sexta-feira, abril 04, 2008

Antigas Ternuras no "Arte com Sergio Britto"


Pois é, caríssimas e caríssimos.
Nesta terça-feira (8/04), às 22h, o programa “Arte com Sergio Britto”, da TV Brasil (antiga TV Educativa, não confunda com o Canal Brasil), vai exibir a entrevista que o famoso ator e diretor teatral fez comigo sobre o meu livro “Popularíssimo – O ator Brandão e seu tempo” (veja a capa aí ao lado).
*
Gravamos uns 20 minutos de papo, não sei se eles vão exibir tudo (acho difícil). De qualquer forma, foi uma conversa bem agradável com meu antigo professor de arte dramática, meu diretor em várias peças, meu companheiro de palco em algumas, e meu parceiro de autoria em “Cafona, sim, e daí?” (apontada como uma das melhores peças de 1997).

*
Na última quarta-feira (2/04), O Globo e o Estado de São Paulo publicaram matéria sobre o meu livro. Transcrevo-a abaixo:
UMA FIGURA E SEU TEMPO
Livro sobre o ator Brandão retrata o Teatro no Brasil nos Séculos 19 e 20

Quem diria que Leonardo di Caprio inspiraria um livro sobre um brasileiro que fez sucesso no final do Século 19 e início do Século 20? Pois foi ao ver um livro sobre o ator americano que o pesquisador, ator e jornalista Marco Santos percebeu que artistas brasileiros do passado caíam no esquecimento, enquanto o jovem di Caprio já tinha até biografia (isso foi em 1997). Esse foi o estopim para “Popularíssimo: O ator Brandão e seu tempo”, livro que não só aborda a vida e obra de Brandão (1844-1921), como conta histórias dos primórdios do Teatro brasileiro.
Na verdade, o autor pretendia escrever sobre Brandão Filho, herdeiro do ‘popularíssimo’, que ficou conhecido pelo personagem Primo Pobre, que contracenou com Paulo Gracindo no Rádio e na TV. Foi o filho que ‘apresentou’ Santos ao pai. O autor pesquisou por cinco anos, leu 70 livros e entrevistou familiares, estudiosos de Teatro e até uma contemporânea de Brandão, a atriz Cordélia Ferreira. Com prefácio de Domingos Oliveira, o livro é recheado de casos engraçados e curiosidades.

*
É isso aí, amigos. Estou esperando comunicação de um político de São Paulo que se interessou por apoiar o lançamento do meu livro na terra da garoa. Aviso a vocês quando acontecer.
*
Enquanto isso, o livro pode ser encontrado na Leonardo da Vinci, Livro Antigo, Letras e Expressões, Argumento (todas no Rio de Janeiro), Cultura (SP e Brasília) e pequenas livrarias de Belo Horizonte. E também, vocês sabem, diretamente comigo, pelo endereço popularissimo@gmail.com, ao preço de R$ 40,00.
(*) A TV Brasil é canal aberto. No Rio, passa no Canal 2. Em alguns estados, São Paulo inclusive, ela é transmitida pela TV Cultura. É o mesmo canal onde passa o programa Sem Censura)
M.S.
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve “Smile”, por Carmem Cavallaro, tema do velho programa Grande Teatro Tupi, do qual o Sergio era uma das estrelas.

25 comentários:

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco!
Parabéns! O seu trabalho é merecedor de toda divulgação. Não sei se daqui conseguirei ver este canal, mas pode saber que tentarei.
Então, sorria, assim como a linda música de Chaplin diz.
Sucesso pra você e um excelente final de semana!

dade amorim disse...

Que ótimo, Marco! Dessa vez só mesmo uma força maior (mas muito maior) me impede de ver a entrevista. Adoro o programa do Sérgio, uma das figuras mais simpáticas de nosso teatro. Vejo sempre que posso. E agora está na agenda mais ou menos infalível bem aqui a meu lado.
Beijo e sucesso sempre.

Lulu on the sky disse...

Obrigada pelo link amigo.
Big Beijos

http://graceolsson.com/blog disse...

Marco, boa sorte a ti.
Não sei se lembras de mim. Eu t enviei um email quando estva na Suecia, mas seu livro chegou ás minhas mãose fico me perguntando se eu serei capaz de escrever um livro desse nível. Queira Deus eu consiga chegar lá...rs
Mas sonhar é preciso.
Disa felizes.

Moacy Cirne disse...

Ficarei atento, claro. Terça, né? Um abraço. E parabéns pelo sucesso.

benechaves disse...

Pois é, amigo, você tá ficando famoso, né?(rs). E que bom isso! Importante essa sua entrevista com o Sérgio Britto. Parabéns e boa sorte e sucesso!
Sobre a reencarnação, não me ligo muito nisso. Porém respeito a opinião de quem acredita e não discuto.
De qualquer maneira você trouxe à tona um tema polêmico e que gera contradições entre os pareceres de uns ou de outros.

Um grande abraço...

Anônimo disse...

Marco! Marco! Se houver lançamento em S. Paulo, você estará ao lado do livro, em carne e osso e simpatia? Dessa vez, então, quem sabe eu o conheça pessoalmente? No programa do Jô, eu olhei bemmmmmmmmmmm você...rs
Agora, na terça-feira, dia 8, vou ver você, de novo!!!
Na outra encarnação( se houve, mesmo...) você bem que poderia ter sido um "monge", realmente. E guardou daí a paciência, a benevolência, a arte e o dom de cativar as pessoas, pela sua própria forma de viver...
Grande Marco! Admiro-o.
O "Carpe Diem", que você sempre deseja a todos nós, desejo-o, com veemência, a você!
Dora

Tina disse...

Oi Marco!

Nossa quanta novidade boa! Está ficando cada dia mais requisitado, estou gostando de ver seu talento reconhecido. Parabéns mesmo.

E continuo esperando você aqui na "terra da garoa"! Não deixe de avisar, combinado?

beijo e bom fim de semana.

Rui de Lucca disse...

Gostei bastante do blog, meu velho companheiro de letras.

Conheci-o através do blog do Marconi.

Abraço.

P.S: Convido-o para visitar o meu também:

http://espereeveja.blogspot.com

Anônimo disse...

Marco,

vejo que seu talento anda recebendo o merecido reconhecimento. Procurarei não perder o programa. E agora vou lá, brincar de descobrir quem fui no passado.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Grande MARCO.

A gente não se conhece,mas fico muito feliz ao ver um amigo blogueiro sendo reconhecido pelo seu trabalho.
Dignificante,sabia?

Tomara que o tal político consiga viabilizar sua vinda pra ca.

abração e uma otima semana!

Janaina disse...

Ai, tomara que desta vez eu consiga ver! :)

ninguém disse...

Marco! Você merece mais e mais e mais. Parabens!

Anônimo disse...

Oi querido Marco,Parabéns! O seu trabalho é merecedor de toda divulgação e claro que vou assistir sem piscar,te adoro e te admiro muito,vc é especial,desejo toda sorte que possa existir , vc é um genio,lindo começo de semana com muita luz ,bjsssssss

Mimi disse...

ah, mas não perco essa entrevista por nada!

Nem o lançamento aqui em SP!!

Marco o reconhecimento pelo teu trabalho é algo que me enche de prazer e orgulho porque vc MERECE muito!

um beijo e uma abraço

Mimi disse...

E eu ando meio melancólica por conta dos meus bichinhos adoentados, daí surgem textos que parecem tristonhos, mas a vida segue boa para Mimi!

mais beijos

M. disse...

Uia! Olha meu amigopratodavida aí gente!!!
É isso querido amigo, todos os louros para quem merece!
dias lindos,
beijos

Anônimo disse...

� hoje, n� Marco? Que vou assistir ao programa!!!!!!!!!!!
Beijos.
Dora

Luma Rosa disse...

Marco, fico feliz em presenciar você colher frutos de um trabalho tão primoroso!
Setenta livros?? Show menino!! Beijus

Anônimo disse...

Acabei de vê-lo ao lado de Sérgio Brito! Você, esbanjando simpatia...
Morri de rir dos dois casos, ou melhor, das cenas com armas...A do suicida é ótima! E, com você contando...rs
Bravo, amigo!
Abraço enorme!
Dora

Anônimo disse...

nao acredito to muito triste té choeri nao consigo pegar esse canal de tv,tenho a antena cabo net e nao pega a tv Brasil ,to olhando o canal tv cultura ,mas nao está nem anunciando,que tristeza queria tanto te ver,eu moro no interior de S.P Taubaté, me avisa quando for passar na tv cultura por favor, bjss

Marcos Pontes disse...

Que pena que fiquei sabendo tarde demais.
Marcão, para quem leu seu livro, como eu,sabe que qualquer divulgação é justa.
Boa sorte em SAmpa e no resto do país.

Anônimo disse...

MARCO EU TO ASSISTINDO O CANAL TV BRASIL,ACHEI MAS É O MESMO TV CULTURA E TA PASSANDO JORNAL DA CULTURA JA SAO 10 E 20 TO IMPACIENTE QUERIA TANTO TE VER ,MAS NAO ESTÁ PASSANDO AQUI SNFFFFFFFFFFFFFF.TO MUITO TRISTEEEEEEEE

Anônimo disse...

Nossa, que chique! Espero muito sucesso pra voce!

Um Abraço

Anônimo disse...

Mas, tu mereces todos esses reconhecimentos e carinhos!
:)
Grande Marco!!! lool
*.*