sábado, março 28, 2009

E deu!


Eu vivo recebendo textos e arquivos pela internet. Alguns são engraçados ou interessantes e eu repasso para os amigos. Outros, vão diretos para o lixo. Bem, até aí faleceu o Neves... Quem tem computador e e-Mail na rede está sempre recebendo alguma gracinha.
*

Mas reconheço que algumas mensagens, mesmo aquelas que são destinadas ao puro divertimento, me provocam alguma reflexão. Este vídeo acima, por exemplo.
Eu já conhecia a artista que canta de um outro vídeo que foi febre na internet, aquele do “vai tomar...”. Agora tem outra musiquinha dela rodando pela rede. E a musiquinha isoladamente talvez só provoque um risinho ou outro e fim de papo. Mas quando ela vem atrelada a uma série de imagens, algumas até históricas, não temos como não pensar no tanto de ocasião em que faltou um profeta dizer: “Gente... Isso vai dar merda!”
*

Mas tem que ser um alerta de alguém com muita credibilidade, se não se reproduz o mito de Cassandra. Para quem não conhece, eu explico. Mas do meu jeito, vocês sabem...
Conta-se que em Tróia, os pequenos filhos do rei Príamo e da rainha Hécuba foram brincar no templo de Apolo. E permaneceram lá, nos folguedos infantis, até que a noite caiu e ficou tarde para eles voltarem para casa. Parece que era meio barra pesada andar à noite pelas ruas de Tróia. Devia ser duro viver num lugar assim... Ainda bem que isso tudo é história. Pois é. As crianças Cassandra e Heleno acabaram tendo que dormir no próprio templo. Improvisaram uma caminha para os dois e os colocaram para nanar. No dia seguinte, a ama foi acordá-los e os encontrou ainda dormindo, mas com duas brutas cobras lambendo a orelhinha deles. O resultado foi que os dois ficaram com ouvidos tão sensíveis, mas tão sensíveis, que conseguiam ouvir inclusive a voz dos deuses. Até aí, tudo bem.

Os dois cresceram, Cassandra se tornou uma belíssima moça, extremamente devotada no culto e no serviço do deus Apolo. Sua devoção atraiu a atenção do próprio Apolo, que apareceu para ela e lhe ensinou como realizar profecias. A moça virou uma profetiza, um oráculo vivo. Só que Apolo não deu aquele dom para ela assim, de graça. Parece que houve um diálogo mais ou menos como este entre os dois:
*

- Olá, Cassandra... E aí? Gostou do presente que eu te dei?
- Claro, meu senhor... Eu me sinto honrada por ter sido ser agraciada como sua profetiza... Se eu puder fazer alguma coisa pelo senhor...
E Apolo, com um brilho maroto nos olhos e aquele papo pegajoso de aranha tarada:
- Ter tem... Sabe como é... Eu te acho muito gata... e estamos aqui, nós dois, sozinhos, sabe... a gente podia se conhecer melhor...
- Não estou entendendo, ó santidade... – disse Cassandra com uma ingenuidade de dar nojo.
E Apolo, com um certo volume por baixo da toga e que não era a flauta de Pã:
- Ah, Cacá... Chega mais... Se você me deixar dedilhar a sua lira eu te mostro o meu monte Olimpo...
- Deus Apolo! Mas o que é isso! Eu sou uma virgem honesta! Vira esse carro do sol pra lá!

- Ô Cassandra... ó só... Eu estou super a fim de transar contigo, mas não vou ficar implorando, não... Se toca, menina! Vai ficar aí me regulando essa mixaria? Pô, qual que é? Você acha que eu caio matando qualquer uma? Vai deixar ou não eu te jogar um néctar dos deuses na caverna de Afrodite?
- Nãããão! Não dou, não dou, não dou! Só depois de casar! E mesmo assim, no escuro, debaixo do cobertor e com a luz apagada!
- Ah é? Não vai me dar, não? Falou. Vou te sacanear! Te dei o dom da profecia, não foi? Dei está dado. Mas vou te rogar uma praga que você vai se lascar todinha! De agora em diante, ninguém, mas ninguém meeesmo vai acreditar em nadinha do que você falar. Pode profetizar o que você quiser, que todo mundo vai desacreditar e ainda ficar curtindo com a sua cara!
*

E assim, foi. Ela profetizava e ninguém levava a menor fé e ainda debochavam da pobre. Quando estourou a guerra de Tróia e os gregos deixaram aquele famoso vírus Cavalo de Tróia na porta da cidade, ela falava, gritava, esbravejava, implorava que não trouxessem o presente de grego para dentro da cidade, que ia dar a maior merda... Bem, não ouviram, não acreditaram e o resto vocês já sabem.
*
Vocês já refletiram sobre a quantidade de fatos históricos que deram a maior merda posteriormente? O vídeo mostra alguns. As imagens que ilustram este post apontam outros. Mas existem muitos mais. E o pior é que na maioria das vezes não se teve nem uma Cassandrazinha para alertar antes, ou, se teve, a gente nem ficou sabendo. Está certo, em alguns casos, a gente tem uma espécie de sensação de que algo vai dar merda, um sentimento que não conseguimos explicar. Eu, pelo menos, tive essa sensação, por exemplo, quando dois dias antes da posse do Collor, o Sarney decretou feriado bancário. Quem lembra? Deu confisco do nosso dinheiro nos bancos e foi aquela bosta!
*

