sexta-feira, maio 13, 2005

O homem e o monstro

Ultimamente, temos estado bem servidos de bons filmes. Já recomendei aqui o "Quase dois irmãos", o "Kinsey – vamos falar de sexo" e agora trago para vocês o meu ponto de vista sobre o filme "A Queda! Os últimos dias de Hitler". Absolutamente imperdível!
Ele trata, como diz o próprio título, dos momentos finais vividos pelo fuhrer Adolf Hitler em seu bunker. O ator que interpreta o ditador alemão tem um desempenho magistral (Bruno Ganz é o nome dele). Os demais atores também estão fantásticos. Houve quem acusasse o filme de "humanizar" Hitler. Pois isto é uma das melhores coisas que o filme apresenta: mostra que por trás daquele monstro tinha um homem. O que ele fez, outros homens poderiam fazer também, se tivessem chance e poder para isso.
Achei fantástico o depoimento de uma alemã que trabalhou para Hitler e viveu com ele aqueles dias de derrocada. Ela não se exime de culpa, embora não tivesse matado ninguém e sequer soubesse que judeus estavam morrendo feito moscas nos campos de concentração.
Nenhum de nós é inocente sobre atos dos governos que nós mesmo apoiamos/instalamos.
Não deixem de ver!
M.S.

Nenhum comentário: