terça-feira, dezembro 23, 2008

Aos meus amigos


(Clique neste filme e leia o texto ao som desta maravilhosa música)

Mais um Natal... Mais um ano que passa...
E aí a gente olha para trás e vê o quanto realizou neste 2008 em reta final. Eu não posso me queixar. Foi um ano de ótimas realizações. Alguns sustos, mas chegamos na reta final sãos e salvos, eu e minha família.
Sei que alguns dos que me lêem não podem dizer o mesmo. O trem da vida parou em algumas estações e pessoas queridas desembarcaram. Em compensação, outras subiram a bordo no vagão e foi tão bom recebê-las! Alguns amigos entram na nossa vida como um presente de Deus.
*

Na tradição cristã, os reis Magos levaram ouro, incenso e mirra para comemorarem o nascimento do Salvador do Mundo. Na simbologia histórica, tem-se ali um presente para um rei terreno (ouro), um que o liga à espiritualidade (incenso) e ainda um terceiro que traz a idéia de imortalidade (mirra).
Nossos presentes de Natal não tem estas significações. Trazem em si apenas gestos de carinho para com o presenteado.
Se eu pudesse, daria um presente para cada um de meus amigos blogueiros. Como operacionalmente isso é difícil, quero dar-lhes um presente simbólico.
Este blog pretende trazer para olhos, corações e mentes lembranças bonitas, momentos vividos que não podem nem devem ser esquecidos.
*

E é este o meu presente para vocês.
Que na noite em que grande parte da humanidade se reúne em uma noite feliz, noite de paz, como diz a canção, eu dou a cada um de vocês um pensamento feliz. Uma lembrança que lhes faça sorrir o coração. Cada um de vocês tem um Natal especial, um momento alegre que viveu em algum dia, em algum lugar no passado.
Que cada um reviva aquela sensação de felicidade e retribua enviando um pensamento feliz para um amigo, um familiar, alguém a quem queira bem.
Certa vez, quando eu era criança, eu não estava esperando receber a bola de futebol que tinha pedido secretamente a Papai Noel. Eis que na Noite de Natal, alguém me presenteou com exatamente aquilo que eu desejava. Eu fiquei tão feliz! Foi uma sensação inesquecível. Se eu pudesse, captaria aquela sensação, a colocaria num frasco especial e a presentearia a todos os meus amigos queridos. Quando eles abrissem o frasco, sentiriam aquele mesmo prazer que senti e experimentariam um momento de extrema felicidade.
*
Eu desejo a todos vocês que na hora da ceia, olhem em volta e celebrem a presença de pessoas amadas que os cerquem. E não se esqueçam de pensar nos que não estão ali, com vocês. Esse momento será de extrema ternura. Uma ternura presente que lhes será, para todo o sempre, uma eterna ternura...
Que o Deus que é de todos, até dos que nEle não crêem, esteja com todos vocês.
Paz e prosperidade.
M.S.
***********************************************
Queridos amigos: nesta última semana do ano até a primeira semana de 2009 este blog estará em recesso. E o blogueiro que humildemente lhe conduz também. Até a volta! Feliz Ano Novo.
***********************************************
Na TV Antigas Ternuras, você vê um clip com trechos de vários filmes antigos sobre o Natal, ao som de “Have Yourself a Merry Little Christmas”, cantado por ninguém menos que Frank Sinatra.
Eis a tradução da letra:
“Tenha um feliz Natalzinho,
Deixe que seu coração se ilumine.
De agora em diante, nossos problemas ficarão fora de nossas vistas.
Tenha um feliz Natalzinho,
Deixe a época natalina feliz.
De agora em diante, nossos problemas estarão bem longe.
Aqui estamos nós, como nos velhos tempos,
Felizes e dourados dias que se foram.
Velhos amigos que nos são tão queridos,
Reunidos junto a nós
Uma vez mais.
Ao longo dos anos, todos temos estado juntos,
Que o Céu assim permita.
Pendure uma estrela brilhante sobre o galho mais alto
E tenha um feliz Natalzinho agora.”

26 comentários:

Claudinha ੴ disse...

Meu caro amigo Marco, fiquei comovida com seu post. O seu presente é muito lindo e eu o recebo de maneira muito especial. Presentes assim são elos a consolidar a amizade e o respeito que já nutria antes por você. São caros, muito caros para mim. Eu norteio minha vida com os bons pensamentos e lembranças, como as suas ternuras. Pode ter certeza de que iluminou o Natal de totos os seus leitores.
Feliz Natal para você e os seus queridos, feliz ano novo e até a volta!
Beijos

[Manú] disse...

