segunda-feira, maio 22, 2006

Antes de morrer


A americana Patricia Schultz lançou o livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, que se transformou rapidamente em best seller. O livro acaba de ser lançado no Brasil e apresenta os recantos que, segundo a autora, todo mundo deveria conhecer antes de cantar pra subir.
Nessa matéria do Portal Terra, ela indica dez daqueles mil que ela acha que a gente não pode deixar de ir de jeito nenhum. Cinco dos mais luxuosos, e cinco dos mais inusitados. Vou confessar que nenhum deles estariam entre os meus dez.
Viajar sempre foi uma de minhas antigas ternuras, por isso e pelo lançamento do livro, pergunto aos meus milhares de leitores:
Quais os três lugares que você tem de conhecer antes de passar para o andar de cima?
E aí moçada? Vamos brincar de revelar os desejos de viagem? Começo citando os meus e dizendo sucintamente o porquê.
*

Atenas/Grécia – Não é segredo para ninguém que eu sou apaixonado por História. Para mim, estar um dia pisando aquele bendito chão onde nasceu a civilização ocidental é mais que desejo e eu me recuso a esticar as canelas antes de conhecer Atenas. Mesmo que eu tenha ouvido de amigos que aquilo lá é uma zona, o serviço é péssimo, a poluição dói nos olhos, as ruínas gregas estão em ruínas mesmo, olha, mesmo assim. E quando eu falo conhecer Atenas, obviamente estou incluindo um giro pelas ilhas gregas e uma geral pelas cidades do litoral turco, logo ali em frente, que faziam parte da Hélade antiga.
*

Cairo/Egito – As razões são as mesmas. O historiador diletante que vive dentro de mim adoraria estar cara a cara com os monumentos que fizeram Napoleão dizer aos seus soldados que “40 séculos os contemplavam”. Já pensou passear pelo Nilo? Conhecer o Vale do Reis? Eu me recuso a usar paletó de madeira antes de conhecer as delícias históricas do Egito.
*

Londres/Inglaterra – Também é por conta de minha paixão pela História. Por muito tempo, a Inglaterra foi o centro do mundo e isso fez com que a cultura do planeta fosse transportada para lá. Para mim, que sou rato de museu, passar um dia, uma semana zanzando pelo British Museum eqüivale a soltar uma criança na Disneylândia. Ah, sim. Eu iria querer conhecer Abbey Road, tirar foto atravessando a rua em frente aos estúdios onde os Beatles gravaram seus discos, e iria, é óbvio, querer pegar um trem para Liverpool e fazer o meu “caminho de Santiago” na cidade dos quatro cabeludos que mudaram o mundo com sua música. Já me vejo andando por lá cantando “Come Together…Right now…Over me…” Ah, que eu não bato a caçoleta antes de ir lá! (Se bem que só andaria pelo metrô de Londres vestindo uma camiseta com os dizeres: "Don't shoot me! I'm brazilian!")
*
É isso, meus caros. Dos muitos lugares do nosso planeta, se tivesse que destacar só três para ir antes de comer capim pela raiz seriam estes. Quando for conhecê-los, criarei mais outros três. Afinal de contas, como dizia o nosso bom Louis Armstrong, “what a wonderful world...oh yeaaaaaaah!...”
M.S.
*********************************************
Na Rádio Antigas Ternuras, você está se deliciando com o velho “Satchmo” e sua “What a Wonderful World”.

15 comentários:

Anônimo disse...

Marco querido,
tenho tantos lugares que escolher três é complicado.
Índia,gostaria imenso de conhecê-la,sei de sua sujeira,miséria e perigos mas me fascina a cultura,as diferenças.
Países Escandinavos,é sabido que odeio frio,mas tenho enorme atração por esses lugares, talvez vidas passadas,não sei.
Brasilde ponta cabeça,do Oiapoc ao Chuí.
Londres eu conheço.Esse país seria o meu escolhido para morar,mas no interior da Inglaterra, é mágico.Voltaria com muito gosto para chegar até Liverpool
É isso meu querido, só espero que tenhamos muitoooooooooo tempo para realizar nossas viagens fantásticas.
Linda semana
beijossssssssssssssss

Claudinha ੴ disse...

Oi Marco Fantástico!

Seu post é uma tentação para ficar imaginando... Bem eu gostaria de ir à Espanha, gostaria de fazer meu caminho de Santiago de Compostella,conhecer os parentes distantes da Cataluña.
Gostaria de conhecer a França, especialmente Paris e também sou doidinha com Nova York, fazer um tour tipo Sex & The City, os bares que elas frequentavam, os lugares e usar aqueles modelitos de casacos que me fascinam (tenho meu lado perua...rsrs).
Também me fascina o Egito, Herculano e Pompéia com Vesúvio e tudo,ver os parentes italianos, conhecer o Minho em Portugal, terra de meus bisavós, e a Polinésia. Do Brasil, só falta o norte, que eu ainda conhecerei, se Deus quiser.Ah, eu quero muita coisa, fica difícil de relacionar...
Um beijo bem grande, estou com saudades!

isabella saes disse...

Índia, Machu Picchu e Fernando de Noronha foram os primeiros que vieram à cabeça. Mas, tem tantos outros... Beijos, querido!

Anônimo disse...

Só três? Vou ficar pelo Brasil mesmo. Lembrei de um filme "Tão longe, tão perto":

1)Recife/Olinda: sou apaixonado por Carnaval, frevos, maracatus, sambas. Multidão é comigo mesmo: ou melhor, eu e Mme Yoko. (Isadora ficará com as avós) rs rs rs

2)RJ: não é puxando o saco não! Já beirei de ir três vezes e nunca consegui. Ou passo por fora, ou passo por cima. Por quê? Tá brincando, todo vascaíno tem que fazer sua peregrinação à Terra Santa, ops, São Januário. rs rs rs rs

3)Santana do Cariri (Ceará): é a terra dos meus amigos Lú e Gabi.

Anônimo disse...

Eu diria que visitar Londres e não visitar Abbey Road é o mesmo que ir ao Rio de Janeiro e não ir ao Pão de Açúcar. Ou ao Cristo Redentor. Dependendo do tema... se for rock'n roll , vou a Londres - Abbey Road. Vou também a Bethel , NY , onde aconteceu Woodstock. Juro que vou roubar um pedaço da grama daquele lugar... E pra fechar faria uma caminhada pela Grã Bretanha inteira ou pela Califórnia , a pé mesmo... pra conhecer todos os botecos e casas de shows históricos.

Um abraço!

Anônimo disse...

oi Marco,que viagem,nossa tb adoraria conhecer o Egito, grecia e a India ,pelas roupas culturas e danças ,sonhar é preciso e quem sabe conseguiremos realizar nossos sonhos,ninguem sabe ,..lindo seu post da pra imaginar mil e uma noites,bjsssss

Anônimo disse...

Marco..

Eu entendo seu prazer em visitar a Grécia e Cairo, tbem fazem parte do meu sonho, principalmente Cairo e seus Museus. Indico Muralhas da China, é indescritível a sensação para quem ama a História. Atualmente A Europa, tem me proporcionado lugares imperdíveis, mas o meu sonho é conhecer Fernando de Noronha, bem Brasil, poder enfiar meus pés naquelas águas... puro saudosismo do meu país.

Anônimo disse...

Mano Marco: Quando não uso suas expressões,os ditos alheios podem coincidir numa mesma postagem: antes de vir aqui,pus "bater a caçoleta" em resposta ao comentário do grande conterrâneo Manoel Carlos.

Eu concordo com algumas paragens de tua extremosa afeição.

Mas,meu Deus,amaria conhecer Florença dos gênios abissais! Muito embora Dante tenha-a situado lá no fundo de sua selva escura,onde deve-se deixar a esperança a todos que lá adentram: "Godi,Firenze,poichè sè si grande,/che per mare e per terra batti l'ali,e per lo inferno tuo nome si spande".

E... O Rio de Janeiro e seus belíssimos horizontes (lexotan sem as síndromes ajacentes). Nunca vi uma metrópole tão conjugada à Mãe Natura com o berço de lindas canções!

Sem contar o óbvio: Eva foi concebida por aí!

*********

Caro Ronnie: estou num contentamento ímpar.

Venha ao Recife,meu arretado "tampa de crush": cidade invicta,das gargalhadas,um cão sem plumas,o espelho de sonhares,terna,plural,nova Roma de bravos guerreiros; dos crepúsculos das pontes e da beleza católica do rio...

Abracadabraços,como diria Millôr!

Anônimo disse...

Amigo Marco, empatamos nos dois primeiros lugares - magníficos: também gosto de história e de civilizações antigas; no terceiro escolho Marrocos, que acho misterioso e fascinante. Beijos

Anônimo disse...

Yes!!! What a Wonderful World!!!
Difícil escolher só três... pode ser no genérico? Tipo assim: Europa, África e América Latina ! rs... Se é pra ser mais específica, fico no Brasil: Pantanal, Serras Gaúchas e Fernando de Noronha.

Anônimo disse...

eu n sei se um dia dobrarei mais as esquinas. me sinto como alguem que de despede das asas e recolhe os braços. mas tudo é possivel ao que crê, ainda n perdi ao menos, a esperança de conhecer Quebec.

meu carinho imenso por ti, ternurinha.

Anônimo disse...

Primeiro _ Gostaria de conhecer a neve...qualquer lugar que ela caísse densa e contínua.
Provavelmente o norte dos Estados Unidos.
Chile, Bariloche...parece que é bem simpática.

Segundo _ Gostaria de ver uma vitória-régia, daquelas enormes.
Amazônia

Terceiro _ Tibete , gosto do lado zen das coisas,

Quarto _ A cidade de Fátima em Portugal, por razões óbvias

Quinto _ Paris, sim por razões óbvias também. Gosto da noite, e da poesia que a cidade inspira. Na primavera, preferêncialmente.

Sexto _ Austrália, Estados Unidos, Japão, Itália. Nesta Ordem.

Sétimo _ O Brasil, claro, Bonito no Mato Grosso é meu próximo destino.

Oitavo _ As muralhas da China.

