
Sabe quando a gente acorda com uma música na cabeça? E nem imagina como ela foi parar lá, mas fica cantarolando a canção o dia inteiro?
Pois é.
Aconteceu isso comigo e com esta música que vocês estão ouvindo.
*
Eu já a conheço faz tempo. Quando ela foi lançada pelo seu autor Johnny Nash, há muuuuito tempo atrás, o Alcir, meu obi wan kenobi em termos musicais, me apresentou a ela e eu a gravei naquele meu gravador Sanyo, de que já falei aqui. Ela está até hoje numa das minhas fitas Basf que nem sei se ainda toca. É um reggae, só que na época a gente não sabia o que era reggae.
Prestando atenção na letra, vemos que é uma canção otimista, falando que as coisas ruins acabam passando. Uma canção solar, com arco-íris e tudo o mais. Fez enorme sucesso na época e muita gente não sabe que Bob Marley e The Wailers fizeram o corinho na gravação para o Nash.
*
Eu posso ver claramente agora, a chuva passou
Eu posso ver todos os obstáculos no meu caminho
As nuvens escuras que me impediam de ver se foram
Vai fazer um radiante, radiante
Dia de sol
*

Em nossas vidas, todos temos nossos dias de chuva, com nuvens escuras que nos impedem de ver a saída. Quando meu pai se foi, eu tive meus dias nublados. Eu era um menino que perdera o seu principal amigo, o companheiro, o protetor. Meu pai era muito rígido como educador, mas era o meu pai. Ele queria o meu bem.
E me deixou com meus irmãos para minha mãe levar adiante a nossa criação. Minha mãe está velhinha, sei que vai chegar um dia em que ela também vai me deixar e daí em diante ficarei mesmo por minha conta, embora hoje em dia eu já seja o esteio da minha família. Eles não fazem nada sem me consultar. Mas sem ela, a responsabilidade será bem maior. Terei mesmo dias de chuva. Nem gosto de pensar nesta hipótese. Ninguém gosta de pensar em perder a mãe. Mas sabe que um dia ela vai ficar encantada e passará a olhar por nós lá do outro lado.
*

É duro ficar sem nossos entes queridos...
No ano passado, uma colega nossa blogueira perdeu o irmão. Ela ficou tão triste que deixou de lado o blog, provavelmente nem queria saber de computador. Eu ia semanalmente no blog dela e deixava um comentário com o sentido da música “I can see clearly now”. Durante muito tempo, seu último post só tinha as minhas mensagens. Mais tarde ela ficou um pouco mais conformada, mas não muito. Voltou a postar muito de vez em quando e eu continuo a deixar recados para ela dizendo que em algum momento “vai fazer um radiante, radiante dia de sol”. É o que eu posso fazer. That what friends are for, como diriam os franceses...
*

Recentemente, minha mãe esteve internada, com uma doença grave. Ela ainda não se recuperou totalmente, mas está melhor. E quando ela saiu do hospital com as próprias perninhas dela (eu só tenho um metro e 47cm de mãe...), foi como se eu tivesse vendo um arco-íris depois de uma tempestade.
*
Eu acho que posso fazer isso agora, o sofrimento já se foi
Todas as coisas más desapareceram
Eis o arco-íris que eu pedi em oração
Vai fazer um radiante, radiante
Dia de sol
*
Pois é essa certeza de que todas as coisas passam, que depois de uma noite escura o sol volta a brilhar, que faz a gente tocar a vida para frente. Mesmo que fiquem marcas da tempestade em nosso quintal,
Este post é dedicado a nossa amiga blogueira Tina, do Blue Moon, cuja mãezinha está agora velando por ela lá do plano espiritual. Força, Tina! Você, que tem andado radiante com o nascimento de seu netinho, que veio trazer tanta alegria para você e seu esposo, levante o rosto. E, em breve, você poderá fazer o que diz o refrão da canção:
Olhe em torno, não há nada além de um céu azul
Olhe adiante, nada além de um céu azulM.S.

***********************************************
Eu tinha prometido postar a segunda parte do texto sobre antigos comerciais. Mas bateu a vontade de postar este texto. Na semana que vem, publico o outro.
***********************************************
Nesse final de semana tem eleição. Você já escolheu criteriosamente os seus candidatos? Acredita firmemente que eles poderão te representar e fazer o melhor trabalho possível pela sua cidade? Eu já escolhi os meus e os conheço bem: Gabeira para prefeito (PV – 43) e Eliomar Coelho, vereador (PSOL – 50.000)
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve Johnny Nash cantando a sua canção “I can see clearly now”.