Ah moço que presente mais fofo sabe? Vc é uma pessoa muito doce e eu fico feliz por ter encontrado esse seu cantinho nas malhas da grande rede.Espaços como esse seu, antes do que um simples lugar para postagens de textos é também lugar de comunhão, onde a gente chega,puxa uma cadeira e se senta para assistir as antigas ternuras a passarem por nós.Que vc tenha um 2009 cheio de tudo que vc no fundo do seu coração desejar e que tenha tempo sempre de vir contar aqui pedaços de antigas ternuras suas que se tornam pedaços de lembranças nossas tb, porque compartilhadas.Feliz 2009!

Unknown disse...

Meu amigo Marco muito bom o texto..desejo muitas felicidades para o novo ano que vamos iniciar..de muita paz...saude e muitas felicidades......um ano novo de muita paz.....

obrigado a vc por se fazer presente em meu blog tmb...e ate a volta....

abraçao

Anônimo disse...

Como sempre, palavras mais do que boas para o coração...
Muito obrigada!
Feliz Natal pra vc e os seus, com muita esperança e alegria.
E que em 2009 todos continuemos com saúde para realizar nossos sonhos.
Bjão!

Julio Cesar Corrêa disse...

Marco, dessa vez vc pegou pesado, fazendo a gente ler um post tão sensível e lindo, ao som dos clássicos dos clássicos natalino.
Que seu Natal seja proporcionalmente tão bonito quanto ao post. É mínimo que eu posso lhe desejar.
Quanto a 2009, ainda falta um pouco de chão e até lá a gente se fala.
abração

Anônimo disse...

Marco
Então é Natal.
Desejo a vc ,que Deus ilumine o seu coração trazendo o espírito do Natal todos os dias.
Renasça sua vida,
celebre o amor,
semeie esperanças,
colha alegrias,
renove sua fé.
Feliz Natal e um 2009 maravilhoso!!!!
Obrigada pelo seu carinho e sua amizade.
Big Beijos

Anônimo disse...

Oi Marco,
obrigado pelo seu presente muito especial.
Um ótimo Natal !
abraços

Lila Rose disse...

Que presente lindo, querido!!!
Pois, tenha você a certeza que sentada junto à família no momento de oração que sempre fazemos antes da ceia, lembrei de todos os meus queridos amigos blogueiros, desejando a todos um Natal super gostoso em família e um 2009 maravilhoso!

Bisous.

Anônimo disse...

Um Feliz Natal!
E um 2009 próspero em saúde, amizade, amor e alegria.
Sempre rodeado de quem mais amas!
Um beijo desta amiga portuguesa!
Obrigada por este momento tão carinhoso, tão emotivo...
*.*

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo presente,MARCO. Sem duvida este seu post é um enorme privilégio a quem passa por aqui.
Que em 2009 vc possa continuar nos brindando com estas suas histórias.
Grande abraço!

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Marco, espero que tudo tenha saido a seu contento com relação a peça "Anne Frank". Mais um Natal e um novo ano que se aproxima, vivos e preparados devemos estar para mais uma jornada de muita criatividade e realizações, que nos fará vencer estes tempos difíceis de violência e dificuldades e que a sorte nos livre de novas tragédias como a que se abateu aos nossos compatriotas de Santa Catarina. Que venha 2009 com as esperanças de sempre de um ano melhor e que você continue com suas pesquisas a nos ilustrar de informações e cultura. Um abraço, Armando - fetichedecinefilo.blogspot.com(recomentarios.blogspot.com)

Anônimo disse...

Olá,




Passando para conhecer seu belíssimo espaço e desejar um feliz ano novo e muita paz em seu lar.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Chellot disse...

A emoção que sentimos quando um amigo pensa em nós é o maior presente que nem sonhamos pedir a papai noel. Agradeço o presente embutido em sua mensagem e envio-lhe outro com o grande carinho que sinto por ti.

2008 foi e está sendo um ano estranho para mim. Pode ser que ele seja o limiar para algo que deverá me ocorrer. Estou aprendendo com ele e como vc fez parte dele, agradeço de coração todas as mensagens e o carinho que me proporcionaste.
Um 2009 onde encontremos as respostas as nossas dúvidas e a coragem em arriscar pelos nossos ideiais de vida é o que desejo.

