quinta-feira, dezembro 21, 2006

...E a gente ficou feliz a rezar.


Conta-se que em um certo Natal, o compositor Assis Valente estava em um quarto, em Niterói. Ele se sentia amargurado naquela noite por estar sozinho, quando muita gente festejava em família. Na parede do quarto havia uma gravura de Papai Noel. Ele disse para si mesmo: “eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel...”
Nascia ali a mais bonita canção natalina feita no Brasil. “Boas Festas” (Anoiteceu...o sino gemeu...)
*
Vídeo com 2min e 37seg

*
É uma canção linda. Muito mais que o tradicional “Jingle Bells” da vida que muitos insistem em preferir. É uma canção esplêndida e com uma particular afinidade com os brasileiros. Muitas crianças e adultos pensarão que Papai Noel já morreu... e até acharão que felicidade é brinquedo que não tem...
Todo mundo gosta de ganhar presente de Natal. Na noite de seu nascimento, Jesus ganhou alguns dos reis magos. Dois mil e seis noites depois daquela, dê você também um presente ao aniversariante. Não precisa ser ouro, nem incenso nem mirra. Mas, se você der de coração, será ainda mais valioso e de mais raro perfume para Ele:
Dê o seu perdão para quem te magoou.
Tenha um gesto de carinho para as pessoas que estão ao seu redor.
Deseje sinceramente o bem de todos aqueles que você conhece ou que venha a conhecer.
*

Estes presentes não te custarão um centavo. Mas te exigirão um esforço sobre-humano, por incrível que pareça! Você até preferirá ir ao shopping e comprar qualquer coisinha a dar presentes como estes. Mas veja bem: estes são presentes que você dará a Jesus. Se não houver sinceridade Ele perceberá! E mais: você se sentirá muito bem por ter dado estas “lembrancinhas”...Faça a prova!
Tenha um Feliz Natal. E que no final de 2007 você possa dizer: “este foi um ano maravilhoso pra mim!”
Que a Paz e o Amor do nosso Amantíssimo Pai chegue aos nossos lares. E que encontre a gente “feliz a rezar”...
*
Video com 2min e 10seg

*********************************************************
Na TV Antigas Ternuras, você assiste ao conjunto português Vozes do Rádio, cantando “Boas Festas”, de Assis Valente. E mais abaixo, Beto e Ênio, da Vila Sésamo, uma de minhas antigas e queridas ternuras, cantam “Have Yourself a Merry Little Christmas”, uma canção de Natal muito linda e pouco conhecida por aqui...
*********************************************************
Amigos, este é o último post de 2006. A partir de agora, o Antigas Ternuras entra em recesso até o início de janeiro do ano que vem. Tenham todos um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de abraços e beijinhos e carinhos e ternuras sem ter fim...

53 comentários:

Anônimo disse...

Aff! Como estou atrasada! Nada pessoal, só muita correria mesmo. Espero que você descanse bastante e volte com muita energia. Aproveito para lhe desejar um Ano Novo maravilhoso, que 2007 seja o ano dos seus sonhos! Beijos!

:)

Claudinha ੴ disse...

Ei Marco, feliz Natal e um excelente 2007! Estou aqui com os olhos cheios d'água, Ênio e Beto são antigas ternuras minhas. Eu voltei à infância agora e, nesta época de Natal, eu fico muito nostálgica. Valeu pela mensagem tão linda e de conteúdo. Eu agradeço à Deus pelo ano de 2006, pelos novos amigos que fiz, o que inclui você. Beijos e até o Ano Novo! Boas Festas! Beijo spara você,sua namorada e sua família!

Claudinha ੴ disse...

Esqueci de comentar que esta música é linda e é a primeira que canto quando estou com inspirações natalinas...

Bruno Capelas disse...

Marco , pra tu que é fã de Boas Festas , procura na internet uma gravação do grupo paulistano Los Pirata pra essa música , que na versão deles chama-se "Buenas Festas".

Feliz Natal e Ano Novo!

Abração!

Anônimo disse...

