sexta-feira, junho 20, 2008

Férias! É tempo de viajar


Julho está chegando e é tempo de férias escolares. Muita gente aproveita, reúne a família e põe o pé na estrada naquela viagem há tanto tempo sonhada. Quando eu era mais mocinho, eu e minha família viajávamos neste período. Normalmente, íamos para Minas, onde minha tia morava. Era uma barato! Passei muitas e inesquecíveis férias viajando para as Gerais.
*
Talvez você, que está me dando o prazer de ler, esteja pensando em reunir a molecada, jogar uns panos de bunda na mala e botar o pé no jato. Mas não sabe para onde ir, nem tem idéia do que encontrará lá, no desconhecido exterior, certo?
Pois seus problemas acabaram!
*
A Agência de Turismo Antigas Ternuras já verificou onde tem ótimos e inesquecíveis lugares e vai mostrá-los para vocês inteiramente de grátis. E ainda incluirá dicas fantásticas nesta apresentação. De nada. Não precisa agradecer. Vamos lá?
*
Que tal Portugal? Terra de nossos antepassados, berço de nossa cultura, pátria do bolinho de bacalhau... E por falar em bacalhau, temos uma sugestão de cidade para você começar o seu périplo por terras lusitanas. Veja a foto abaixo:

Esta região possui vinhedos maravilhosos. Fica nos arredores de Lisboa (30 km) e é uma localidade aprazível, famosa pelo aroma que vem daquelas paragens. Já se ouviu muito homem dizer que ali é o melhor lugar do mundo. Em boa parte do ano lá é quente e úmido e há muito movimento. É um vai e vem intenso que dá enorme prazer a quem anda por ali, especialmente os jovens rapazes. Aliás, foi um deles que, por chiste, colocou um tracinho no “l” da placa, transformando-o em “t”. O nome original da cidade é Bucelas.
*
Caso você seja um aventureiro e aprecie fortes emoções, recomendo que você vá conhecer esta cidade da Nova Zelândia:

Gosta de esportes radicais? Ah, então você precisa conhecer esse lugar! Tem muito vento por lá. Tudo bem que há os que reclamam, dizendo que é sujo, com restos de comida pelos cantos, mas quem se importa, não é? Só sei que tem muita gente de olho no lugar. Se lá tem espaço? Olha, dizem que é enorme!
Quer saber onde fica? Aqui está um mapa.

*
Huuum... Já sei. Você prefere lugar mais próximo, e, consequentemente mais em conta, não é? Pois então eu sugiro que você vá ao Chile. Bons vinhos, clima agradável nessa época do ano. Que tal conhecer Valparaíso? Saindo de Santiago, por uma excelente rodovia, você chega lá em pouco mais de uma hora (117 km). Em chegando lá, a dica para comer é este restaurante abaixo:

Você nem precisa reservar. É só chegar, entrar e sentar. O compadre está sempre pronto e sabe do que você gosta. Tenho certeza de que você vai adorar e passará bons momentos neste esplêndido lugar. Experimente lá os “ovos mexidos”. Você vai gemer de tanto prazer em desfrutar desta maravilha.
*
Mas eu se fosse você, faria um esforço e iria para a Itália. Ah, la bella Italia! Tantos lugares maravilhosos para se conhecer! E recomendamos um que estou certo você vai adorar. Este aí da foto abaixo:

Este é um lugar feito pra você. Caraglio se localiza na província de Cuneo, na região do Piemonte. Quando você avista o lugar de longe, acha que ele é pequeno. Mas quando você chega perto, constata que ele é enorme! O que você pode fazer lá? Bem, sugerimos que você vá visitar a Casa do Caraglio. Foi onde morou o artista Giovanni Jacopo Caraglio (1505-1565), autor de belas obras ligadas à mitologia como esta aqui:

Na Casa do Caraglio, há muito espaço livre e uma programação intensa para receber crianças. Portanto, se seus filhos estiverem muito agitados, fazendo muita bagunça, basta você mandá-los para lá, que eles vão se divertir a valer.
*
Pode ser que você queira esticar sua presença na Europa e conhecer outro país. Recomendamos que você vá até a Suécia. Ah, Estocolmo é uma cidade linda! Um passeio maravilhoso, pode crer. Depois de andar bastante, vai bater aquela fome e vocês vão querer comer, não é? Pois se vocês estiverem na estrada e virem uma placa como essa abaixo, podem ir sem susto:

Em sueco, “foder” significa “refeição, alimentação” (sério!). Ou seja, se você quer comer na Suécia, basta falar “foder”, fazendo o gesto característico, que eles te mostrarão o que tem de fazer. Assim, se alguém da sua família insistir que está com fome, diga para ele “vai se alimentar”, em sueco, que logo, logo, ele vai procurar seu rumo.
*
Bem, amigos do Antigas Ternuras, espero que tenham apreciado as sugestões e dicas que nós apresentamos aqui, com muito carinho. Agora, não tem desculpa! Arrume as malas, escolha um destino e vai com Deus! Não esqueça de levar a sogra.
M.S.
***********************************************
Queridos amigos, a partir deste domingo no Playground dos Dinossauros, tem um texto inédito meu sobre festas juninas. Quem quiser me dar a honra... É só clicar no link.
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve o inolvidável Charles Trenet, cantando de sua autoria essa graça de música chamada “La Mer”.

29 comentários:

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco!
Tem cada lugar heim? Minha prima me mandou um email com uma cidade que tem o mesmo nome daquele lugar pra onde a gente manda as pessoas. Vou achar e enviar pra você. Mas eu acho que vou ficando por estas bandas (eu disse bandas)daqui mesmo,rsrs.
Divertido seu post.
Vou ler seu post no Playground depois.
Um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

O Ministério da Saúde adverte:

As viagens aqui propostas fazem muito bem para todos, desopila o fígado de tanto riso, acaba com as rugas de expressão, já que a expressão será de alegria e anima o corpo para sentadinhas básicas e prazerosas...

Amigopratodavida, você se mostra um expert em viagens de férias[nada escolares, pelo menos nos nomes dos lugares] kkkk

Adorei, estava mesmo carecendo de boa risada.

E nosso suco pra eu receber em mãos seu livro, heim?
Aff! parece obra de igreja, não sai nunca :)

dias lindos querido
beijos

Anônimo disse...

Que delicia viajar por lugares tão lindos, sem sair de meus comodos, sem gastar nada e ainda tendo como cicerone alguém, talvez um pouquinho malicioso mas muito criativo e interessante.
Parabens pelo lindo texto
Uma boa noite com sonhos povoados de anjos e muito obrigada pela linda viagem!

Anônimo disse...

Meu amigo,

até sabia que você gostava de viajar, mas não sabia que era tão viajado assim, a ponto de dar as indicações dos melhores lugares aonde ir e até o que fazer por lá.
Pela seleção, devem ter sido lugares que marcaram sua vida para sempre. E eu me divertí à beça...

Grande abraço.

Anônimo disse...

Adorei as dicas, mas sabe? Vou preferir ficar por aqui.Rs! Um beijoo! ;*

Leonio Matos disse...

Fala Marcão!!! Aparece por lá no cruviana.blogspot.com , melhor que ir pra esses lugares, a não ser pra Portugal, hehehe... Abraço.

Lulu on the sky disse...

Ai quem dera viajar. Mas estarei trabalhando.
Big Beijos

dade amorim disse...

Independente dos nomes sugestivos, é muito bom viajar, Marco. E mesmo que seja só pelo Brasil. Beijos.

Mimi disse...

Eita que eu já fui parar em lugares assim!!!
Não pergunte como nem por que!

hahahaha!

Ai, Ternurinha, eu precisava do sabonete que você me passou. (sabonete que sabão é muito forte). Não sou aquela pessoa MESMO!

Aceito o botão de rosa e convido vc a ler algo mais agradável no blog meu.
Espero que você e os que você ama estejam bem.

Excelente fds pra ti.
E vou parar de usar o tow(tô) pegou mal o post todo, eca! mea culpa...

Moacy Cirne disse...

Sou candidato a uma das viagens previstas pela Agência de Turismo Antigas Ternuras. Mas, confesso, dispenso uma possível ida ao Chile. Já a viagem à Suecia priomete ser bastante interessante. Um grande abraço.

Moura ao Luar disse...

Adorei a dica mas acho que preferia algo menos invulgar ;-)

Anônimo disse...

Só vc mesmo,MARCO,hehehe. E que viagens não seriam,hem,rsss

Abração e uma otima semana!

Anônimo disse...

Prezado amigo,

existem homens que nao escrevem, homens que dominam o poder da escrita, e homens que escrevem poesia, mas TODOS vivem poesia!
obrigado pela visita!!!
podes ajudar o fogo anda comigo, seja com a divulgação do projeto, nos linkando em seu blog, fazendo um materia sobre a iniciativa...sei lá!
Neste Sarau Amplificado, proclame poesia!
nos envie poemas seus, que gostes, ou ate do vizinho que reclama por nao ter espaço de divulgação (mas sempre com autoria, viu?)!
queremos divulga-las!

mas se queres mesmo me ajudar, ao ponto de comover, VIVA POESIA!!!
abraço
silas

Anônimo disse...

Pergunte se estou rindo...rs Você é...já repeti isso, mas falo de novo, é um humorista nato!!
Eu quero ir para qualquer desses recantos lindos, com nomes tão sugestivos! Mas, confesso: gostei mais do último!! rs E agradeço as sugestões. Vou passá-las adiante, por aqui...pro meu povo!! rs
Beijos muitos.
Dora

Anônimo disse...

Hoje estamos com o humor ainda mais em alta! looool
Eu voto em Portugal! hehe
Mas, não apenas em Bucelas. Podem passar por lá, mas há locais bem mais interessantes! ;)
Boa semana! *.*

Luma Rosa disse...

Ah, Marco!! Que bom que avisou sobre os nomes. Existem muitos lugares estranhos, bonitos e sugestivos espalhados pelo mundo.
Coloquei "La Mer" para tocar no "Luz" com minha voz, mas não contei pra ninguém hehehehe estou contando agora pra você.
Conheço Valparaíso, o lugar do por do sol mais bonito. Pena que agora, navios-traineiras japoneses enfieiam a praia.
Boa semana! Beijus

Dilberto L. Rosa disse...

Falou, primo: isso que chamo de um bom "programa de férias", aproveitando a espirituosidade de teu texto e do ótimo encaixe (opa, de novo...) entre as ótimas informações e o qüiproqüó dos sugestivos nomes dos lugares! Forte abraço, meu viajado amigo!

Anônimo disse...

Oi Marco, tudo bem com você? EU não estou bem. "Ri tanto com seu post"... Você é demais. Beijosss, fique bem. MM
OBS: Marco, o vídeo da entrevista no Jô, não abre, Que faço?

Anônimo disse...

Marco, não estou bem porque ri muito com seu post, viu? Beijossssssssssssssssssssssss

benechaves disse...

Oi, Marco: cada país com seus hábitos e costumes, hein? Bacana uma viagem dessas, principalmente se o 'l' da primeira alternativa fosse mesmo um 't'. Aí valeria a pena um passeio no referido lugar (rs).

Um abraço...

Anônimo disse...

Fiquei perdido com tantas sugestões!
Sem ajuda de uma agência especializada como a Antigas Ternuras, fui certa vez para Intercourse que fica pertinho de Paradise, no estado de Pensilvânia! Muito parecido com a sua primeira sugestão, muito movimento de vai e vem, e até pessoas de idade curtem bastante.
Abraços!

Stella disse...

Boa tarde, Marco!

Mas vamos por partes que eu primeiro preciso parar de rir antes de conseguir, ou melhor, antes de tentar dizer o que de mais achei engraçado no seu texto.

Deixa eu ver... acho que a cidade italiana. Jamais imaginava que existisse um lugar físico no mundo onde eu poderia mandar não apenas muitos pestinhas (essa opinião não é geral em relação às crianças pois bem como existem adultos incríveis existem chatos também, o mesmo ocorre com as crianças). Mas se analisar bem, existem outras pessoas que, seria perfeito, irem passar as férias lá, bem longe de nós. Seu vizinho chato, a sogra que vive pegando no pé. Em suma, estas pessoas merecem umas boas férias (bem longe de nós!). Então, encheu a paciência, é só procurar a Agência de Turismo Antigas Ternuras. rs

Bom, mas tirando as brincadeiras e pilhérias, eu realmente gosto de ler estes seus textos. Quem dera eu ser tão criativa. Um dia eu aprendo!

Abração pra ti, Marco, e boa semana!

'Té mais!

Anônimo disse...

Meigo o seu blog...
Eu também faço aniversário em setembro, não pisei naquela lama, mas ajudei a colocar o último prego na cruz...rs


Um abraço!

BABI SOLER disse...

Olha, vc é uma figura!
Beijo.

Mimi disse...

Gabriel tá 100%!!!

E eu, 100% gosto de vc!

beijos ansiosos por novos posts teus.

*Maira* disse...

hahahahahahahahaha
como sempre, o post esta divertidissimo hahahahh
parabens!!!

beijo

Chellot disse...

Lugares parasidíacos pra ninguem botar defeito. Hehehe.

Bjs de sol.

Anônimo disse...

Um ótimo roteiro turístico hehe legal

Lena Gomes disse...

Olá, doce Marco! Adorei as dicas... quando for a Portugal de novo, vou ver se passo por essa plaquinha pra trazer uma foto... hahaha... de fato lá tem uns lugares com nomes espetaculares. Inclusive um q se chama Coito de Midões... fora outros. E aqui mais pertinho vc sabe muito bem q tem Pau Grande, terra do inesquecível Mané. Quando quiser, passa lá. rsrsrs... Inclusive neste fim de semana a "cidade" está em festa.
Grande beijo pra ti.