segunda-feira, junho 09, 2008

Todo santo dia


(Calendário maia)
No meu tempo de moleque, no colégio, sempre se comemorava uma data especial. Os feriados habituais se dividiam (e se dividem) em santos e cívicos. Basicamente, tínhamos para vadiar a Semana Santa, o Corpus Christi, o 25 de agosto (aniversário da cidade onde me criei), o 7 de setembro e o 15 de novembro. Natal, Ano Novo e Carnaval faziam parte do período de férias e o Dia de Tiradentes e o 12 de outubro não eram feriados naquela época.
*

Mas eu sabia que todo dia era dia santo. Pelo calendário do Sagrado Coração de Jesus, da Editora Vozes, que meus tios compravam todo início de ano, eu ficava sabendo dos santos de cada dia. Tinha gente que botava nome nos filhos de acordo com o santo do dia em que nasceram. Meus pais não faziam isso. E ainda bem, se não eu chamaria “Copertino” ou então “Sofio”, já pensou?.
*

Em tempos relativamente recentes, os dias passaram a ter outras comemorações, além das centenas de santos que a Igreja Católica inventa. Os nossos bravos políticos começaram a criar “dia para qualquer coisa”. Acreditem: todo dia é dia santo e dia de alguma profissão ou de alguma doideira que algum deputado que não tem o que fazer inventa (claro, nosso país não tem problema nenhum para ser discutido, então que tal criar, por exemplo, o “Dia do Plantador de Laranja”?).
*

Nesse mês de junho, por exemplo. Vocês sabiam que hoje, dia 9, é Dia do Porteiro? Que amanhã é Dia da Língua Portuguesa? Depois de amanhã será Dia do Educador Sanitário? E as loucuras não param por aí: 21 de junho, Dia do Mel; 25 de junho, Dia do Quilo; 27 de junho, Dia do Artista Lírico, 28, Dia da Revolução Espiritual (???). E tem mais: vocês não comemoraram, mas 3 de junho foi Dia do Administrador de Pessoal; 6 de junho, Dia da Logística e 8 desse mês o tal Dia do Plantador de Laranja.
*

Mas nenhuma das comemorações se compara a que acontecerá no 24 próximo: o Dia dos Discos Voadores!!! Heim, que tal? Como poderemos celebrar esta importante data? Sugiro que a gente vá em peregrinação até Varginha ou São Tomé das Letras, ambas em Minas Gerais (por que é que mineiro se amarra em disco voador, Extraterrestres e correlatos?) e faça uma vigília, todos olhando para o céu, segurando cartazes como: “Não estamos sós”, “Venham em paz”, “Por favor, abduzam o Lula, a Dilma e todo o DEM”, “Galvão filma eu”.
*
Veja bem, eu não estou sacaneando quem acredita em OVNI. Sei muito bem que tem uns objetos voadores que não tem explicação zanzando pelos céus da Terra. Noutro dia, estive na casa do meu amiguirmão Luiz e ele me mostrou no You Tube, um monte de filminhos de discos voadores pelo mundo. Vejam só esse aí de baixo. Um ovni na Bélgica detectado no radar, filmado e observado por aviões da força aérea belga:

Minha surpresa é que algum político tenha tido a genial idéia de instituir o Dia dos Discos Voadores. Que a Igreja Católica diga que hoje, dia 9, seja Dia de Santo Efrém, não tem problema. Eles precisam ficar criando santos. Mas o que passou pela cabeça do débil-mental que dedicou o dia 24 de junho aos OVNI? E por que 24, dia de São João? Será que é para se confundir com os muitos balões que cruzarão o céu?
Bem, enquanto não chega o dia de comemorarmos os discos voadores, parabéns aos porteiros pelo dia de hoje.
M.S.
***********************************************
Na TV Antigas Ternuras, você vê uma gravação da TV italiana sobre um OVNI sobre a Bélgica.

20 comentários:

Anônimo disse...

Saudade de vir aqui te ler e me deliciar com as curiosidades ternas e saudosas!E todo dia mesmo é dia de alguma coisa.Mania de brasileiro? Um forte abraço!

Moacy Cirne disse...

Dia dos Discos Voadores? Tentarei reler algum conto de ficção científica a respeito do assunto. E eles são muitos... Minha viagem será puramente mental. Abraços.

J.F. disse...

Marco, Dia dos Discos Voadores: É legislação em causa própria! Coincidentemente, sem saber que era esse dia, fiz um post mostrando que o prédio da Câmara de Deputados é um disco voador que aterrizou de cabeça prá baixo. Verdade! E que muitos deputados, de verdade, são ETs. Por isso as propostas muito lógicas (para eles!), mas que nós não conseguimos entender. Abração.

Francisco Sobreira disse...

Marco,
Como é regra nas suas postagens, com algumas exceções, você me fez voltar à infância ao falar daqueles calendários com folhinhas, a cada dia informando o santo daquele dia. E de fato, muitas crianças tiveram o seu nome inspirado no santo do dia em que nasceram. Ainda bem que os seus pais não escolheram dessa forma o seu nome. Sofio, então, cruz-credo. Por fim, você sabia que, ontem foi o Dia do Pão? Um abraço.

Anônimo disse...

Bem,eu tbem acho um grande absurdo este negócio de instituir dia de tudo que é coisa. Demagogia pura,eu diria.
Qto aos discos voadores,com ou sem dia pra eles,eu gostaria muito de ver algum.
Mas quem não queria,não é?