Marco querido, amigopratodavida com muito orgulho!
Não consigo assistir vídeos :(
Suas ternuras são doces e tem o poder de nos embalar em lembranças boas, obrigada pela amizade,obrigada por esse ano termos nos abraçado de verdade trocando energia e certeza de que nesse mundo virtual existe realidade.
Feliz Natal, amor, união, harmonia e paz!
Que 2007 complemente sua felicidade, reforce amizades, realize desejos e fortaleça otimismo!
Valeu meu lindo por tantas antigas ternuras!
meu carinho
lindos dias, até a volta!
beijossssssssss

Roby disse...

Marquinho eu choro quando ouço esta música...emoção a flor da pele...meu santo!!
*
Marquinho,não podia deixar de vir aqui, e dar-te um superrrr upa e desejos de um FELIZ NATAL!!
TUDO DE BOM MEU ANJO...E QUE O 2007 SEJÁ SÓ DE ALEGRIAS!
*
Bjinhos ao som de Jingle Bells!!! rs

Anônimo disse...

MARCO,vc me deixou muito pensativo com este post.Nem tanto pelas boas lembranças que a musica traz.Mas pela saudável atitude de PERDOAR nesta data. Quem sabe,entrando "limpo" num novo ano,numa "nova vida".
Por incrivel que possa parecer,acordei hoje disposto a fazer isto. A escrever a quem me machucou,a quem me fez mal em 2006 e dizer que tá tudo certo.

Preciso refletir mais...

Um SANTO E FELIZ NATAL a vc e aos seus,meu amigo.
Até 2007.


Abração!!!

Anônimo disse...

Essa musica e linda..desejo a vc um super Natal..e um 2007 muito bom..obrigada por esta comigo em 2006..te espero em 2007, rsrs. Bom Natal!

Lara disse...

Meu querido amigo! Um feliz natal pra vc, com muita paz , felicidade e harmonia. Que seu ano de 2007 seja repleto de realizações e de muito sucesso.
Essa música é realmente muito fofa e eu adoro!
Até ano que vem! E que esse ano que está passando se torne mais uma antiga ternura em nossos corações.
Beijos e saudações vascaínas ho ho ho

Anônimo disse...

Boas festas.

Anônimo disse...

Meu amigo querido, que 2007 seja repleto de ternuras - novas e antigas!

Anônimo disse...

Eu não sei perdoar. Estou trabalhando isso!! Boas festas!! Felicidades!!

Francisco Sobreira disse...

Marco, A composição de Assis Valente nasceu clássica. Não sei se é a melhor já feita para o Natal, mas o é, sem dúvida, na MPB. Assis foi um dos nossos maiores compositores. Era um homem muito angustiado que tentou mais de uma vez o suicídio, consumado em 1957. Para você um Natal diferente do dele naquela noite em que fez a música. E um abraço.

Evandro C. Guimarães disse...

Realmente, Marco, estes "presentes" que não custam um centavo são os mais difíceis de se dar. Há que se deixar muita coisa de lado, como orgulho, preconceito, vingança, egoísmo, para dar estes presentes aos nossos semelhantes. Não é fácil, mas temos que tentar sempre. Um grande abraço, meu amigo.
Excelente natal e um ano novo abençoado!

Anônimo disse...

Ó, vou logo avisando que não gostei disso de recesso não... NÃO PERDÔO!! Ops, é Natal... hummm... então eu perdôo... mas só por causa do aniversariante, viu? ;)

Feliz Natal pra você, com todas as bênçãos mais lindas do Céu! E que 2007 seja "o" ano pra você! "Tudo tudo vai dar pé!".

Beijo enorme, foi um presente vir aqui esse ano e conhecer você! Quem sabe 2007 não será o ano em que ultrapassaremos as barreiras cibernéticas para um abraço "ao vivo e em cores"? sabe-se lá oq eu Papai do Céu nos reserva... mas coisas lindas, com certeza!!

Tudo de bom pra você!!!

Paulo de Tarso disse...

Marco,

Vim lhe visitar e descobri que pensamos coisas parecidas no post de Natal. No meu lembrei da música de Yoko e Lennon.

F. Natal!!!

Anônimo disse...