Com carinho de sua amiga Chellot (A Bruxinha)

Dilberto L. Rosa disse...

Rapaz, gostei muito de teu post, ainda mais da lembrança do presépio curumim... Acho que coloquei um pouco desta lembrança de Natais passados quando falei do dia em que papai trouxe-me "A Piada Mortal" no post dos Morcegos, obrigado pelo comentário! Na verdade, obrigado por toda a presença sua neste ano de 2008 e pela sua vibração boa, cheia de talento e de amizade, que sempre permeia o que meu dileto primo-amigo-virtual faz! Um forte abraço pelo Natal que acabou de passar e que 2009 seja cheio de realizações para você, caro Marco! Até lá!

Saramar disse...

Marco, meu querido amigo.
tive ausente (ainda doente, ai, ai), mas não poderai deixar de vir lhe desejar feliz ano novo e admirar a beleza deste presente que nos deu.
Espero que seu natal tenha sido de paz e muito amor entre os seus amados.
Obrigada por mais este ano de amizade e tantos carinhos, você que é tão especial para mim.

Neste novo ano,
artesão que somos, da vida,
vamos adornar nossas mãos
para que a construção seja um sólido ser,
feito com as flores da esperança e as águas do amor.

Neste novo ano,
vamos voar juntos em nossos sonhos
porque só o sonho dá sentido aos atos
e são capazes de nos diferenciar dos autômatos.

Neste novo ano,
que nossa boca seja apenas de sorrir
e nossa voz seja música
porque assim, começamos a construir a paz
ao nosso redor.

Neste ano,
sejamos felizes!

Feliz ano novo

Moacy Cirne disse...

... e que 2009 seja um ano esplendoroso para você e seus familiares. Tudo de bom, cara! Um grande abraço.

Anônimo disse...

Marco,
Feliz Ano Novo pra vc!
Big Beijos

Tina disse...

Oi Marco!

Feliz 2009 meu amigo, que os dias deste ano tenham exatamente "esse gostinho" que você mencionou no post.

beijos querido, aproveite bastante!

Anônimo disse...

Passando para desejar um 2009 maravilhoso. Bjos

Márcia disse...

Amigopratodavida,
enfim consigo chegar e desejar um feliz ano novo.
Aqui não foram os tão sonhados dias de alegria, enfermidades nos tiraram felicidade e tempo, mas agora, tudo entrando nos eixos e a saúde dos queridos começando a melhorar.
Desculpa ausência no mundo virtual e no real, nem pude assistir sua peça.
2009 será de paz e muita harmonia.
lndos dias
beijos

Anônimo disse...

Marco. Eu recebi seu presente, pode ter certeza. Estando de férias, resolvi comprar seu livro. Outro presente. E, lendo o Popularíssimo, me pego pensando em você, imaginando-o a escrever os manuscritos, a pensar, a refletir. Estou curtindo o livro, Marco. E gostei demais de ver Guaratinguetá, minha terrinha natal, aparecer no meio das andanças do Brandão. Sabe que estou lendo devagar, de propósito? rs
Assim, vou me lembrando de você mais tempo...rs
Desejo-lhe um 2009 pleno de realizações! Muito sucesso, Marco! Muito mais do que você já obteve...Muito mais de tudo o que que você almeja!
Um abraço de carinho!
Dora

Anônimo disse...

oi Marco meu querido ,saudadesssssssss,volta logo vc faz falta viu,vim desejar um 2009 com muitas realizaçoes,vc merece tudo de bom vc é muito especialpra mim,deixo meu carinho e milhoes de bjs,brigaduuuuuuu por existir e fazer parte da minha caminhada.

Anônimo disse...

Meu amigo, não li o post.
Queria mesmo, ainda que na correria, correndo o risco de ser repetitivo e até pouco criativo, desejar um Feliz 2009 para você e a todos os seus familiares.

Anônimo disse...

Linda escolha da música!! Um pequeno natal que com o tempo se faz grande!! Feliz ano novo!! Bom descanso!! Beijus

Cláudia disse...

um beijo enorme no coração. e não se preocupe com o presente ...você já é um grande presente.


bj

Anônimo disse...

Um beijo de Natal para vocÊ, querido Ternurinha!