segunda-feira, janeiro 21, 2008

Lendas - Um post de verão


Todo mundo gosta de verão, não é? Bem, quase todo mundo. Confesso que o verão carioca me tira disposição. Isso aqui parece a boca do vulcão Vesúvio! Eu fico pensando em líquido, muito líquido. Tudo de frio, gelado e refrescante que existe. Um bom suco, um chá com gelinho picado... Penso em sorvete, também. Mas estou de dieta, como compensação da suruba alimentar que foi meu Natal e Reveillon. Engordei muito mais que devia e agora fechei a boca.
*

E neste tempo fervente de fritar miolos, meu liqüidificador tem trabalhado alucinadamente. Fico inventando bebidas refrescantes para dar uma folga na quentura. Foi quando lembrei de uma lenda de meu tempo de menino. E acho que é lenda do tempo de menino até dos meus avós.
Manga com leite, mata.
Recentemente, vi um comentário da querida blogueira Chuvinha lembrando exatamente desse dito popular.
Será que mata mesmo?
Bem, se matasse, haveria uma hecatombe monumental entre os que apreciam sorvete de manga. É só dar uma olhada nos ingredientes e vocês verão que tem polpa de manga e leite na composição da guloseima. Além disso, se matasse eu estaria falecido há bastante tempo, pois gosto de fazer um suco que os americanos chamam de mango milk.

Dou a receita:
Junte num liqüidificador três partes de suco de manga (pode ser de caixinha, pode ser a própria fruta) e uma de leite (pode ser desnatado, integral, até leite em pó). Gelo a gosto, açúcar ou adoçante de acordo com a preferência do freguês. Bata tudo por cinco segundos. E pronto!
Podem beber sem susto que ninguém morre.
*


Mas como é que surgiu esta lenda?
Pois é. Isso vem do tempo da escravidão. A explicação tem variações. Mas uma versão corrente diz o seguinte. Os meninos escravos que eram incumbidos de ordenhar as vacas pela manhã, aproveitavam a bebiam parte do leite. Depois, iam se fartar nas mangueiras do quintal. Foram proibidos de fazer isso, mas sabe como é, criança sempre dá um jeitinho. Se não podiam comer manga de dia, atacavam as frutas de noitinha, antes de irem para a senzala. Os capatazes descobriram e inventaram um estratagema: envenenaram os moleques e disseram para todo mundo que foi por causa da mistura de manga com leite. A notícia correu chão. “Manga com leite faz morrer!”. Tinha até um ditado assim: “Manga de manhã é ouro, de tarde é prata, de noite mata”. Com isso, a força da crendice popular deu “verdade” à lenda. Como já foi dito, “uma mentira contada muitas vezes acaba virando verdade”.
*
Tem outra lenda bastante difundida, especialmente no Rio de Janeiro.
Chá-Mate causa impotência.

Há quem inclusive apelide mate de “broxante”. Nas praias cariocas, é a coisa mais comum chamar o vendedor de mate gelado assim:
“Aê, dá um broxante aqui!”
E então? Mate transforma o que é meio-dia em seis e meia ou isso é tudo invenção dessa povo ingrinorante?

O que eu já ouvi/li de “teorias” sobre mate, é uma festa... Que todo chá rouba cálcio dos ossos, que causa anemia por eliminar o ferro do organismo, que provoca gastrite e, é claro, causa impotência sexual. Ora vejam vocês: A China é o maior povo consumidor de chá no planeta e curiosamente é o que tem maior população. Se chá causasse broxice, como é que os chineses fariam tanto filho se deveriam ter o pinto amolecido feito pelanca de alcatra? E os ingleses, que também tomam muito chá? Será que eles também estão com o pinguilim mais para chicotinho do que para mastro de bandeira?
*
Pelo visto, tem mito brabo nesta história. Fui pesquisar na área científica, porque nada é melhor que ciência para derrubar lendas. Tem um site, esse aqui, ó, que descreve as características da erva-mate e ainda cita duas dissertações de mestrado (uma de Renato Kaspary e outra de Eunice Valduga) que tratam do assunto. No texto, tem um trecho que fala assim:

“A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele. As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.”*
Arrá. Então a característica broxante do mate é lenda, mesmo. Mas, como é que isso começou?
Fui pesquisar e vi duas correntes. De certa forma, as duas apresentam motivações semelhantes. Uma, fala do Exército e do serviço militar obrigatório. A outra, fala de um determinado colégio administrado por ingleses. Acho a segunda mais plausível. Vamos a ela.
*

Num certo colégio de internos masculinos no interior de algum lugar do Brasil, os professores ingleses estavam muito preocupados com o volume de hormônios dos rapazes. Masturbação, brigas, discussões, enfim, tudo aquilo que é comum entre adolescentes, lá no internato estava acontecendo de forma um tanto exacerbada. Daí, o britânicos tiveram a idéia de jerico de secretamente colocar calmante no chá (ou no mate) que os fogosos rapazes ingeriam pela manhã e a tarde. Resultado? Bem, os moços ficaram calminhos, calminhos. Incluindo, é claro, aquela certa parte do corpo que está localizada entre a virilha esquerda e a direita...
Quem percebeu que estava acontecendo algo de errado, colocou a culpa no mate. Se antes, o bigorrilho ficava duro que nem um gato conseguiria arranhar e ultimamente, o dito cujo andava mais para chicletinho... O culpado era do mate. Logo, mate só podia ser broxante!
(A versão dos soldados do Exército era muito semelhante a esta)
*

Bem, amigos da Rede Globo. Eis aí duas explicações para lendas que muitos juram de pés juntos que é pura verdade. São os mesmo que acham que apontar estrela faz nascer verruga no dedo, deixar chinelo virado para baixo traz a morte para dentro de casa, assobiar de noite chama cobra... e vai por aí a fora.
*
Já andei escrevendo aqui que acreditar em tudo o que se ouve/lê sem tirar a limpo é disseminar o erro. Engolir historinhas sem mastigar direitinho é tornar “verdade” o que é absolutamente mentiroso.
É ou não é?
M.S.
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve “Tempo de Estio”, de e com Caetano Veloso. Já pintou verão, calor no coração!

33 comentários:

Anônimo disse...

Ola

Estou aqui por que vi um comentario seu no blog do Zeca, Janelas abertas... somos amigos por muito tempo, so que pelo acaso do destino perdemos contato... todos os telefones que o pertencia nao atende mais... nao tenho noticias dele, gostaria muito de entrar em contato... sera que vc pode me ajudar?!!!
Se puder entrar em contato comigo no email (maneiromonteiro@yahoo.com.br) agradecerei de coração, preciso de noticias do Zé.....
obrigado e uma semana iluminada

Anônimo disse...

Pois é... imagina se erva mate fosse broxante, imagina os gaúchos? A gente já acorda tomando mate... escova os dentes com a erva... rs
E o povo lá é bem elétrico, até porque mate tem cafeina, sendo estimulante (além de diuretico e as saponinas naturales ajudarem na circulação do sangue... enfim... rs)

adorei o post!

bjos

ps.: e dias mais amenos para ti :D

Luma Rosa disse...

Parece que papai do céu ouviu as suas orações; chove e faz frio no Rio!
Marco, toda bebida que contém cafeína, tomada em demasia, causa anemia. Isso porque os globulos vermelhos são destruídos. Álias, tudo em excesso faz mal. Veja por exemplo, a carqueja, que muitos dizem que o chá é bom para o fígado; o chá da carqueja é indicado para quem está com anemia, no entanto, se ingerido à vontade, faz caminho inverso e destrói as células do fígado. Bom, essas células se regeneram rapidamente.
Marco, você já tomou o "Clight" lima-limão? Muito bom! Bem geladinho e não precisa bater no liquidificador. É ecologicamente correto e sem açúcar.
A lenda da manga eu já sabia, não sabia a do mate. Que coisa!
Boa semana! Beijus

Anônimo disse...

É mesmo, Ternurinha, meu amigo-blogueiro querido! Eu adoro chá de todos os jeitos, desde menina! Mas uma coisa que não posso tomar é café... me dá um sono danado...
hahahaha!

Marco estava com muitas saudades de comentar por aqui. Não deixo de ler mas tantas vezes me falta o tempo de escrever.

Muitos beijos

Renata Livramento disse...

hahahhaaha adorei as historinhas, mas precsava disso tudo pra saber se mate é broxante?! era só vc fazer um test drive, "uai"...rs.ok, ok, brincadeirinha, não precisa responder...rs... até porque depois da imagem de uma "pelanca de alcatra", realmente qq coisa vai ser bem menos broxante....rs....rs...
Bjos!

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco!

Ah, eu também fui vítima destes ensinamentos na infância. Aqui, ainda peno na farmácia com pacientes que acreditam piamente que o Ascaris lumbricoides(a bicha... falado quase em sussurro para não acordá-la) nasce de um desejo que não foi atendido e toma conta da vítima de maneira terrível. É a "curtura" popular, transmitida por mais velhos que têm o dom de enfeitar as coisas e que certamente foram criadas para outros fins, como você brilhantemente nos mostrou.
Ontem vi sua cidade na tv, frio, neblina, parece que os dementadores e Vol... Ham..."Aquele que não deve ser nomeado" anda por aí, heim?
Adorei a postagem meu amigo, parabéns!
Beijo!

Marcos Pontes disse...

A maioria dos sucos que tomo é com leite, mas uma experiência eu não repito. Cheguei numa lanchonete em frente ao hotel em que estava hspedado e pedi abacaxi com leite. Meu amigo... Mal deu tempo de pagar a conta, atravessar a rua correndo e sentar no troninho. O efeito bombástico foi imediato e por pouco não faço nas calças.

Moacy Cirne disse...

Oi, adoro manga com leite, assim como também sou ligadão em mate com leite. Mas uma vez aqui no Rio, já faz tempo, relutaram muito em me preparar manga com leite. Só depois de muita insistência minha. Mais um pouco e me faziam assinar uma declaração responsabilizando-me por possíveis conseqüências (mortais). Um abraço.

Anônimo disse...

Custou,mas saiu! E saiu muito bem feito,viu?Eu nao conhecia a origem dessas crendices e agora posso dizer que conheco. Muito obrigada!
Ah! Um suquinho de melancia ( 2 fatias) comlimao (1) em jejume ao deitar pode ajudar bastante na dietinha , ta?

Márcia disse...

Que genial amigopratodavida, adorei as explicações dadas.
Hummm, adoro sorvete de manga e mate geladinho não tem nada igual, mas você sabe que meu irmão não toma mate? rsss, vou já,já explicar pra ele que é tudo lenda, aff!
dias lindos meu amigo
beijos

Anônimo disse...

eu sempre me pergunto como o carioca aguenta o verão?
rs...eu já me imagino numa piscina, com chá gelado ou um suco de manga, mais geladinho ainda...rs
como isso é privilégio de poucos bem sabemos...tenho tanta pena de quem trabalha nesse calor ...
Minha mãe até hoje acredita que manga com leite mata...rs...
Mas eu deixo ela pensar, até pq. não adianta mesmo...
rs

Beijo querido
no coração

Anônimo disse...

Um post de Verão... No meu Inverno! lool Mas, por acaso, também tem estado um sol bem apetitoso por aqui. Claro, nada comparado com o vosso, pois trago comigo um cachecol. lol Está sol, mas faz frio!

Adorei todas as histórias. Aqui também tem várias, como comer laranja à noite também mata, misturar com água é pior ainda... Um sem número de crendices! lol

Adoro o teu blog! Aprendo sempre imenso!!! :D
Ah, um T3, é um apartamento com três quartos de dormir( excluindo cozinha, sala, casas-de-banho). Quanto tem quatro quartos é um T4. Há T0, T1, T2...
Também aprendes algumas coisinhas comigo! lol

Beijos e continuação de uma óptima semana, com muitas coisas refrescantes! *.*

dade amorim disse...

Muito esclarecedor, Marco. Útil pra quem ainda acredita em tais lendas. E também pra quem não sabia que escravo não era considerado gente naquele tempo - e que ainda hoje há quem pense mais ou menos a mesma coisa dos diferentes, como os racistas, nazistas que nunca desaparecem de todo ou simplesmente quem se acredita melhor que os outros.
Bom trabalho, amigo Marco!
Beijo pra você.

Francisco Sobreira disse...

Caro Marco,
Essa de que manga, ingerida à noite, mata, eu já sabia. Também o dito popular: "de manhã é ouro, de tarde é prata, de noite, mata". Mas mesmo sabendo, é gostoso ler o seu texto, sempre engraçado, irreverente. A do mate, não sabia, não. Mais uma lição que você nos dá. Grande abraço.

Anônimo disse...

Oi Marco, estou igual. Li seu post, legal. Beijo MMartha :(

Nayara Lobo disse...

Nunca tomei manga com leite... tbm dificilmente acredito nessas lendas populares!
Nunca vi chá broxar... pelo q eu sabia chá era até estimulante (naum sexual!)!!!
Ah... eu gosto do verão... qr dizer, gosto em partes. Aki em MS em muuuito calor e abafado, daí chove e piora!
Bjin...

Anônimo disse...

Marco!
Seu blog é muito bom de ler!!!
Muito interessante!!
Essa da manga com leite eu também sabia! Minha avó contou!! E contou também que não se pode comer e ir toma banho, que também mata!! Rsrsrs! Lendo seu post eu lembrei dela e dei muita risada!! Essas crendices vem de longe, né?
Adorei a idéia dos sucos! Tb sou fã! Adoro inventar sucos refrescantes tb! Esse calor tb me dá um marasmo, não me sinto bem... Minha pressão cai. Rsrs!
Grande beijo pra vc!

Anônimo disse...

Adorei,MARCO.
Alias,abençoado MARCO,hehehe
Sempre tive como verdades estas "histórias".
Sobre manga com leite um pouco menos,mas já ouvi sim,hehehe
E o brochante eu até duvidava,pois adoro tomar mate,principalmente gelado no verão e,sinceramente,nunca tive problema qto a broxar,hehehe

Abração!

http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br/

Lila Rose disse...

Desse mal eu não morro, pois não gosto de manga!!

Mas, eu adoro mate. Na faculdade a gente aprende que o mate impede uma absorção eficaz de ferro, mas nada a ponto de causar anemia. Por exemplo, se você tomar mate no almoço, vai absorver menos ferro do feijão e tal...

Adoro mate, sem limão!

Bisous.

Bosco Sobreira disse...

Mais um excelente postagem-serviço, meu caro Marco.
Um abração.

Renata Livramento disse...

ei, tem um carinho pra vc no DD hoje, tá
bjos

Sandra disse...

Sempre aprendo algo legal quando venho aqui, o melhor é que acabo de descobri pq estou com anemia! Tomo chá a toda hora...

Só Magui disse...

Bom lembrete sobre o chá.Eu sempre tinha chá gelsdo no verão mas , não sei porqur ando esquecida dele.Vou providenciar porque com um pouco de limão é uma delícia.
O resto é supertição pura superada pela ciência e vale como curiosidade histórica tão bem descrita por vc.
http://somagui.zip.net

Anônimo disse...

Marco:
Não conhecia a explicação para o manga com leite mata, mas conhecia o dito, usado no interior onde fui criado. Quando ao chá provocar impotência, não a ouvi, não.

Anônimo disse...

Amigo Marco!
Feliz por estar de volta às nossas Antigas Ternuras, com ótimas informações, como sempre. Obrigadinha pela gentileza de arejar o meu bloginho...
Ficarei ausente mais alguns diazinhos: vou visitar o meu velhinho predileto (o meu pai, mineirim dos bão), e voltarei após o Carnaval. Cuide da casa para mim, tá?!?...rsrs...
Muitas saudades e beijocas mil.

J.F. disse...

Marco,

Nunca tinha ouvido falar do calmante no chá para serenar os "animos", dentro dos colégios internos. O que eu já tinha ouvido era sobre a colocação de salitre do Chile na água bebida pelos meninos. Dizem que era tiro e queda! Queda do... Um santo remédio!
Mudando de assunto, gostei muito de sua postagem sobre "Jerônimo, o Herói do Sertão", lá no Playground dos Dinossáuros http://www.flintstones.blogger.com.br/
Abração

BABI SOLER disse...

Eu adoro o verão, praia, calor...
Nada melhor do que olhar pro céu e ver aquele sol brilhando.
Lindo!
Realmente o do Rio é fogo.
Eu já morei aí e sei bem disso.
Pra mim vale tudo para refrecar, a exceção de chá mate.
Arg,não gosto mesmo.

benechaves disse...

Marco: mais outras lendas que surgem e levam ao anedotário popular. Manga com leite aqui no Nordeste? Era morte certa. E por aí vai... São crendices que aos poucos vão disseminando ecos em um povo que tudo acredita. E o tempo vai passando e elas vão se acabando também.
E vc, com sua irreverência, nos mostra as origens. O bom daqui é que a gente aprende, apreende e ri pra valer. E isso é bom pra burro!(rs).
Olha: nada d'eu ficar chateado, viu? Gostei até, porque vc me ensinou o que desconhecia.

Um abraço...

Anônimo disse...

vim em busca do meu amigo e morro de saudade. e nada como vir, ler e ainda sair cheio de informação. Não sabia da origem desse tabu da manga com leite...onde tu descobre todos esses segredos? mil beijos. e olha...andei distante... mas agora que voltei, quero o meu livro. vamos renegociar?
mil beijos.

[Manú] disse...

Olá!Cheguei por essas bandas por termos links em comum e gostei muito.O seu blog é lúdico, engraçado,leve.Venho sempre.Posso?

Anônimo disse...

E muito interessante gostei muito pois as informações são bem lucidas e concretas bola pra fentreespero ler coisas como estas ou melhores ..

Abraço..

J. Eduardo

disse...

curiosamente # cai neste blog de para quedas#, estava procurando algo que ouvi falar que chá de hortelã tomado duas vezes por dia, diminui em nos mulheres a quantidade de pelos. O que segundo estudos parece ser verdade e não mito. Vou experimentar, quem sabe poupo em cera para depilaçao.
De qualquer maneira este blog é hilário, tb cresci escutando minha mãe falar que chupar manga matava,
e hoje uma das minhas sobremesas favoritas é mousse de manga.

Estimulante Sexual disse...

estimulante-sexual