadeiro entre os povos. Acho que isso resolveria grande parte das desigualdades neste universo de todos nós.
Utopia? Talvez seja, mas vale a pena sonhar e imaginar, 'que seria mesmo legal'. Por que não?

beijo grandão!

Janaina disse...

Marco, tudo isso seria muito, muito legal. Principalmente passar a vida com o amor da nossa vida, dividir tudo. Eu adoro Beach Boys. E Beatles. E Antigas Ternuras.

Janaina disse...

Desculpa por não ter mandado nenhuma mensagem no seu aniversário. Eu estava totalmente sumida daqui...

Anônimo disse...

Putzzzz, eu corri por essas estradas para dar meu abraço apertado, beijo estalado, desejar as maiores felicidades, descansar no seu ombro amigo e partir para alegria da vida comemorando sua idade nova, eu corri....mas não deu tempo de chegar...:(
Marco meu querido parabéns!!!
Te gosto tanto que bem sabe o quanto...desculpa minha aus~encia na festa estou longe do nosso RJ e quando voltar estarei no teatro e lá abraçarei forte, ok?
lindos dias
beijossssssssssss

Marco disse...

Querida Roby: Ah, você também gostam dos BB? Eles eram ótimos, mesmo!
A data do meu aniversário está impressa no meu perfil, no alto do blog. Muita gente não percebe.
Tudo bem, querida. Obrigado pelas felicitações, mesmo posteriores.

Tudo bem, Jéssica. Valeu a intenção. Obrigadíssimo.

Minha doce Claudinha: Olha que coincidência! Você também gosta dos BB, né? Pelo visto, temos mesmo muita coisa em comum, além do signo zodiacal.
Sobre os Beach Boys, não foram exatamente os Beatles que esfriaram o sucesso deles. Os caras, especialmente o líder, Brian Wilson, emburacaram na viagem pelo mundo das drogas. E piraram.
Também estou aguardando o encontro Brian Paul. Imagina o que vai sair daí...
E não seria legal se pudéssemos voltar as nossas vidas como se volta a tecla Rewind do videocassete? O que eu mudaria? Ah... Uma coisinha, com certeza!

Que bom se sesse, né Lili, mas isso não esse...

Pois é, Fernandinha... Uma grande década aquela...

Obrigado, Claire. Imagino o quanto você gostaria se todos aqueles "não seria legal?" acontecessem...

Ana Carla, querida: você comentou no post passado em meio a trocentas felicitações de aniversário. No alto do meu blog está lá a data... Não percebeu?
Pois é. O Antigas está se utilizando de modernas ternuras...

Grande Zeca! Obrigadaço, amigo, pelas felicitações. Valeu! Beach Boys e suas vocalizações arrepiantes sempre foram antigas ternuras minhas.
Que bom que você gostou do texto!

Nada de coincidência, amigo Bruno! O Jung já explicou essas coisas muito bem.
Muito obrigado pelos votos de aniversário. Embora nossa diferença de idade seja grande, temos gostos parecidos. E eu tenho também uma enorme admiração por seu talento como crítico musical.
Quando eu for ao ABC ver a namorada, se tiver algum show legal no SESC, a gente pode ver juntos na boa. Valeu!

Grande DO: O aniversário FOI no dia 18 de setembro passado. Só teve um bolinho em família. Se rolar a sua festa me chame, tô dentro!

Obrigado, Eduardinha! Também tenho enorme admiração por você, por sua alegria...Aprendo muito com as suas passagens pelas quebradas da noite carioca, como você relata em seus excelentes posts. Você é uma amiga muito especial, nesta comunidade blogueira.

Pois é, querida Nina... Sonhar não paga imposto, né? Não seria legal se acontecxessem os "não seria legal" de que falei?

Obrigado, querida Janaína. Você está certíssima. Passar a vida com nosso grande amor é a grande meta de todos... Temos gostos semelhantes. Não se preocupe com o fato de não ter mandado mensagens de aniversário. O que conta é a sua presença aqui, participando das coisas do AT.

Minha querida ex-vizinha Marcíssima: Sei que você está com o pé na estrada. espero que tudo esteja bem por aí contigo. Obrigado por seu carinho. E te aguardo lá no Teatro, para ver o "Nhoque em Tempos de Crise".

Valeu, moçada! Abraços e beijinhos e carinhos e ternuras sem te fim!