Tem mais, tudo bem que vc. só pediu três lugares...mas eu não consigo. Preciso conhecer estes que citei...
Agora faço boas viagens aqui na net também...
Não é a mesma coisa...
Mas querido...antes a gente nem livro tinha, não é mesmo?

Um grande beijo no coração

rs...e desculpe o exagero...
rsrs

( sabe que sou exagerada mesmo...rsrs)

Anônimo disse...

Marco, eu costumo dizer: na época em que eu era pobre, tinha vontade de conhecer a Alemanha por muitas razões, principalmente pq estudava alemão e cresci ouvindo minha mãe falando alemão com outros colonos. Um belo dia, conheci a Alemanha, mas me apaixonado mesmo foi pela Áustria. A propósito, continuei pobre, embora tenha realizado o sonho... rs.
Apesar de conhecer alguns países e um pouco do Brasil, meu sonho é conhecer CANCUN, CORDILHEIRA DOS ANDES e ISTAMBUL. As razões? Sei lá! Gosto de viajar. E só de pensar em ISTAMBUL, dá um friozinho na coluna. Não me pergunte porque. Não sei! Acho que é uma cidade muito louca. E adoro cidade muito louca...
Abraços amigo! E te cuida. RESSACA DE TATU é terrível...

Roby disse...

Olá Marco!

Se existe algum lugar deste planeta que sonho em visitar, e até memso viver é a Polinésia Francesa..
Pela simplicidade do povo e a beleza implacável da natureza!!!

Abraço amigo!!!

Marco disse...

Puxa! Que legal! o povo aderiu ao convite! Gosto dessas coisas interativas...
Doce Marcia: Eu também tenho trocentos lugares que eu planejo ir conhecer antes de morrer, meu bem. Mas temos que começar por algum, não é? E os seus são interessantes. Também gostaria de conhecer a Índia e os países escandinavos. O Brasil, não conheço do Oiapoque ao Chuí, mas conheço bastante. Só faltam seis capitais para eu fechar a conta.

Minha doce Claudinha: Dos seus lugarres de afeição, já conheço alguns. Estive na Espanha, conheci a Cataluña (Barcelona é DEZ!), mas não fui à Galícia. Ficou pra próxima. New York, sim, conheço, mas não fiz o roteiro "Sex and the city", porque nem gosto desta série. mas conheci os lugares que eu vi em filmes e só isso já valeu a pena. Mas esse wonderful world é muito grande e ainda temos muito a conhecer, não é?

Minha querida Isa, a Bela: Estes seus lugares são fascinantes! Também gostaria de botar os pezinhos neles.

Grande Ronie: Viu? Você deixou o mano Paulinho contente! Eu conheço Recife/Olinda, o Rio e o interior do Ceará. Voc~e escolheu muito bem. São lugares ótimos!

Grande Mutante: Então, vamunessa pra Abbey Road! Já para Woodstock, não faz muito a minha cabeça. Agora, pra Califórnia, tô dentro!

Querida Angel: Pelo seu blog, dá para a gente perceber que você gosta de um país com misticismos e danças exóticas. Imagino que você adoraria o Marrocos, também.

Caro anônimo (que tem cara de ser o Vanir, acertei?): Suas pedidas são show de bola. Fernando de Noronha é pura magia. Uma hora dessas vou até lá.

Mano Paulinho: Dentro da minha linha "conheça os lugares históricos", claro que Florença e Veneza fazem linha de frente. Muito bem lembrado! No mais, a sua mundialmente conhecida elegância ao fazer comentários que nunca canso de celebrar.

Querida Vendetta: Então, faça as malas e vamos dar um rolé por Grécia, Egito e Inglaterra!

Querida Giulia: Huummm...também gosta de História, não é? Já tinha percebido pelo seu belo blog. É fascinante, não é?

Querida Ana Clara: No genérico, a gnete quer por os pés no mundo todo, né não? E tem coisa melhor que viajar, conhecer outros lugares, outras culturas...Você está certíssima! Temos mais é que por a cara no mundo!

Dira querida: levanta a cabeça! Abra as suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa! Olha, Quebec é linda. Aliás, todo o Canadá deve ser maravilhoso. Se não fosse o frio da gõta serena, seria um dos melhores lugares do mundo para se viver!

Doce Claudia: Sabe que eu também não conheço neve? Sou o único da minha família próxima (mãe e irmaõs) que não rolou na neve, não fez boneco, guerra de bolas...Frustrante, não é? Tudo bem, em termos de viagens nunca é exagero sonhar. Todos os lugares que você assinalou são maravilhosos!

Grande Rubo: Huummm...a Áustria! Tomar um chá em Viena, ouvindo um quarteto tocar Mozart, quer melhor que isso? E Istambul, pela sua marcante História - ah, Constantinopla! - é, com certeza, um dos lugares que eu vou querer conhecer.

Querida Roby: Realmente...Taiti, Bora Bora...Deve ser maravilhoso para se conhecer. Excelente pedida, amiguinha!


Valeu, moçada! Abraços e beijinhos e carinhos e ternuras sem ter fim! Viajemos em nossos sonhos até que possamos concretizá-los!