No futebol então, quantas e quantas vezes saí de casa para ver jogo do meu amado Mengão com uma Cassandra dentro de mim se esgoelando, dizendo as três palavrinhas mágicas: “vai dar merda!”
*

Quando eu vejo essa polarização entre candidatos a presidência, com Serra e Dilma, nossa!, eu incorporo uma Cassandra de frente que aperta um botão onde brilha em vermelho: “isso vai dar merda!”, seja com um ou com outro. Não sei, não...
(Pessoal, para este post ficar mais interessante, escrevam no comentário de vocês o que acham que vai dar merda, em sua opinião. Vale qualquer coisa, sobre qualquer assunto. Liberem a Cassandra que existe em vocês)
M.S.
***********************************************
Na TV Antigas Ternuras, você ouve Cris Nicolotti cantando essa melodiosa melodia que presta uma singela homenagem à profetiza Cassandra.

21 comentários:

Moacy Cirne disse...

Meu caro, não sei que vai dar merda em 2009, mas em 2014 vai dar merda na copa do mundo entre nós. Mas não vai ser no campo propriamente futebolítico, como em 1950, vai ser mesmo no campo político-esportivo. Em tempo: ainda me encontro em Natal. Acredito que até o dia 5, mais ou menos.
Um abraço.

Unknown disse...

Olá Marco! Gsotei do tom que deu à "aula" de hoje! Eu à vezes tenho avisos e premonições, mas os meus já me conhecem e acabam acreditando porque é tiro e queda. Não sei o que vai dar errado neste ano, tenho até medo de pensar... Mas vejo o meio ambiente e a creise econômica... Não sei não! Espero estae completamente errada!
Beijo!

dade amorim disse...

Ih, Marco, tem tanta coisa perigando dar merda nesta terra! No momento, o que mais me preocupa é a atitude antiética de nossos congressistas, a começar pelo Senado, com Renan Calheiros e assemelhados fazendo e acontecendo. Você não acha isso uma ameaça pro próprio regime democrático?
Ri muito com algumas das imagens do vídeo.
Beijo e um ótimo domingo pra você.

Unknown disse...

Corrigindo: CRISE!

Francisco Sobreira disse...

Meu caro Marco,
Infelizmente, eu não tenho vocação para profeta. Não saberia lhe dizer o que acho que não vai dar certo. Eu, por exemplo, pensava que o Ronando bundão (de bunda grande) não ia dar certo no Coríntians e o homem desmentiu, por enquanto, a minha "previsão". O que posso lhe dizer é que, mais uma vez, você nos deliciou com um engraçado e irrevente texto. Um abraço e uma excelente semana .

Anônimo disse...

Ichi, tanta coisa que a gente olha e engoli atravessado, sabendo que o resultado não será o prometido, principalmente quando o assunto é política. Mais recentemente fiquei apavorada com a tal maquina que nos levaria ao buraco negro. Pifou e o receio continua, daqui a pouco ligam de novo. Lendo o post lembrei da música "Tudo certo pra dar errado", um trecho:

"Ligo o rádio na hora errada
a nossa música já tocou
chego no bar meio atrasado
a promoção já terminou"

Bom fim de semana! Beijus

Evandro CG disse...

Volume por baixo da toga que não era a flauta de Pã! Putz! Essa foi hilária. Como já sou um cara chegado em sacanagem, adorei a sua versão do papo entre Apolo e Cassandra. hehe!
Mas, Grande Marco, realmente há muitas coisas que podem dar merda num futuro próximo.A política educacional dos atuais governos, que quer empreender a lógica de produção e de mercado dentro das escolas públicas, ignorando os fatores humano e social, demonizando os professores e os condenando a uma situação de mendicância...isso certamente vai dar merda! E o pior, vai atingir várias gerações.

J.F. disse...

Marco,
Depois do primeiro que levava dólares na cueca, acabam de pegar um chines, aqui em Sampa, também cometendo o mesmo tipo de "crime": dólares na cueca. A merda? Pode escrever! Vem lei por aí proibindo o uso das cuecas.
Abração.

Julio Cesar Corrêa disse...

