quinta-feira, julho 03, 2008

Eles mordem o travesseiro. E daí?


Bem, amigos do Antigas Ternuras... Dado o sucesso neste blog da seção “A origem de expressões que costumamos usar, mas não sabíamos de onde vinham”, resolvi ousar um pouco mais. Vou contar aqui a gênese de um xingamento muuuuuito ouvido por aí, cuja origem não é exatamente conhecida pela maioria das pessoas. Sei que as moças ficarão rosadas, mas peço a vossa compreensão. Não tenho nenhuma intenção de chocar meus preciosos leitores. Mas em História, não há que se ter pruridos. Além disso, é muito mais interessante saber porque se diz certos palavrões e de onde eles vêm. Eu, pelo menos, penso assim.
*

Bem, tudo isso vem ao caso depois de eu ter acompanhado o recente noticiário sobre preconceito nas Forças Armadas que perseguiram dois rapazes só por serem homossexuais. E que há em andamento no Congresso uma lei que exatamente pune a discriminação sobre quem fez sua opção sexual diferente da maioria. Ora, com mil mariposas, ninguém tem nada com isso se A ou B escolhe alguém do mesmo sexo para um relacionamento amoroso ou sexual. Tenho muitos amigos gays e eles são cidadãos honestos, pagam impostos, não jogam crianças pela janela, não desviam dinheiro público para a Suiça, não enchem a caveira e saem de carro por aí atropelando pessoas, não derrubam árvores na Amazônia, não ordenaram a invasão do Iraque, nem invadem aviões para jogá-los contra edifícios.
*

Eu não sou gay, nunca fui gay e garanto que nunca vou escorregar no quiabo. Todo mundo sabe que eu gosto das fêmeas, sou apaixonado por uma delas, que me faz subir até as estrelas naquela hora do aimeudeus. Mas isso não significa que eu veja como uma coisa espúria a rapaziada que gosta de um bafo no cangote, uma unha beliscando o calcanhar e um peito cabeludo arranhando as costas. Nem que ache o fim do mundo se duas moças resolvem praticar o antigo esporte da briga de aracnídeas. Cada um sabe de si. Se eles me respeitam, eu os respeito (embora não me prive de contar umas piadinhas de bicha, mas isso é uma outra história).
*

Daí que quando eu vejo um bando de imbecis na porta do Congresso pressionando políticos a não votarem lei contra a discriminação de homossexuais, inclusive com um cidadão fantasiado de Bíblia (!!!!), garantindo que o livro sagrado é contra o homossexualismo, ah, eu tenho vontade rir. A Bíblia fala de um amor pra lá de esquisitão entre Davi e Jônatas (vejam no Primeiro Livro de Samuel, Capítulos 18 a 23 e no II Livro de Samuel no Capítulo 1). De qualquer forma, eu pensei em contar aqui a origem da palavra usada pejorativamente para designar homossexuais masculinos. Vamos lá?
*
Porque chamam um gay masculino de veado
*
Confesso que nunca me interessei por pesquisar a origem desta palavra com o significado chulo que tem. Eu encontrei casualmente a sua origem enquanto estava fazendo pesquisas para o meu livro “Popularíssimo – O ator Brandão e seu tempo”. Sei que há outras explicações para o veado como sinônimo pejorativo de homossexual. Mas entre as que tomei conhecimento, uma me pareceu bem plausível. E tem tudo a ver com o Teatro do período que pesquisei.
*

Acontece que os atores da época (final do Século 19, início do 20) tinham, em ampla maioria, o hábito de fumar. As mulheres até mais que os homens. Isso, num tempo em que uma mulher fumar em público era uma transgressão. Mas, como se sabe, a mulher artista e especialmente a atriz de Teatro popular era de fato uma transgressora por exibir-se diante de platéia, por andar pelas ruas altas horas da noite e por ter uma vida amorosa diametralmente oposta ao que se esperava de uma representante do belo sexo (quem quiser saber a origem disso, recomendo que leia o meu livro). Pois as mulheres apreciavam dar suas baforadas e tinham especial predileção por uma determinada marca de cigarros de sabor mais leve. Ele tinha o nome da companhia de fumos que o fabricava: Veado (Grande Manufactora de Fumos e Cigarros Veado - José Francisco Corrêa & Cia – Rua da Assembléia nos 94 a 98 – Rio de Janeiro). Nove entre dez mulheres fumantes preferiam a marca Veado.
*
Os homossexuais masculinos tinham nas atrizes os seus grandes objetos de admiração. Elas eram desinibidas, usavam toilettes vistosas, levavam uma vida que os gays da época adorariam levar. E para imitá-las, passaram a fumar a mesma marca delas. Como o cigarro Veado estava intimamente ligado às fumantes femininas, dar tragadas nesta marca era coisa de “mulherzinha”. Homem que fumava Veado e que tinha trejeitos adamados passou a ser conhecido como “esse é do Veado”, “esse é da turma do Veado”. Não demorou e o nome do bicho passou a designar aquele que pratica “o amor que não ousa dizer o nome”, como assim chamava Oscar Wilde.
*