Meu querido Marco "atual ternura" , em vc. a atual ternura é algo tão grande, tão grande que me leva de vez em quando a acreditar que vc. não existe não!!!!
é só um anjo bom que Deus colocou em meu caminho...

FELIZ NATAL querido....
e um enorme beijo no coração

e obrigada por todo esse carinho que tem por mim...
eu sinto ele o tempo todo em seus comentários...

obrigada

Anônimo disse...

A Claudinha recomendou-me seu blog; na verdade foi um presente de Natal de nossa amiga comum. Vou me demorar por aqui, enquanto deixo meus votos de Boas Festas e um Novo Ano rico em todos os sentidos.
Um abraço natalino, meu caro Marco.

Anônimo disse...

Grata e desejo uma linda noite___________Bjoca doce, Cõllybry

Anônimo disse...

nossa... quanto tempo não via Vila Sésamo!
bom, como dissestes, o nosso post é complementar, assim vamos.
bom natal, feliz 2007 e volte logo a nos dar antigas ternuras!

beijos

Jéssica disse...

Querido amigo, qto carinho, qta coisa linda de se saber, de se relembrar... e essas coisas a gente só encontra aqui, com vc, por vc... os 2 youtube lindos, homenagem mais do q justa ao Assis Valente... mas rever Enio e Beto foi demais... que canão maravilhosa... q antiga lembrança cheinha de ternura... qtas recordações. Um Natal lindo procê e seus familiares, beijosssssssss

Mary disse...

Oi querido amigo.
Desculpe a demora pra passar por aqui mais sabe como é final de ano né?

Bom vim te desejar um feliz natal e te jogar uma Praga de Natal!

Que no Natal sua casa fique cheia de papel de presente rasgado pelo chão;
Tua cama fique cheia de presentes pra guardar;
Que seus queridos não desgrudem de você um minuto sequer;
Que tenhas um monte de louça suja da confraternização;
Que você fique de ressaca de tanta festa;
Que engordes no mínimo 2 Kg de tanta comemoração; e que seu rosto fique cansado de tanto sorrir.


Feliz natal e um ano novo repleto de realizações.
beijoss

Anônimo disse...

Feliz Natal..um 2007 especial...

Paulo Assumpção disse...

Grande Marco, o Natal é para mim uma antiga e eterna ternura. Como de costume, você disse tudo sobre o verdadeiro espírito desta festa em seu post. No que depender de mim, não faltarão esforços para presentear o Aniversariante. Sei que de você, também não. Certamente, seu texto não deixará de tocar aqueles que vierem a conhecê-lo. Olha só que beleza! Se continuar neste ritmo, já é possível vislumbrar um 2007 mais fraterno! Esperança, sempre! Boas Festas, bom Ano Novo, bom descanso e até o retorno!

Paulo Assumpção disse...

P.S.: Obrigado por sua mensagem natalina deixada no Cinelândi@! Mais uma vez você demonstrou extrema sensibilidade. Fico feliz de tê-lo como amigo. Só precisamos marcar aquela reunião blogueira para que a nossa amizade seja mais real do que virtual. Grande abraço!

Jéssica disse...

Voltei pra ouvir a música...rs...
Beijossssssssss

Sandra disse...

Como não cheguei a tempo para o Natal gostaria de desjar um FELIZ ANO NOVO!!!!! Que papai do céu o abençoe sempre e que 2007 seja um ano de muito sucesso amor e paz em seu coração. Um beijo grande.

Anônimo disse...

Marco:
Você tem toda razão em relação a canção do Assis Valente. Ela efetivamente reflete, para nós, muito melhor o que é o Natal do que um pastiche estrangeiro, o Jingle Bells.

Vera F. disse...

Marco, gosto muito dessa música "Boas Festas", boa lembrança a sua.
Desejo tudo de bom para vc nesse período e que esses outros presentes que não custam um centavo, mas que são difíceis da gente dar, vc tenha distribuindo fartamente. Eu estou aprendendo a perdoar e entender certas atitudes. Um dia serei sábia o suficiente para tirar isso de letra.

Bom Natal e um excelente 2007.

Bjos.

Anônimo disse...

