sexta-feira, julho 01, 2005

A pedida é...

“Inconscientes”, filme espanhol, que está no circuito Estação. Muito divertido, muito bem filmado, muito bem representado. É uma comédia de época, passada na Barcelona do início do século 20. Aliás, é incrível ver desfilando na tela os automóveis daquele tempo, todos novinhos, luzidios, como se tivessem saído das fábricas.
Faço duas ressalvas que nada têm a ver com o filme: o crítico de O Globo, Eros Ramos de Almeida, escreveu que “o filme se passa na primeira década do século 20, em 1913”. Pela aritmética básica que D. Hilda, minha primeira professora, me ensinou, “década” são dez anos – de um a dez, de onze a vinte e vai por aí a fora. “1913”, segundo essa matemática elementar, faz parte da SEGUNDA década.
A outra ressalva vai por conta do cartaz do filme. Diz lá que “Em 1913 foi inventado o sutien, as palavras cruzadas, o Titanic afundou...”. Só se foi o “Titanic 2”, porque o famoso naufrágio com o super transatlântico inglês ocorreu em abril de 1912. Está aí o filme do James Cameron que não me deixa mentir.
Apesar destas derrapadas numéricas, o filme é imperdível. Recomendo.
M.S.

Nenhum comentário: