quarta-feira, fevereiro 21, 2007

E lá vem Seu Oscar...


Bem... Nem preciso dizer, como bom cinéfilo que sou, que a festa do Oscar é uma de minhas antigas ternuras. Eu a acompanho desde que era menino, o que significa dizer que eu não vi “E o Vento Levou...” levar o Oscar de Melhor Filme, mas quase...
A festa pode ser brega (e é!), injusta (às vezes é mesmo), colonizadora (acredito mesmo que seja!), mas, fazer o quê? Gosto sim, e daí?
*
E nesse ano temos belos filmes concorrendo. Aliás, devo realçar que há muito tempo não vejo uma safra tão interessante para um início de ano. Desde 1 de janeiro de 2007, resolvi fazer um troço que deveria ter feito há mais tempo. Anoto todos os filmes que vejo, criando uma fichinha com nome, local de produção, ano, diretor, elenco, um pequeno resumo, quando e onde vi e a minha classificação. Pois é. Já vi 17 filmes neste ano e em nenhum classifiquei como “ruim”. Pelo contrário: tem mais “excelentes” e “bons” que costumo atribuir com meu senso crítico (que pode não ser grande coisa, mas é meu). Já vi que terei dificuldades na hora de definir quem levará o meu prêmio “Pipoca Fumegante 2007”, no final do ano...
*

Dos cinco indicados para Melhor Filme, estou torcendo para o carecão dourado ir para “Pequena Miss Sunshine” (Prêmio Pipoca Fumegante 2006) ou para “Babel”. Com qualquer um dos dois, está bem entregue. Este segundo filme é o mais contemporâneo dos cinco e é excelente. Entretanto, se a Academia escolher os também excelentes “A Rainha” ou “Cartas de Iwo Jima”, não será nenhum descalabro. Mesmo “Os Infiltrados”, que na minha opinião é o menos bom de todos eles, se ganhar, ninguém vai dizer que foi roubo.
*

Nas categorias Melhor Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante temos favoritos tão descarados que aí, sim, se não ganharem será possível gritar “pega ladrão!” bem alto. Se a Helen Mirren não vencer por seu magistral desempenho em “A Rainha”, o Kodak Theatre virá abaixo. Ela ganhou todos os prêmios que concorreu. E o douradinho pode ir para as suas mãos. Não tem pra ninguém. Da mesma forma, Forrest Whitaker, com um Idi Ami de se aplaudir de pé tem mais é que levar o prêmio. E pelo visto, a turma da melanina vai deitar e rolar nesse Oscar além do Whitaker: a Jennifer Houston e o Eddie Murphy (ambos por “Dreamgirls”) devem faturar o careca (não vi todos os desempenhos, visto que tem filme que ainda não passou por aqui, mas duvido que sejam melhores que os dois).
*
Para Melhor Diretor, vou torcer para o Martin Scorsese (Os Infiltrados). Não que ele tenha sido mais estupendo que os demais. Mas por ter sido sete vezes indicado e não ter levado nada até agora. É um cineasta vigoroso, com uma obra de peso e merece, vai.
*
Nas outras categorias, tenho lá minhas preferências. Mas não consigo entender como alguns filmes não estão concorrendo, como “Mais estranho que a ficção”, em Melhor Roteiro original. A história é espetacular! Saí do cinema com a impressão que o Oscar era líquido e certo. Nos longas de animação, “Na Era do gelo 2” foi, disparado, o melhor do ano e nem na lista de indicados está.
*

É isso. No domingo, estarei de olho na telinha, torcendo – como sempre - pelos favoritos da telona. Para mim, isso já é tradição. “And the Oscar goes to...”
M.S.
*******************************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você ouve 101 Strings tocando “Rapshody in Blue”.

30 comentários:

Claudinha ੴ disse...

Olá Marco, olha eu aqui de volta! Eu não tenho este interesse pelo Oscar, mesmo porque nem tenho como acompanhar os filmes e minha opinião é de leiga. Eu vejo o filme e gosto ou não. Ele me faz sonhar ou não. Aprendi muito de trilha sonora com meu pai, depois aprendi a dar valor aos diretores com nossos amigos blogueiros nordestinos (Bené e Sobreira), mas continuo uma negação para avaliar. Fico feliz em ter amigos assim, que me levam a gostar mais ainda do cinema, com sua cultura. Obrigada, viu? Beijo!

Anônimo disse...

Oi minha “ternura antiga”, presente, futura...

Aqui sempre te leio, te saboreio.

E hoje venho “reverenciá-lo”, seus textos estão realmente ótimos.
sempre envolvente na arte da palavra... e nas outras artes então?
Sempre, sempre.

Neste momento ouço “Todo Sentimento”, com o(a) Cláudio(a)
cd da peça “na bagunça do seu coração”.
Ah! como é gostoso o sabor da lembrança, gostinho de fruta ,
cheirinho de pão saindo do forno, sol de domingo às 10 horas, lendo
jornal na cama...

mais tarde nos falamos sobre as reservas.

sinta-se constantemente lido, admirado.
milimetricamente beijado
escandalosamente desejado...
eternamente amado...

Sylvia

Fugu disse...

Amigo querido: como cinéfila, ou uma boa motorista de caminhão .. rsrsrs Só reparo mesmo no roteiro e no trabalho dos atores. Por isso, o meu Oscar já foi para Miss Sunshine, um texto delicioso.
beijo você

Wilma disse...

Ihh apagou tudo q tinha escrito.
Também gosto de ver a entrega do Oscar, é bacana ver os atores fora do trabalho, aquêle glamour que eles sabem fazer.
Gostaria de ver mais filmes e entendê-los mais, alguns me emocionam outros pouco entendo, mas valorizo o roteiro, a fotografia, a trilha sonora, o trabalho do ator, e uma historia não muito complicada. Adorei o post, parabéns!!!

Anônimo disse...

Normalmente os filmes que mais gosto nem são indicados, mas esse ano fico com Babel e Volver[lógico,amo Amodóvar]
Amigopratodavida,guardei um cadinho de bolo do meu aniversário procê,mas não apareceu...estragou,rss
lindo dia
beijosssssssssss

Renata Livramento disse...

Olá! Sabia que vc era gente boa!!!Rs... pra gostsr de cinema sssim como eu, só podia ser mesmo, rs..rs..
Enfim, também estarei ligada na telinha para ver o show, q sim, é brega, sim é injusto muitas vezes, mas sim é divertido e divulgador do cinema...
Só não consigo ter a disciplina e paciência que vc tem em anotar tudo q vê, eu geralmente esqueço até o nome do filme um tempo depois...qtas e qtas vezes já peguei filme repetido na locadora!!! Muitas vezes porque gosto mesmo de assistir mais de uma vez quando gosto muito do filme, é uma outra percepção, entende? Mas váraisa vezes assisti repetido simplesmente por não lembrar que já havia visto..e vou descobrir lá pelo meio, hahahhahah
bjo!

Anônimo disse...

adorei seu post...e nao so porque gosto do Oscar ou de cinema, mas porque achei bem fundamentado..aida nao vi esses filmes estou atrasadas por varias razoes...mas espero pelo menos ver em video..

Roby disse...

Marquinho, amo filmes, acho que já te disse isso tantas vezes né?
Estes indicados não me disseram nada, ou seja, não foram filmes que tocaram minha alma...
Bem..mas afinal sou apenas uma espectadora e não crítica! rs
*
*
Abraço grande querido amigo!
Sôdade!

Anônimo disse...

Marco,

Já te disse que acho mó barato qdo me chama de "personagem", mas repito...rsrsr porque gosto!!!
Eu acho legal o Oscar tbém, mas passa tão tarde que nunca aguento assistir...
Então vou deixar pra vc essa, porque depois do Oscar tenho certeza que virá um post falando dos vencedores...
Beijos

Anônimo disse...

Marco:
Mais estranho que a ficção, no meu modesto entender, tem um dos roteiros mais brilhantes que vi. Estranhei que ficasse de fora o Oscar, que é tudo o que você disse.

Anônimo disse...

Pois é, Marco, concordo plenamente com suas observações e escolhas.
Um abraço, amigo.

Anônimo disse...

saudadeeeeeeeeeeee
de você


um beijo enorme no coração

( também gosto do Oscar, e dane-se os rótulos ...não estou nem aí)

david santos disse...

Olá!
Tudo bem!
Até o Oscar.
Parabéns

Anônimo disse...

Poxa,Marco,17 filmes e ainda estamos em fevereiro. Uma grande marca,sem duvida.Alias,fiquei envergonhado,pq nem lembro em qto tempo dariam os ultimos 17 filmes que eu vi,hehehe
De qualquer forma,eu tbem gosto muito do OSCAR e estou na expectativa. Apesar de não ter visto nenhum dos indicados.
Abração!!

Anônimo disse...

Ahhh... não vi nenhum desses... rs e olha que a maioria está em cartaz em Londrina...

bom, mas não vou sair deste comentário sem te deixar nenhuma ternura. Não! Tirei do meu bau uma...

"Na noite anterior, sessenta milhões de americanos haviam assistido pela televisão à cerimônia de entrega do Oscar de 1958, irradiada dum cinema em Hollywood. Sessenta milhões! (...) Sessenta milhões de pares de olhos postos num quadro luminoso em que se desenrolava uma fantasia em torno de outra fantasia, uma mentira inspirada por outra mentira. Era a glorificação máxima, o triunfo supremo do mundo do faz-de-conta. E por trás daquele tolo espetáculo havia como sempre uma fábrica que queria vender um produto" p. 105, Érico Veríssimo, O Senhor Embaixador.

beijos

Anônimo disse...

E para melhor blogueiro?
;)

Beijos!

Saramar disse...

Olha, querido, eu vou torcer pela Helen Mirren, de quem sou fã, quase tanto quanto de você.
Mais não posso dizer porque ainda não vi nenhum.
Não gosto de ir a cinemas com aquela barulheira toda. O pessoal atualmente não tem educação. Por isso, espero sempre chegar à locadora.

Beijos
P.S. Você e seus exageros sempre deixam meu dia mais alegre. Obrigada.

Anônimo disse...

oie meu querido Marco,adoro tudo sobre filmes ,mas infelizmente nao conheço todos ,mas me lembra da atriz Audrey hepburd nao sei escrever o nome dela direito, vi um filme [ A flor que nao morreu ] nunca mais esqueci ,é uma linda e amada lembrança de minhas ternuras ,é muito bom te ler e aprender sempre um pouco mais, te adoro, brigaduuuuuuu pelas gentis palavras que sempre deixa pra mim ,te adoro,bjss

Anônimo disse...

Oi!
Minha torcida para o Oscar de melhor atriz também é para Helen Mirren (apesar de gostar muito da Meryl Streep - O diabo veste Prada). Quanto a melhor ator eu acho que o favorito (e grande vencedor praticamente) é Forest Whitaker, mas vou torcer mesmo é pelo Will Smith.
Oi

Não posso esquecer de te convidar para visitar o meu blog, que está voltando a ativa hoje.

Um ótimo dia.

Jéssica disse...

Muito beijos nocê*.*

Anônimo disse...

Meu caro, quanto a mim, entre o Oscar e o nosso Oscarito, prefiro o segundo... Com todo o respeito por uma de suas antigas ternuras. Abração.

Anônimo disse...

vhMarco, por acaso encontrei http://outrasbossas.blogspot.com , onde há arquivos sonoros do rádio, inclusive uma matéria sobre o PRK 30 (parece nome de gangue). Abraço.

Anônimo disse...

Marco,
Antes de mais nada, espero que você tenha passado um grande carnaval, sendo folião ou não (eu não sou, nunca fui, mas como gosto daquelas marchinhas dos anos 30, 40 e 50). Quanto ao "careca", houve uma época em que me interessei pela cerimônia. Apesar das injustiças cometidas com gtsmfrd filmes, grandes diretores e atores e outras coisas mais, que não valem a pena comentar. Hoje dou uma passada rápida e só. Além de tudo, acho a cerimônia longa demais, não é mesmo? Um abraço.

Luma Rosa disse...

Marco, já escolheu né??
Faz as suas apostas aqui
http://www.oscarwatch.com/Contests/oscarcontest07.php
Quem sabe acerta! Eu ainda estou cheia de dúvidas. Mas vê se confere!
- Melhor filme: Os Infiltrados. O novo épico violento de Scorsese.
( Pecados Íntimos, merecia ao menos uma indicação)
- Melhor direto: Martin Scorsese.
- Melhor roteiro original: Pequena Miss Sunshine. Trabalho de estreante que venceu muitos corações.
(aqui 'esqueceram' de Volver)
- Melhor roteiro adaptado: Os infiltrados. Monaham é um roterista muito, muito bom.
- Melhor filme estrangeiro: O Labirinto do Fauno.
- Melhor animação: Carros.
- Melhor documentário: Uma verdade inconveniente. Esse dá pra imaginar porque, um documentário necessário.

Não vou colocar aqui as categorias técnicas e de atuação. George, ficou com preguiça. Acima foi tudo influência, viu? (rs*)

Beijus

Anônimo disse...

Olá Marco, vou ficar de olho na tevê tb. Assisto mais pelas piadas dos apresentador(es). Apesar de saber do trabalho dos lobbistas e da grana gasta para influenciar os votos, a festa é imperdível. Um grande abraço!

Anônimo disse...

ihhhh. tô maluquinha pra ver os filmes, e estou torcendo por Babel. beijinhos de saudades.

Anônimo disse...

And the Oscar goes to.. Marco Santos! Sim, meu amigo, se existisse um Oscar para blogueiros, este iria para você (isto porque ainda não o vi atuando). Dei um tempo na blogsfera e, quando volto, vejo que reformou o visual (ficou muito bom!), mantendo a qualidade de sempre dos seus textos. Na qualidade de cinéfilo, concordo com os elogios que fez à safra de filmes deste início de 2007. E ainda há muitas promessas vindo por aí! Também compartilho de boa parte de seus comentários a respeito dos principais indicados. O Oscar de Melhor Filme pode ir sem problemas para qualquer um dos que concorrem a este prêmio. Se bem que a vitória de "Pequena Miss Sunshine" seria tão agradável como foi assistir a este simpático filme. Nas categorias de atuação feminina, acompanho a sua torcida. Já nas masculinas, infelizmente, ainda não conferi a elogiada performance do Whitaker. Entre os coadjuvantes, prefiro Alan Arkin ou Djimon Hounsou a Eddie Murphy. Em se tratando de direção, a estatueta deve mesmo servir para calar quem diz que a Academia não gosta de Scorcese. Mas, a exemplo dos indicados a Melhor Filme, o Oscar seria bem dado a qualquer um dos concorrentes. Não considero injusta a ausência de uma indicação para roteiro de "Mais Estranho Que a Ficção". A meu ver, o roteirista deste filme ainda precisa comer muito arroz com feijão para ser um novo Charlie Kaufman (no estilo do qual o longa está pautado). Já a minha animação favorita é "Happy Feet"! Bem, veremos o que acontece quando os envelopes começarem a ser abertos logo mais! Foi um prazer retornar a este seu espaço! Grande abraço!

Julio Cesar Corrêa disse...

2006 foi um ano muito fraco para mim, em termos de cinema. Por isso nem vou assitir à cerimônia. Que vença o melhor.
gd ab

benechaves disse...

Marco: eu acho que o Oscar (atualmente) é uma festa de 'cartas marcadas'. Raramente o mesmo escolhe filmes bons. Vide anos anteriores... e me lembro aqui do ano passado. Achei o escolhido 'crash' um filme medíocre. Este ano não sei... não conheço nenhum dos indicados. Mas, acho que o Oscar acerta mais quando parte para a interpretação. E dou louvor a ele quando escolheu, tempos idos, 'amor sublime amor'. Hoje é mais uma festa glamourizada, com lindas mulheres mostrando belos vestidos e etc, etc... Porém,claro, respeito o seu gosto em assistir. Acho que deverei vê-lo depois que for exibido (talvez)compactado.
Um bom divertimento pra vc!

Um abraço...

ascka disse...

Ainda não vi pequena miss sunshine, mas acho que cartas de iwo jima leva de melhor filme.Que filme lindo....lindo.
Algumas cenas me tocaram profundamente.
Enfim, melhor ator também acho que será dele, o Ken...
E melhor atriz, acho que a Penelope cruz também fez um ótimo trabalho em volvér e se ela ganhasse não acharia ruim.