Oi querido,

Poxa, que lindo esse teu texto hoje...aqui é sempre bom vir porque descobrimos coisa que nem imaginamosl...
Esse lance da música eu adorei saber, agora mais bacana foi teu texto dizendo sobre como presentearmos Jesus...
Me emocionei...
Bem, o Natal já passou, então espero que ele tenha sido muito bom pra vc e tua família e fica aqui o desejo de que o ano de 2007 venha cheio de bençãos...
Beijos

Fernanda disse...

Oi, Marco!

Quero lhe desejar um Feliz Ano Novo cheio de paz, saúde e felicidade!!!

Um grande beijo!

Saramar disse...

Marco, meu querido amigo, esse blog está abalando meu coração.
Vou consultar o cardiologista antes de voltar para ver se posso (risos).

Lindo, lindo, lindo!

E ainda o Ênio e o Beto, de quem sou fã, admiradora, etc....


Que 2007 lhe seja leve e tranquilo juntamente com sua família.
Que Deus os proteja a todos.

Beijos

Anônimo disse...

Marco, que lindo post!
Já que não dá para desejar um Feliz Natal mais, desejo-lhe um feliz Ano Novo, com muita paz, saúde e amor! E que Deus olhe um pouco mais por nós, brasileiros... Estamos precisando!

Bjão!!

Anônimo disse...

Querido novo companheiro!!! Que saudades estava de tudo aqui.
Concordo com vc: esta música é lindissima!
Meu amigo, ainda não consegui emergir do meu mar de confusões, mas tinha que passar pra deixar meu abraço e desejar que 2007 seja um ano melhor, mais bonito e muito mais alegre. Pra todos nós, né?
Um grande beijo e obrigada pela companhia e pelo carinho!

Evandro C. Guimarães disse...

Retornei só para avisar que já temos texto novo no RESTINGA MUSICAL.

Anônimo disse...

Passando só pra abraço, uuupaaaaa!
beijossssssssss

Lena Gomes disse...

Olá, Doce Marco. Em primeiro, quero dizer q andei respondendo os comentários lá do Penedo, ok? Em segundo, quero te agradecer, e pedir desculpas, pois vc passou pra desejar Feliz Natal, e eu não retribui. Acho q fiz isso num e-mail, mas queria ter vindo aqui... Sobre o seu post, sou repetitiva: vc "arrebenta", emociona, toca a todos que por aqui passam, com suas palavras. Quando quer falar sério, "arrasa", e quando solta o seu humor, "arrasa" do mesmo jeito... enfim, que Deus te conserve assim, para que tenhamos sempre boas ternuras pra recordar, saborear, e nos divertir, sempre. Aproveito pra te desejar um bom descanso, e um excelente ano novo, com muita saúde, e paz, que é o que todos almejam, ou deveríam, em primeiro lugar. Muito amor nos corações, também. Boas festas e um magnífico 2007 pra nós todos! Beijos!!!

Anônimo disse...

Marco, desejo-lhe um ano de paz e segurança, amor e esperança, saúde e prosperidade.

Beijos prósperos.

Anônimo disse...

http://www.paginasviradas.blogger.com.br/index.html

oie meu querido Marco,vim deixar um abraço apertado ,e desejar que neste ano que está nascendo todos os seus desejos se realizem ,todos os sonhos se tornem realidade,e que continue sempre na minha caminhada vc é muito especial na minha vida,te adoroo sabia,nesta vida tudo passa ,o ano muda os numros mudam ,mas o amor e o carinho que sinto por vc serão eternos,brigaduuuuuuuuuuu por ser essa pessoa tao especial, bjssssss
FELIZ 2007

Anônimo disse...

