
Lembro que quando era beeem jovenzinho, vi o filme do Stanley Kubrick, “2001 – Uma odisseia no espaço” e fiquei me perguntando como seria este primeiro ano do Século 21. Na série “Perdidos no Espaço”, que eu adorava (aliás, preciso fazer um post sobre este seriado...), a data de lançamento da nave “Júpiter II”, com a Família Robinson, era 16 de outubro de 1997. E eu também ficava intrigado, imaginando se neste futuro previsto já viveríamos um clima de ficção-científica.
*
Pois é.
Nenhuma das duas datas acertaram suas previsões. Ainda não dominamos o espaço sideral. Ir à Lua é possível, mas caro para caramba. Há planos e previsões de colocarmos o Homem em Marte antes de 2030. Mas, não sei não... Temos tantas urgências para resolver aqui na Terra mesmo.

E eis que um e-Mail está circulando pela internet dando conta de que mais uma data simbólica e representativa da ficção científica acaba de vencer:
O dia 6 de julho de 2010.
(E aqui é a deixa para você ouvir a bela melodia que a minha, a sua, a nossa Radio Antigas Ternuras – a Rádio que toca no seu coração – selecionou para ilustrar este post. É só clicar na setinha do you tube)
*
Segundo o tal e-Mail, esta é a data que foi programada no painel do DeLorean prateado do Professor Emmett Brown que levou ao futuro ele e seu jovem amigo, Marty McFly com sua namorada Jennifer.

Isso no filme De volta para o Futuro II.
Arrá! Lembrou, não é?
A trilogia “Back to the Future” foi realmente fantástica! Dela, destaco especialmente o segundo filme, para mim, o melhor. O jogo de passado, presente e futuro foi muitíssimo bem feito pelos roteiristas. Entretenimento dos bons. Quem não viu os três filmes (que foram lançados em 1985 (parte 1), 1989 e 1990 (parte III)), que trate de conseguir o DVD ou baixá-los pela internet. Quem os viu, pode revê-los sem problemas, pois é diversão garantida.
*

E você lembra de como estavam as coisas naquela Hill Valley do futuro? Se compararmos com o nosso presente, o skate antigravitacional, esquece. Atualmente não temos nada sequer parecido. Carros voadores? Como os do filme, esquece também. Garçons holográficos atendendo num café temático, ihhh mas nem pensar mesmo! Mas o anúncio do filme “Tubarão 19” em 3D, bem, quase chegamos lá, não é? Não pela franquia do filme do peixão psicopata assassino, que graças a Deus já acabou. Mas pelo 3D dos dias de hoje que virou febre nos cinemas e televisões. Será que essa foi a única “previsão” que o filme acertou?
*
Na verdade, não sabemos ainda.
Esse tal e-Mail foi uma gracinha de algum gaiato que, sem ter o que fazer no momento, montou essa fotografia. No filme, a data correta é 21 de outubro de 2015. Podem constatar na real imagem do filme, abaixo.

*
Mas será que em 2015 teremos as maravilhas tecnológicas que o filme apresentou? Quem viver, verá, mas acho particularmente difícil. Vai demorar muito para a gente andar em carros voadores, como na obra cinematográfica de Robert Zemecks, magnificamente produzida por Spielberg e sua turma. Com sorte, conseguiremos andar em carros elétricos, que gradativamente deixarão de usar combustíveis poluentes, porque as preocupações com o ambiente vão aumentar com o passar dos anos.

De qualquer forma, pretendo estar vivinho da silva em 2015 para conferir o que a ficção acertou e o que passou longe. Quer dizer, se o mundo não acabar em dezembro de 2012, como previram os maias...
Quanto a viajar ao passado, ah... Isso eu faço sempre! Basta fechar os meus olhinhos sensuais que me revejo menino, com cabelos e negros, sem dor nas costas e nas juntas, e sem os vincos no meu rosto, vendendo alumínio, cobre e garrafa para poder pagar o cinema e sonhar com o futuro que me chegava pela tela.
M.S.
***********************************************
OLHA O HUMOR VERMELHO VOLUME 2 AÍ, GEEEENTEEEE!!!!

Caros amigos, clientes e fornecedores: gostaria de avisar que no próximo dia 4 de agosto de 2010, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, aqui no Rio de Janeiro, será lançada a antologia de textos humorísticos “Humor Vermelho Volume 2”, pela Editora Usina de Letras (preço: R$ 20,00 só!). Eu participei do primeiro volume – cuja primeira edição está esgotada -, com o conto “Escutando cabelo crescer”. Fui selecionado para participar do segundo volume, com o texto de humor escatológico intitulado “Missão: Tirar o charuto do beiço”. Quem o leu disse que se mijou de rir, o que me deixa particularmente feliz. Além de mim, há outros 21 autores, todos muito talentosos, com contos de fazer o Cristo Redentor se dobrar de tanto gargalhar. Entre os meus cinco leitores habituais, os que puderem comparecer na noite de autógrafos, certamente me darão muito orgulho e alegria.
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve “Earth Angel (Will you be mine)”, por Marvin Berry And The Starlighters, do filme “De Volta para o Futuro I”. Da pontinha da orelha, não é?