O que não deixa de ser curioso, visto que em mais de uma cultura o animal veado é símbolo de virilidade (entre os celtas, era o símbolo de masculinidade; quem leu “As Brumas de Avalon” sabe disso). Os próprios veados não são veados, pelo contrário. São pegadores. Disputam na chifrada quem vai traçar mais veadinhas no bando.
*
Bem aí está. Eu divulguei esta explicação em meu livro (na página 205), incluindo um anúncio do cigarros marca Veado pra lá de engraçado. Lá, também faço outros esclarecimentos sobre a vida amorosa e sexual das atrizes.
M.S.
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve Ney Matogrosso cantando "Homem com H".

19 comentários:

Anônimo disse...

Ah! esse mundo e suas curiosidades! rs Abraço grande!

Anônimo disse...

Nunca que eu podia imaginar,MARCO. Muito interessante realmente!!

Grande abraço!!

benechaves disse...

Pois é, Marco, cada um tem sua preferência. E a sua pesquisa é valiosa por esclarecer o nome tão vulgar da homossexualidade.

Um abraço...

Anônimo disse...

Espetacular, adorei saber disso, aliás, li sem piscar seu texto leve e gracioso [opsss, gracioso não pode né? rsss]

Amigopratodavida, você é o máximo [que bela declaração de amor para sua musa]

lindo dia querido
beijos

Mimi disse...

Ternurinha Querido, lamento imensamente não te vindo antes aqui. Pq não pude, obviamente.

E era uma curiosidade minha saber o por quê dos veados!!!
Valeu, tenho muitos amigos gays que vão adorar saber também

(acho que não vou poder visitar a Maravilhosa Cidade tão cedo... puxa...)

beijos e imensas saudades de quem está de olho no post anterior

Lulu on the sky disse...

Bacana seu texto Marco, jamais imaginava o pq que chamavam os gays de veados.
Big Beijos

Moacy Cirne disse...

Um texto ótimo, meu caro, não só pela informação em si, como pela precisão estilística que o forma. Provavelmente, uma de suas melhores postagens. Abraços.

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco! Eu já conhecia este significado da palavra veado, mas só porque eu li seu livro, uai! Rsrs. Estou aqui rindo alto com sua maneira de contar as coisas. Haja vocabulário, meu caro! Ótimo o post! Beijo!

Stella disse...

É, a "tolerante" sociedade brasileira mostra-se como é de verdade nos momentos de criação de leis sobre os grupos discriminados por ela mesma. Espero que não ocorra com esta votação em Brasília o mesmo que aconteceu com a lei sobre as pesquisas de células-tronco...

Bom, mas mudando de assunto e sendo menos séria, gostei demais de saber a origem dessas expressões. O mais engraçado é que elas surgem de assimilações e relações que as pessoas criam entre objetos de consumo e atitudes sociais. Estranho isso porque, ao que parece, o que define a nossa identidade (social, cultural, sexual, religiosa e etc.) seria aquilo que consumimos. E nem vou entrar muito nesse assunto, Marco, porque passei o último semestre inteiro na faculdade estudando sobre relações sociais e vou passar o próximo inteiro trabalhando sobre identidade e diferença. Enfim, entendo perfeitamente tudo o que você disse, concordo, assinando em baixo e espero ainda ter em mãos seu livro para descobrir os segredos dos bastidores do teatro e do radio.

Abração pra ti e boa semana, meu querido!

Jú Carvalho disse...

rs, eu ri bastante com o seu modo de escrever, vc usa uns trocadilhos e analogias muito interessantes, e tem uma leveza para passa o que quer, incrível.
Sobre o assunto... Tô passada! Bem curioso, e informativo !! Muit bom, seu blog!

Anônimo disse...

Ri imenso com este post! loool
Concordo contigo, esses manifestantes fazem-me rir! Neste mundo, a religião é desculpa para tudo!
Boa semana! *.*

Chellot disse...

E ainda tem gente que acha que o Bambi é viado. Gostei da explicação, não conhecia. Também não sou contra, Tenho amigos que se envergonham do que são por temer o que os outros vão pensar ou falar. Sempre digo para meus amigos que na próxima encarnação quero nascer gay, deve ser uma experiência única.

Beijos piratas.

Cláudia disse...

e é uma delícia quando a gente dá uma topada no pé...e falar...veado.

dade amorim disse...

Um post esclarecedor e a história pitoresca dessa denominação dada aos gays. Marco é cultura! Quem leu o Popularíssimo não tem a menor dúvida disso. Mas é também gostoso de ler, o que nem sempre acontece com textos que pretendem ser instrutivos - às vezes até são mesmo - mas chateiam pela seriedade sem concessões.
Beijo pra você!

Lila Rose disse...

Não sabia disso, querido. Muito esclarecedor e divertido, como sempre.

Obs: estou louca para ver o próximo post, vai ter Corinne ao fundo, né?

Bisous!

Anônimo disse...

Oi amigo!

Espero que esteja tudo bem com vc e com a familia.
O assunto da lei que favorece o homossexualismo esta ficando cada dia mais polemico, e eu tambem quero colocar aqui algumas observações.
Assim como voce eu acredito que não deva haver discriminação com os que escolhem ser homosexuais e nem com o estilo de vida que eles levam, bem com qualquer pessoa e com as suas escolhas. A discriminação deve ser vista como crime sim.
Tambem achei comica a maneira como o povo quer convencer o congresso a não votar a lei, usando a Biblia. É mesmo ridiculo.

Mas o que realmente me preocupa é o teor da lei. Tenho um amigo que esta bem apar do que ocorre no Congresso e que esta realmente preocupada com a tal lei. Explico porque:

É lógico que praticamente todos seriam a favor de projetos que penalizassem aqueles que discriminam ou maltratam qualquer pessoa inclusive um homossexual, mas esse não é o caso.

O projeto tem como objetivo penalizar quem pensa diferente e se expressa de acordo com o que pensa, e isso é muito sério, se pensamos em sociedades democráticas e igualitárias. Hoje em dia se faz piadas até do presidente da República, fala-se abertamente a respeito de ideologias políticas, mas posicionar-se a respeito de suas convicções morais e filosóficas poderá ser perigoso se tal lei for aprovada!

São dois os projetos.
O primeiro, que tramita no Senado (PL 122/06), “prevê detenção de um a três anos para quem for condenado por injúria ou intimidação ao expressar um ponto de vista moral, filosófico ou psicológico contrário ao dos homossexuais”.


E você ainda achava que esse tipo de coisa tinha ficado bem longe, no passado, escondido debaixo da poeira da Idade Média?
Tais crimes seriam conhecidos como crimes de mera opinião. E ai onde fica a liberdade de expressão de cada um de nós???

O segundo projeto que tramita na Câmara, o PL 6418/2005, “prevê aumento da pena em um terço para qualquer um que fabrique, distribua ou comercialize quaisquer pontos de vista contra homossexuais, sejam impressos ou verbais. No caso de materiais impressos, a nova lei prevê o confisco e a destruição dos mesmos, o que expõe a Bíblia Sagrada ao risco de ser recolhida e destruída pelas autoridades brasileiras. No caso de transmissões televisivas ou radiofônicas, a lei prevê a suspensão delas.

Pois é, esse mesmo projeto de lei ainda estabelece que quem financia (ou dá ofertas) a publicações ou a pessoas que “transgridam” essa lei, poderá ser condenado a uma pena de dois a cinco anos de prisão!

Aqui vem a preocupação dos cristãos, ao mostrar quando questionado qual a posição biblica sobre homossexualismo poderão estar transgredindo a tal lei.

E só pra lembrar; a Biblia fala sim sobre o relacionamento de amor de Davi e Jonatas como voce mencionou mas de nenhuma forma afirma que o relacionamento deles era homossexual, Davi era cunhado de Jonatas pois era casado com Mical na mesma epoca da amizade dos dois.É bem provavel que o amor expresso por eles era fraternal como o que Jesus nos incentivou a ter para com o nosso proximo.
E ao mesmo tempo a biblia se posiciona claramente contraria ao homossexualismo em Romanos 1:25 a 27
....mudaram o modo natural de suas relações intimas por outro, contrario à natureza semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpezas homens com homens...
E só para reforçar voce sabe qual era o principal pecado dos homens de Sodoma e Gomorra?
Veja em Genesis 19:1 a 11 e Judas 1:7 Observe o verso 5 e note a insistencia em querer os visitantes mesmo diante da oferta de Jó.

Mas voltando ao assunto da lei. Isso, é lógico, contraria totalmente nossa Constituição Federal de 1988, que no seu artigo 5º, inciso VI, afirma: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença." Se aprovados, esses projetos abririam um terrível precedente, que poderia no futuro ser utilizado inclusive contra aqueles que o propõem.
Você já pensou aonde vamos chegar quando alguém for preso apenas por pensar diferente?Ou manisfestar seu pensamento a outros? Voce já pensou como vai ser se por descuido fizer uma piadinha a respeito dos homossexuais????

Bom se a coisa é mesmo desse jeito eu tambem sou contra a tal lei. Afinal o Brasil é ou não é de todos???

Ah! Quanto a origem das expressões, eu particularmente adoro! E essa foi mesmo muito boa.

Abraço

Renata Livramento disse...

Querido Marco, que saudade!!!
Adoro essa sessão das origens das expressões, muito interessante sempre..Pena que eu esqueço rapidinho, hahhahaa

Amigo, estou voltando ao mundo virtual aos poucos após a longa jornada (com sucesso!!!) do mestrado. E a minha nova casa é: http://wishyoucloser.blogspot.com
Aparece por lá!

bjos,

Anônimo disse...

Marco,

mais um belo e divertido texto mostrando que Antigas Ternuras também é cultura!

Abração.

Anônimo disse...

*Ezequias ;)

Não tente distorcer a Verdade de Deus como os Falsos Profetas, Busque a DEUS. Busque a VERDADE.

*A Bíblia fala de um amor pra lá de esquisitão entre Davi e Jônatas (vejam no Primeiro Livro de Samuel, Capítulos 18 a 23 e no II Livro de Samuel no Capítulo 1).

Deus Criou Macho e Fêmea; agora se você vê que JESUS diz: Ame O TEU PRÓXIMO como a Ti mesmo, vai falar que esse amor é de homosexualismo?

Meu amigo, deixa DEUS entrar nesta Vida vazia, onde OS Prazeres são maiores que Ele. Por isso a necessidade de relacionar com alguém do mesmo sexo, Imagina quando DEUS FALA ESTE É MEU FILHO AMADO. Credo, não consigo acreditar que alguém goste de atrasar fezes e dizer que isso é Normal que é de DEUS. Se humilhe amigo, você está enganado, eu AMO meu Irmão e meu amigos tenho primo *Gay, amo ele mais não atitude, e Outra se Davi e Jônatas fosse realmente homossexual a palavra falaria; né verdade?!

Tenha um pouquinho de QI, e lembre-se se você quer defender sua Opinião, aprenda a não usar aquilo que você não conhece, e se conhece; não quis abrir-se para a verdadeira VIDA que é CRISTO. Amém.

(O pior do ser humano, e querer apoiar seus erros em verdades que os condena. 'Não sou religioso, sou Cristão e sirvo um DEUS Vivo; que te ama, mas abomina o seu comportamento. "Homossexualismo")

Qual DEUS diz, E DEUS Criou Macho e Fêmea, ELE queria te dizer:

*Levitico 18:22. Não te deitarás com um homem como se fosse mulher:isso é uma abominação. Olha que esta passagem já estava No Antigo Testamento e DAVI era Homem, entenda O QUE DEUS DIZ amado!

Atos 13:21 Então pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul, filho de Cis, varão da tribo de Benjamim.

Atos 13:22 E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: **Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.**

Atos 13:23 Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel um Salvador, Jesus;

Atos 13:24 havendo João, antes da aparecimento dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.


Achei à DAVI,(...) homem segundo O MEU CORAÇÃO.(...)

- AMIGO, Saia desta Ilusão, veja como as pessoas se Iludi, no caso de tantos que faz cirurgia para retirada do que DEUS lhe deu. (Você é Inteligente, reveja seus conceitos), se você gosta desta Vida não use da verdade do Amor de DEUS pelo homem, para fazer valer seu *Pecado* como verdade SUA. DEUS ABOMINA Isso.

Leia a Bíblia de Forma sincera; e verdadeira.
Não USE passagens que os GLS usam para apoiar a Idéia errada de uma opinião pessoal e errada.

Homossexualismo é abominável , segundo a Bíblia.

Deus exige que aprendamos a nos dominar para negar nossos desejos pecaminosos e para aceitar os limites que ele colocou ao nosso comportamento (2 Pedro 1:6; Gálatas 5:23).

Mas Deus CURA e Transforma. Sei de alguns que eram homossexuais e que quando se converteram, libertaram-se e Deus os fez casar com ótimas mulheres de boa índole e servas do Senhor.

Seguindo a sua interpretação e comparando com o que Jesus nos ordenou e, depois, Paulo também; chega-se à conclusão que a ordem de Jesus era para que todos virassem gays. (Isso é do pensamento distorcido e contra a verdade que Liberta.) Veja como a SUA interpretação é falha e absurda.

Opinião é sua, e liberdade tbm!

Veja o que Jesus diz tanto para mim e para você:
“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.

Glórias a DEUS. Ele é Fiel.
Fique na Paz!

Abç...