O conceito de merda é meio relativo. Eleição, no Brasil, sempre dá merda pra alguém. Só nos resta saber para quem vai ser desta vez. A classe média sempre se ferrou. Antes, as classes mais baixo se estrepavam junto, mas atualmente, têm se beneficiado.
Todo mundo tem uma Cassandra dentro de si. O problema é que ela, muitas vezes, é muito delicada e fala tão baixinho que a gente não lhe dá atenção.
Aquela foto da Zélia me fez sentir arrepios.
Aquela do Lennon, me fez ter um pensamento idiota: e se ele não tivesse saído naquela noite? Ou se a tinta da caneta falhasse...sei lá!
Às vezes, quando a merda está no caminho, não há Cassandra que possa fazer algo para nos livrar.
abração e ótima semana

Marcos Pontes disse...

Foi isso que falou o marujo no cesto da gávea no navio do Cabral quando enxergou o Monte Pascoal. E deu.
O que já deu merda, dá e ainda vai dar é a fouxidão das leis brasileiras que não punem bandidos e, quando puinem, é uma puniçãozinha meia boca. A longo prazo, essa impunidade toda só pode terminar em merda.

romério rômulo disse...

marco:
cheguei aqui pelo moacy cirne e vejo
que ele faz previsões sombrias.me
impressionei muito com o seu perfil.
um abraço.
romério

Chellot disse...

Bom ler a maneira como coloca as coisas. Essa de Cassandra e Apolo está hilária. Quero ser amis otimista. Já disse mto aquela frase "nada é tão ruim que não possa piorar ainda mais" ou aquela "todo castigo pra corno é pouco e pra puta é dobrado". Acho que vai dar merda tudo o que for feito nas cochas como se diz por aí. Isso vai de nossa política vergonhosa até nossas próprias decisões impensadas.
Saudade de ti amigo.

Beijos doces de seu sabor preferido.

DO disse...

Grande MARCO.

Pra mim a maior merda que vai dar é com o Chávez e seus cupinchas cucarachas.A América Latina ainda vai sofrer muito com estes imbecis todos. A Copa de 2014 aqui no Brasil tbem é outra coisa que eu estou torcendo pra que corra tudo bem. Mas algo me diz que será um vexame.

Abração!!

ah,só faltou a figura do pinócchio naquele video,rsss

Samara Angel disse...

meu querido Marco,desculpe a ausencia,mas to aqui te lendo e ti vendo,sabes q te adoro,brigaduuuuuuuuu por nao se esquecer de mim.ta dificil mexer naquele zip net,to a´te pensando em mudar hospedagem,deixo meu carinho e uma linda semana iluminada,bjsss

Márcia(clarinha) disse...

Como profeta sou excelente cozinheira, portanto, é dando que se recebe, gostei muito de saber tudo isso, quero mais, quero mais, quero mais....

linda semana amigopratodavida
beijos

Lena Gomes disse...

Grande Marco, estou por aqui hoje, depois de longo e tenebroso verão... Saudações tricolores...
Bem, a meu ver, o q vai dar merda, são os encontros entre Dilma e Rosinha Garotinho, q já acontecem, segundo os jornais, na surdina, e sem dúvida, Dunga, no comando da Seleção. Fora muitas outras coisas, q "fedem" neste país.
Adorei a musiquinha... :o)
Beijocas pra ti.

guiga disse...

Esta crise vai dar merda!
E, esses muros que estão a construir no Rio, em volta das favelas, também vai dar merda!
LOOOOL
*.*

[Manú] disse...

Ahahahaah o que ele tinha debaixo da toga ein?Adorei o post como sempre,mas agoran me vem à mente nada que eu ache que vai dar merda.RS moço eu adorei o seu coment lá no meu blog à respeito daquele post meu sobre a Danae do klimt,que lindo!Obrigada!Um beijo enorme!

Alice disse...

O que eu já sei que vai dar merda desde que começou a rolar, lá nos idos da campanha com a Clinton foi o Obama. Tá todo mundo colocando muita confiança nele, acreditando q ele vai fazer A revolução político-econômica que faltava. Já ouvi dizer até quem não gostava do Lula gostar um pouco em função de eles dois serem 'a minoria rechaçada'. Mas não acredito nisso, não. Foi no governo do Obama que a crise explodiu. E o Obama tá fazendo mto alarde qto a corrigir os erros do outro governo, mas não tá executando mto, de fato. A governo de Obama vai ser uma merda - se possível - pior do que o governo Lula. Merda correspondente às expectativas envolvidas. Gostei da idéia dos comentários. Abraço

quilombonnq disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
1 PARTE
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro- Ações Afirmativas Afro –Ameríndia *Quilombismo *
A comunidade negra afros-decendentes brasileira
é solidaria e apóia o povo palestino Viva a Palestina!
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio 2008 dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo. O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br

quilombonnq disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro- Ações Afirmativas Afro –Ameríndia *Quilombismo *
A comunidade negra afros-decendentes brasileira
é solidaria e apóia o povo palestino Viva a Palestina!
É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc. Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br