Samara Angel
http://www.paginasviradas.blogger.com.br/index.html

oie meu querido Marco,vim deixar um abraço apertado ,e desejar que neste ano que está nascendo todos os seus desejos se realizem ,todos os sonhos se tornem realidade,e que continue sempre na minha caminhada vc é muito especial na minha vida,te adoroo sabia,nesta vida tudo passa ,o ano muda os numros mudam ,mas o amor e o carinho que sinto por vc serão eternos,brigaduuuuuuuuuuu por ser essa pessoa tao especial, bjssssss
FELIZ 2007

joanarizerio@gmail.com disse...

acabo de conhecer o fabuloso blog da fugu, e atráves dele, vim parar no seu. gostei muito da história de assis valente, que é baiano como eu e santo amarense como meu pai e progênie. o mote natalino também me custou um post, um pouco inflamado, mas de boa intenção. beijos e saudações para 2007, de sua mais nova visitante. :)

Anônimo disse...

amore, eu nao podia deixar de vir te ver e te agradecer por tua amizade tao agradável. fico feliz por terminar mais um ano abastecida de tanto carinho e cuidado que tu tens me dispensado. Vim dizer que te desejo um 2007 melhor e mais e mais abençoado e que Deus continue abençoando mais e mais a sua vida e esse blog que tanto tem nos alegrado e emocionado. Amei as vozes. queria saber como eu gravo o yutube. Receba meu abraço carinhoso e os meus melhores desejos pra vc.;

dade amorim disse...

Querido amigo Marco, o post de fim de ano arrasou! Mexeu com nossas antigas ternuras e nos fez gostar mais daqui e de você. Um ano novo cheio de alegrias, ternuras e muito amor. Beijo.

Jéssica disse...

Que 2007 seja um Ano ma-ra-vi-lho-so pra todos nós... e há de ser... se Deus quiser...
Beijo*.*

Anônimo disse...

Um GRANDE 2007 pra você, meu amigo. Que estejamos aqui no Ano Novo cheios de energias pra criar, passar coisas boas.
Abraços.

Anônimo disse...

FELIZ ANO NOVO!!!!
OBRIGADA POR TUDO AMIGOPRATODAVIDA!
Te amo!
lindos e felizes dias
beijosssssssssss

Vera F. disse...

Marco, adorei te conhecer nesse ano na blogosfera, tomara que em 2007 a gente mantenha essa amizade.
Desejo a vc...

http://thumbsnap.com/v/brfkpj0B.jpg

Inté 2007.

Bjos.

Anônimo disse...

Amigo Marco!

Nunca me conformo como posso ficar dias e dias sem passar pelas Antigas Ternuras para aquecer meu coração e elevar minha alma!
Esses "presentes" a Jesús já fazem parte dos meus exercícios diários, por mais difícil que seja exercitá-los. Creio que o perdão, a compaixão, o entendimento e, especialmente a elevação da alma a Deus são essenciais para nossa própria sobrevivência.
E hoje estou passando para deixar meus votos de que o Novo Ano que nasce daquí a algumas horas traga de volta o Papai Noel. Não esqueça que o Novo Ano ainda é um bebê... e o Papai Noel, com sua boa vontade, trará um saco transbordante de saúde, paz, harmonia, compreensão, compaixão, boa vontade, sonhos novos, esperanças renovadas, alegrias expontâneas, conquistas, enormes vitórias e excelentes olfato e paladar, para sentir os doces aromas e sabores da vida, tão breve que merece ser vivida com paixão e alegria.

Volte descansado e reenergizado.

Abraços, saudades.

Anônimo disse...

Olá,
Estou passando pra conhecer seu espaço e pra te desejar um 2007 muito bom.
Nesta caminhada desconhecida que você encontre uma trilha iluminada.
Beijos mil
Raquel

Anônimo disse...

Ternurinha, Feliz 2007!

espero te ver em breve!
muitos beijos

Anônimo disse...

não sei pq eu comentei anônima, mas vc sabe, só eu te chamo de Ternurinha, não?
mais beijos da Vendetta

Marco disse...

Obrigadíssimo pelos votos, caros amigos! Que 2007 venha com toda a felicidade do mundo para vocês! Tê-los como amigos já é um prazer divino! Tê-los bem, é um prazer maior.

Joca disse...

O Natal já lá vai, mas só agora as Vozes da Rádio descobriram este link. Obrigado por nos teres usado no teu blog. Fernando Pessoa dizia que Natal é sempre que um homem quer. Façamos assim o Natal todos os dias! Boas Festas, a 17 de Março desde o Porto, Portugal!