Abração,MARCO

Anônimo disse...

hihihihihi!
Você foi falar em dia do disco voador e vai ter gente aqui cumprimentando todo mundo pela data.
Os comerciantes vão logo dizer que a data é ótima para se trocar presentes.
E se alguem inventar que o ET vai trazer um presente para as crianças, então, estaremos perdidos!
Meus blogs estão atualizados a espera de sua visita.
http://www.cuidadoestaoteespiando.blogger.com.br.
http://www.bisavo.blogger.com.br

BABI SOLER disse...

Depois d eler isso descobri que não existem mais dias sem datas especiais.
É o que parece,rs!

Anônimo disse...

Pois é, caro amigo!

Se nossos políticos tivessem mais o que fazer, não ficariam inventando "novidades" sem pé nem cabeça pra homenagear. Mas, pensando melhor, quem sabe se o inventor desse dia não é, ele mesmo, um ET, entre seus pares?

Abraços.

Anônimo disse...

OLÁ,AMIGO MARCO!
Passando pra ver as novidades e agradecer sua visita.
Adorei seu post! Realmente agora tem dia de tudo!!!
E tb acho que dia 24 é o dia dos OVNI, por causa dos muitos balões no céu!!! Quem sabe os Ovins se misturam no meio deles neste dia!!!RSS...
"Se você sabe explicar o que sente, não ama,
pois o amor foge de todas as explicações possíveis."
(Carlos Drummond)
Tb venho dizer que postei mais dois capitulos do Vidas da Vida.
Um Feliz Dia dos Namorados,Amanhã!
Beijos,
MARYAM.

Lila Rose disse...

Haha, não sabia que tinhamos tantas datas "especiais", querido!!!

De qualquer maneira, um Feliz dia dos namorados pra ti.

Bisous.

dade amorim disse...

Puxa, passou o dia e eu não cumprimentei os porteiros do prédio nem me lembrei deles na oração ao santo do dia (que não sei qual foi). Mas você é mesmo uma fonte privilegiada de informações, Marco :) Beijo por isso e por me lembrar antigas ternuras (meu pai comprava o calendário do S.C. todo ano).

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco! Eu ainda compro destas folhinhas pra minha mãe. Sempre gostei das receitinhas e joguinhos que vem atrás (a do Sagrado Coração. Bem, quanto aos nomes, eu agradeço por meu api gostar mais de música, senão, como você estaria "frita"!
Eu sou fã de ovnis e coisas do gênero, mas daí a ter um dia só pra eles, é motivo de rir mesmo! E por falar nisto hoje tem programa sobre eles, as 22h no History Channel,rsrs. Por que mineiro gosta tanto de disco voador? Vai ver que é porque adora encontrar com as estrelas...Ou, como no meu caso, por não ser deste planeta...
Mas veja As Pedras de Ica (já leu?), veja as casas gigantescas, os desenhos de Nazca, tem alguma coisa estranha por aí...
Adorei seu texto!
Beijo!

Mimi disse...

kkkk, mas eu chorei de rir agora, e, para sua informação e meu empirismo, eu deixo no telhado da minha casa o escrito: "OVNIS pousem AQUI!!!" , aprendido com o garoto Calvin e seu fiel Hobbes.

Hoje é dia de eu te dizer que suas antigas ternuras possuem a estranha magia de me dar um banho de bem estar!

bom demais, demais

(Ternurinha, não resisto e adianto, acho que vou buscar meu livro por aí na Maravilhosa Cidade. Topas?)

ninguém disse...

É, amigo. E acaba de ser criado o dia dos burros do Brasil, que vão ter de pagar mais uma taxinha "para a saúde pública"! Sobre santos do dia: minha avó paterna, que Deus a tenha, uma descendente de índios com negros, era das que davam nomes aos netos. Tenho uma prima que se chama Inácia Regina. Nasceu no dia de Santo Inácio num hospital chamado Regina! Que tal?
bj

Anônimo disse...

Eu sabia que cada dia tinha um monte de designações religiosas, agrícolas, etc, etc...
Mas, é sempre curioso saber cada uma delas! :D
*.*

Anônimo disse...

Todo é dia de Santo Rei!!!
Queridoamigopratodavida, ainda tenho calendário do Sagrado Coração de Jesus, compro ali nas Edições Paulinas ou na Casa Cruz, lembra? rss
Eu estou de casa nova e você ainda não foi me ver, puxa! magoei ;)[brincadeirinha]
Vamos nos ver pois estou em cócegas para ter seu livro nas mãos.
dias lindos
beijos

benechaves disse...

Pois é, Marco, tem dia pra tudo, hein? Acho que tais políticos não têm o que fazer e ficam inventando essas besteiras todas. Eles não sabem criar nada de sério para o país e somente fatos sem eira ou beira.

Um abraço...

*Maira* disse...

O blog está ótimo parabens!
Adorei o post de baixo, 100 comentarios rs beijooooooos

Mimi disse...

TErnurinha, tem uma indicação para vc no blog meu...

muitos beijos, muitos e muitos

jguerra disse...

Olá. Li bem? Não estás gozando? Dia do disco voador? Ai para onde vamos... bom meio de gastar erário público!! LOL!!
Devia haver um dia para ti, para mim, etc.
Abraço