sexta-feira, abril 25, 2008

Anjo


No outro dia, estava procurando algo em velhos guardados, quando me deparei com este quadro que está acima.
Para quem tem mais de quarenta anos, e teve tia velha, avó e assemelhados, nem preciso explicar do que se trata. Para os mais novos, talvez seja necessário falar um pouco dessa antiga ternura.
Este é o quadro “Anjo da guarda sobre a ponte”. Nele, vê-se duas crianças prestes a atravessar uma pinguela sobre uma pirambeira perigosa. Elas temem. Mas por trás das duas, há um belo anjo que lhes guarda e lhes protege de todo o mal.
*
Na casa em que cresci, esse quadro ficava no meu quarto. Desde que me entendo por gente ele estava lá, sob pequenas lâmpadas (tudo bem, era cafona pra dedéu, mas não se trata disso). Lembro que em várias noites, o menino amedrontado olhava para a figura e acabava encontrando alívio para enfrentar mais uma noite trevosa. Na busca do sono ausente, olhava o quadro e seus detalhes, contava as traves no piso da ponte, me via atravessando aquele abismo e procurando atalhos seguros na travessia.
Percebia a luz e as vestes do anjo. Sua face tranqüila, passando segurança.
*

Nas aulas de catecismo, me ensinaram uma oração, que diziam ser poderosa:
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e guarda, governa e ilumina. Amém.”
Recentemente, uma pessoa amiga me ensinou outra, que deve ser dedicada a quem queremos bem:
"Que o seu anjo da guarda com sua luz infinita e de sagrado amor e sabedoria ilumine você, sua mente e seu espírito e toda a sua família".
*
Anjos existem? A Bíblia fala deles, desde o Antigo Testamento. E ainda nomeia alguns. Sobre Anjo da Guarda, diz a voz corrente que quando nasce alguém na Terra, Deus providencia o surgimento de um anjo no Céu, que zelará por cada um de nós. Ainda segundo a voz corrente, a missão de nosso Anjo da Guarda e inspirar boas ações, boas obras, iluminar o nosso espírito no caminho do Bem, estimulando a prática da justiça e do amor fraterno.
Xiii!
Coitado dos anjos.
Diante do quadro de iniqüidades que vivemos dia a dia, atravessando pontes em destroços a cada momento, vendo nossa fé e possíveis boas obras rolando pelo abismo... sei não.
*

O quadro não fica mais no meu quarto. O menino cresceu e já não precisa olhar para a figura. Basta recordá-la. Talvez ele não acredite na existência daquela figura bela, iluminada, com asinhas. Mas intimamente ora para seu ou seus protetores. E ele sabe, definitivamente, que eles existem, já teve provas disso.
M.S.
***********************************************
Queridos amigos: graças a Deus e às orações de vocês, minha mãezinha está bem melhor, em franca recuperação. Como vocês sabem, ela é o meu anjo...
***********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve Carpenters cantando “For All We Know”. Se anjos existem, eles cantam com essa voz. Aguardem: brevemente um post sobre Karen Carpenter.

31 comentários:

Francisco Sobreira disse...

Marco,
Embora mais velho do que você, nunca vi esse quadro. A oração ainda hoje sei de cor, de tanto ter que rezá-la na minha infância. E que bom que a sua mamãe esteja se recuperando bem. Um abraço.

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco!
Uma bela ternura nesta tarde de sexta... Na casa de minha avó tinha este quadro e eu sempre recorri ao meu anjo que (não sei por quê)era muito ocupado... Lembro-me bem desta oração e li recentemente no blog da Clarinha, antes de fechá-lo e nos deixar na saudade. Meus filhos fazem esta oração todas as noites, até mesmo o BB que já tem quase 17.
Fico muitíssimo feliz que seu Anjo esteja bem e consequentemente você também!
Um ótimo final de semana! Que seu anjo da guarda e seu Anjo de mãe o protejam! Beijo.

Luma Rosa disse...

Marco, não acho o quadro cafona e ele é de uma singeleza ímpar! Ainda tenho o meu anjo no quarto e rezo essa primeira oração. Oração que a minha mãe ensinou. Acredito no Santo Anjo do Senhor, ainda! Apesar de bem crescidinha!! (rs*) Bom fim de semana! Beijus

Anônimo disse...

Santo Anjo do Senhor...ainda rezo amigopratodavida, tenho fé e peço proteção para os meus da terra.
Conforta sabermos que temos um anjo que nos guarda e guia.
Graças pela melhora da sua mãe, graças!
Tenham lindos dias,
beijos
Márcia(clarinha)

Unknown disse...

Ta aí uma duvida que carregaremos conosco sempre! Nos momentos de decepcao temos certeza de que não existe ninguem por nós, ate que por fim, de um modo ou de outro as coisas se acertam, e nós até passamos a acreditar (até que a proxima coisa de errado!). MAs na marioria das vezs nao lembramos de acreditar! Seja a um anjo, a Deus ou a nós memsos, sei la! Mesmos meninos grandes, sem quadrinhos cafonas, não devemos deixar nossa fé morrer, afinal não vale negar que elas num ajuda um bocado na hora do sufoco!

Mariana

Moacy Cirne disse...

Em casa, nos tempos de Caicó, tinha um quadro muito parecido com esse, ou mesmo igual. Lembro-me vagamente dele. De resto, boa recuperação para a sua mãe. Abraços.

Anônimo disse...

Nossa Marco!não tenho palavras para te falar da minha emoção ao ver você citar minha oração do Anjo no seu maravilhoso blog, uma grande honra para mim,como você, também cresci com está linda e sagrada imagem ao lado da minha cama, fiz o mesmo colocando este quadro no quarto dos meus filhos,até hoje me ispiro nestá lembrança ao fazer a meditação do Anjo.
Élendo estas belas palavras e ouvindo está linda música,que me curvo diante de você, que toca nosso coração e nossa alma exercendo tão bem sua missão sagrada nesta vida, de ser o ANJO das palavras

QUE A LUZ INFINITA DO SEU ANJO ILUMINE VOCÊ E A TODOS A QUEM AMA
NESTE FINAL DE SEMANA

BEIJO
ANA

david santos disse...

Excelente!
Parabéns.

Janaina disse...

Pois eu vou te contar que há cerca de dois anos, eu fiquei uns seis meses procurando este quadro para presentear meu tio favorito (que os outros tios não nos ouçam). Minha avó tinha este quadro quando ele era criança, mas se perdeu por aí.
Queria dar de presente de aniversário (em junho) e consegui achar o tal quadro para o Natal. Mas valeu a pena.
Beijo, Marco!

Anônimo disse...

Marco,

desde menino, quando aprendí essa oração, nunca mais deixei de fazê-la... até hoje!
Eu também a ví, e com ela me comoví, na despedida da Clarinha.
E fico feliz ao constatar que muitos a conhecem e ainda creem na existência do Santo Anjo do Senhor... tão feliz quanto fiquei sabendo da melhora da sua mãe (seu anjo).
Grande abraço, meu amigo.
Fique sob a proteção do(s) seu(s) anjo(s).

Mimi disse...

Um post sobre Karen!!! eba!

Marco, eu tinha na agenda do colégio essa imagem... No meu quarto não podia ter nem cortina com desenho, eu morria de medo (ainda morro) de olhos em desenhos, bonecas e tals à meia luz. Afff!

Olha, não se existem anjos, nem sei se existe céu, mas se existir tudo isso para os bichinhos do mundo eu fico grata ao Criador.

beijo, Ternurinha, e fico muito feliz de saber que Anjo está melhor.
Feliz mesmo!

Stella disse...

Oi, Marco,

que bom saber da recuperação de sua mãe. Rezei muito para que ela melhorasse e fico feliz em saber que seu anjo da guarda e o dela trabalharam direito.

Quanto ao quadro, eu tenho uma reprodução dele e de um outro similar aqui em casa. Foi minha mãe quem me deu, pois na casa de minha avó (que, na verdade, era minha bisavó)havia um destes que minha mãe muito apreciava. Assim, a Ternura dela foi passando de mãe para filha e jamais permanece apenas como lembrança...

Um abraço a ti e a sua mãe e bom fim de semana para vocês dois!

Até mais, querido!

Lila Rose disse...

Querido, seu post me trouxe lágrimas aos olhos, acredita?
Minha avó me ensinou esta oração ainda pequena, embora eu desconheça o quadro, por causa dela sempre acreditei nos anjos.

Tem lembranças de infância lá no Lonely avenue, tudo regado à fado, passe lá!

Bisous.

Anônimo disse...

Adorei o teu texto! E fiquei feliz por saber que a tua mãe está a recuperar! :)
Cuida bem desse teu anjo!
Beijos e boa semana!!!*.*

p.s.- postaste no dia 25 de Abril. Por acaso sabes o que significa esse dia para Portugal? Fica aqui o "desafio"!lol

Sandra Leite disse...

Bom saber que sua mãe se recupera...

Fica com Deus!

bjs muitos

Anônimo disse...

anjos existem...
definitivamente.

estão em locais inusitados não é?
um beijo no coração

( ah...e provavelmente vc. seja um deles, belo disfarce ...rs)

Anônimo disse...

Passando pra dizer que estou com saudades, já estou curada da pneumonia e que a vida está com mais luz, amém!
Carinho na sua mãe e procê amigopratodavida, meu beijo
Márcia(clarinha)

Flávio Dantas disse...

mt legal o blog
passarei aqui sempre
vamos nos linkar? :}

dade amorim disse...

Um quadro muito parecido ficava no corredor do meu colégio, e minha avó, mãe e tias acreditavam piamente no anjo da guarda. Nas horas de algum perigo ou susto, ainda lembro da oração.
Fico feliz pela recuperação de sua mãe, Marco!
Grande beijo.

Lulu on the sky disse...

Oi Marco.
Fiquei emocionada com seu post. Tenho esse quadro do Anjo da Guarda em meu quarto pois ganhei do meu avô e sempre q olho pro retrato me dá uma paz infinita.
Big Beijos

Anônimo disse...

Meu caro Marco,
Estive ausente do mundo virtual por um longo período. Volto, agora.
Que bom me reencontrar com a leveza de seu texto e a sempre presente preocupação em nos devolver a história. Considero seu blog uma "prestação de serviço" ao bom gosto, à ternura, à sensibilidade.
Vou me demorar por aqui, lendo o que perdi nesse tempo todo.
Forte abraço, meu caro amigo.

Tina disse...

Oi Marco!

Anjos existem, com certeza: por vezes em forma de mães, outras em forma de pais, ou de amigos, de irmãos, de alguém na rua que te segura antes de atravessar para atropelamento certeiro, do caixa que demora a te atender e evita um assalto... e por aí vai. Anjos existem: a gente só precisa identificá-los. E aí vem a parte mais difícil. Anjos são luz, são momentos. (e meu comentário virou um post... rs)

Lindo texto, obrigada.

beijo grande e bom feriado!

Anônimo disse...

Bom aqui.
bjs

Anônimo disse...

Querido Marco. Sua ternura transborda...Falando de anjo, desse quadro que nós temos(sim, nós de mais de 40 temos, sim...) lá na casa da infância, você aquece o coração de quem o lê.
Venho aqui para me fortalecer na fé da beleza humana. Você realiza essa proeza prá mim!
Bom você existir, Marco.
E ser como é...
Meu abraço caloroso!

Chellot disse...

Marco, anjos são todos aqueles que desejam e praticam o bem para o próximo. Não precisa ter asas nem vestir trajes diáfanos. Fico feliz por sua mãe. Que os "anjos" possam abençoa-la.

Beijos de chuva.

Anônimo disse...

Marco, este quadro e a oração também fazem parte da minha infância. Que bom revivê-los! Como ando meio (?) ausente da net, não sabia nada a respeito de sua mãe. Espero que tudo esteja bem e ela já esteja recuperada. Um abração e ótimo feriado!
Lili
http://quaseamor.zip.net

Anônimo disse...

HOJE POR UMA DAQUELAS COISAS DO INEXPLICAVEL ,ENTREI NO SEU BLOG E JUSTAMENTE NESSE QUADRO. MEU DEUS É O MESMO QUE POVOAVA A MINHA INFANCIA ,NUM FORMATO OVAL ,COM MOLDURA ANTIGA CORCOMIDA JA PELO CUPIM. VIAJEI E REVI MEUS MEDOS , MEUS APELOS ..HAVIA ME ESQUECIDO DESSES MOMENTOS ..ME VI MENINA E SENTI UMA SAUDADE IMENSURAVEL

sulica disse...

Oi Marco, eu sempre faço pesquisas sobre este anjo pois ele é muito importante pra mim...Quando crianças, eu e meu irmão fomos criados meio que sózinhospois meu pai trabalhava e não tinha quém olhasse por nós, pois quém cuidava da gente era este anjo que ficava na cabeçeira da nossa cama, meu paizinho que já se foi dava boa noite e eu dormia olhando para o anjo e sei que ele me entendia, eu ficava olhando para ele por que meu irmão dormia na cabeçeira e nos pés da cama e o quadro ficava na parede acima da cabeçeira da cama. Espero que tenha entendido pois é uma história muito longa. Obrigada pela lembrança por que infelismente não possuo o quadro. Beijos.

Anônimo disse...

Não nos conhecemos, mas fiquei muito emocionada com seu texto. Tenho dois filhos pequenos, a menina é loirinha e o menino não, como no quadro. Por dois anos procurei este quadro e hoje ele está no quarto deles. Pode até ser cafona (como vc disse), mas eles não têm medo do lobo mal mais.É maravilhoso saber que as crianças de hoje ainda agem como as de antigamente.RitadeCassia.

Cristina disse...

Boa noite..
Estava procurando justamente esta gravura e achei no seu blog. A oração eu vim aprender depois de adulta, estou com 46 anos. Mas o quadrinho com a figura do anjo e as crianças também povoaram minha infância, e as noites insones quando custava a pegar no sono, e ficava olhando para esse singelo quadro, o que me dava segurança.Viajei até minha infância agora..
Obrigada, adorei ler o que escreveu em relação a ele.
Que teu anjo te proteja sempre.

sulica disse...

Boa Noite, em primeiro lugar quero agradecer os e-mail' das minhas amigas com as mesmas lembranças de infancia que eu, toda vez que entro no seu blog choro muito pois lembro do meu paizinho que não está mais entre nós, más ao mesmo tempo fico feliz por que vem muitas lembranças de uma época difícel más feliz, cheia de amor e carinho.Hoje estou aqui para dizer que ganhei o quadro de presente do meu filho, quase me desmanchei de tanto chorar emocionada, ele é igualzinho a este e hoje ele faz parte do meu cantinho novamente, está no meu orkut e é o papel de parede do meu celular, ah! ganhei uma correntinha com a foto dele é muito linda todos sabem que gosto muito dele então sempre ganho de presente tenho até a estatuazinha. Eu coleciono anjinhos devo ter mais ou menos umas 80 miniaturas.Desculpe-me pelo comentario longo e obrigada por tantas lembranças boas.